O que é uma Árvore Genealógica
A árvore genealógica é a representação gráfica e simbólica do histórico das ligações familiares de um indivíduo, apresentando de forma organizada os seus ascendentes e descendentes.
Este é um instrumento importante no processo genealógico, pois é uma maneira de levantar dados sobre os ancestrais dos membros que tiveram participação na construção familiar de uma pessoa, de maneira que fiquem estabelecidas as conexões entre esses indivíduos.
Normalmente, a árvore genealógica é utilizada para comprovar a ancestralidade de uma determinada família, determinando sua linhagem ou “pedigree”, uma maneira mais informal de indicar a nobreza da família.
Através desta representação, é possível conhecer a origem familiar e detectar a origem de anomalias, problemas de saúde e doenças genéticas. A árvore genealógica serve de base para estudos destas doenças de cunho genético.
Em inglês, utiliza-se o termo "family tree" para identificar a árvore genealógica.
Como construir uma árvore genealógica
Para fazer a construção da árvore genealógica é necessário descobrir de onde vieram os seus ancestrais, o que pode ser feito buscando a origem dos sobrenomes do pai e da mãe de um indivíduo.
As pesquisas são feitas levando em conta aspectos como seus nomes e, algumas vezes, datas e lugares de nascimento, documentos importantes, registros, casamento, fotos e falecimento.
Normalmente, ela é iniciada com o nome do ancestral mais antigo que se conseguiu dados e partir desta pessoa, tem-se também informações dos seus descendentes até chegar ao membro mais novo da família ou na pessoa de interesse.
Quando o indivíduo que constrói a árvore genealógica é da própria família, ele é chamado de probandus ou de cujus.