Ateísmo
O que é o ateísmo:
Ateísmo representa a negação categórica da existência de divindades e entidades sobrenaturais, ou seja, da presença de Deus ou de outros deuses no Universo. O ateísmo é o conceito oposto ao do teísmo.
O ateísmo se desenvolveu a partir do crescimento de ideias baseadas no ceticismo científico e da difusão do pensamento livre. As constantes e crescentes críticas à religião também representaram um reforço para que os argumentos ateístas ganhassem força e destaque.
No entanto, somente a partir do século XVIII, com o Iluminismo, é que começaram a surgir os primeiros indivíduos que se autodeclaravam ateus. Atualmente, a Suécia é o país com maior concentração de ateus no mundo, aproximadamente 85% da população local.
Saiba mais: teísmo.
O ateísmo não é uma religião, pois não se baseia nos preceitos básicos das doutrinas religiosas, como a crença em uma ser superior, a prática de rituais ou de outras regras doutrinais, por exemplo. O ateísmo consiste numa visão e posição filosófica sobre a vida.
Etimologicamente, a palavra ateísmo se originou a partir do grego atheos, que pode ser traduzido literalmente como "sem deus". Inicialmente, este termo, tido como pejorativo, costumava ser usado para se referir às pessoas que não acreditavam nos deuses que eram adorados pela sociedade da época.
Saiba mais: ateu.
Ateísmo agnóstico
Também conhecido por agnosticismo ateístico representa o englobamento dos conceitos filosóficos do ateísmo e do agnosticismo.
Os ateístas agnósticos acreditam que a existência de uma divindade ainda é desconhecida para os humanos e, por este motivo, não acreditam nos deuses que até o momento foram expostos ao longo da história. Para estas pessoas, faz-se necessária uma comprovação da existência de uma divindade para que possam passar a serem crentes nela.
Contrastando com a definição do agnóstico ateísta está o agnóstico teísta, que acredita na existência de divindades, mas que estas ainda são desconhecidas pelos humanos.
Saiba mais: agnóstico.