O que são Artes Plásticas

Laura Aidar
Revisão por Laura Aidar
Arte-educadora, fotógrafa e artista visual

Artes plásticas é o conjunto de manifestações artísticas constituído pela pintura, arquitetura, escultura, arte têxtil e toda expressão humana que transforma materiais em imagens e objetos com sentido artístico.

As artes plásticas são avaliadas por sua forma o conteúdo. Cada época, como a românica, a gótica, a barroca ou renascentista, tem estilos característicos individuais, com evolução própria, cuja investigação é o objeto da história da arte.

Nem sempre uma obra de arte está relacionada à concepção de beleza determinada pelos ideais clássicos. Hoje entende-se que a arte apresenta outras "funções" além de exibir um rigor estético ou harmonioso, sendo mais importante a comunicação e expressão de uma visão de mundo.

A artes plásticas são também um importante meio de desenvolver a expressão imaginativa das crianças, sendo a finalidade de todos os ramos da educação artística auxiliar o desenvolvimento do impulso inconsciente da criação.

Na criação de obras de artes é importante considerar o contexto social, político, religioso, a maturidade e subjetividades de cada artista, assim como a maneira como as obras são recebidas em cada tempo e lugar.

A fé cristã e a vida litúrgica foram até ao início do período barroco as mais importantes forças que incentivaram a arte ocidental. Contudo, já a partir do Renascimento se verificou uma gradual separação da arte da finalidade religiosa, sendo fortalecido aos poucos o interesse por trabalhos puramente estéticos.

A consequência deste desenvolvimento foi o surgimento, no século XIX, da ideologia da arte pela arte, que se concretizou menos nas artes plásticas do que na literatura e na música.

As escolas e academias de arte se dedicaram ao ensino das artes plásticas. Os museus, que têm muitas vezes a sua origem em fundações particulares, têm por missão cuidar da herança artística do passado e da conservação de importantes obras da arte contemporânea.

Essas instituições tornam acessíveis ao público quadros, esculturas, trabalhos gráficos e artesanato artístico. Executam ainda os restauros necessários e organizam muitas vezes exposições especiais e itinerantes. Cuidam da conservação de monumentos históricos e também fazem contratos com artistas famosos, transmitem conhecimentos no âmbito da educação de jovens e adultos, editam publicações e efetuam intercâmbios de artistas e culturas distintas.

As associações locais de arte, orientadas por fundações particulares e subsídios públicos, se dedicam a exposições e conferências. Elas ocupam desde o século XVIII um importante lugar na conservação e fomento da arte.

Os críticos de arte informam o público sobre acontecimentos e questões da arte contemporânea. Não se limitam a se pronunciar sobre as exposições e obras de arte, mas exercem uma pedagogia artística.

A Associação Internacional dos Críticos de Arte é desde 1948 a organização internacional que engloba todas as associações de críticos.

Veja também:

Laura Aidar
Revisão por Laura Aidar
Arte-educadora, artista visual e fotógrafa. Licenciada em Educação Artística pela Universidade Estadual Paulista (Unesp) e formada em Fotografia pela Escola Panamericana de Arte e Design.
Outros conteúdos que podem interessar