Bandeira do Japão
A bandeira do Japão oficialmente chama-se Nisshōki, mas é popularmente conhecida como Hinomaru, que significa "círculo de sol". É uma bandeira simples se comparada a de outros países: um retângulo branco com um círculo em carmesim (cor semelhante ao vermelho) no meio. O branco representa honestidade e pureza e o vermelho paixão e sinceridade.
Há uma crença de que a bandeira seja uma homenagem à Amasterasu, que é a deusa do sol na mitologia japonesa, seu nome significa "aquela que ilumina o céu".
O tamanho da bandeira deve seguir a proporção 2:3, ou seja, se tiver três metros de comprimento, deve ter dois metros de altura. O círculo deve ser posicionado exatamente ao meio e seu diâmetro deve ser o equivalente a três quintos da medida vertical.
História da bandeira do Japão
Hinomaru é utilizada como bandeira do Japão desde 1870, quando se tornou a bandeira oficial das embarcações comerciais japonesas. Em 1870, o país passava pela Era Meiji, que foi o período da unificação do Japão em torno do Imperador de mesmo nome e durou de 1868 a 1912. No entanto, o símbolo do Hinomaru já era utilizado há séculos atrás.
No século XII, por exemplo, já haviam registros de uso da imagem. Nas lutas entre os clãs Minamoto e Taira, os guerreiros desenhavam círculos vermelhos em seus leques, também conhecidos como gunsen.
Mais tarde, nos séculos XV e XVI, Hinomaru passou a ser utilizada pelos navios enviados ao exterior - a bandeira era uma forma de comunicar às outras embarcações que aqueles navios eram japoneses.
A bandeira branca com um círculo em carmesim foi oficializada para utilização nos navios comerciais em 1870 e em 1872 começou a ser colocada também em prédios do governo e usada em comemorações no país.
Desde então, a Hinomaru foi usada coma a bandeira do Japão, mas foi somente em 9 de agosto de 1999 que ela foi oficializada pelo governo japonês, com a promulgação da Lei sobre a Bandeira e o Hino Nacional.
Hoje a Hinomaru é utilizada em cerimônias comemorativas e nas recepções de líderes oficiais estrangeiros. É um símbolo de patriotismo e também pode ser vista no exterior de casas no Japão.
A Bandeira do Sol Nascente
A bandeira do sol nascente - Kyokujitsu em japonês - lembra a bandeira oficial do Japão, mas tem seu círculo descentralizado e dele saem 16 listras que representam raios de sol.
Essa bandeira foi utilizada pelas Forças Armadas japonesas, em especial, pela Marinha Imperial, entre 1889 e 1945 - fim da Segunda Guerra Mundial. Ela é um símbolo da política expansionista do Japão durante o século XIX, quando o país se lança ao mar para conquistar novos territórios.
Durante essas conquistas, o exército japonês cometeu atrocidades, como o assassinato em massa na cidade chinesa de Nanjing em 1938. Isso fez com que a bandeira do sol nascente ficasse associada a uma imagem negativa entre os japoneses e as nações vizinhas, tendo sido proibida pelo Tratado de São Francisco, em 1951.
Ela foi adotada novamente em 1954 e é hoje a bandeira da Força Marítima de Autodefesa do Japão. Apesar disso, existe uma polêmica sobre o uso dessa bandeira, pois alguns coreanos, chineses e parentes das vítimas do exército japonês, consideram sua utilização ofensiva.
Veja também: bandeira da Argentina, bandeira da Itália e bandeiras dos países e seus significados