Diferenças entre Candomblé e Umbanda

Juliana Bezerra
Revisão por Juliana Bezerra
Professora de História

O Candomblé e a Umbanda, apesar de suas semelhanças, apresentam muitas diferenças entre si, como origem, a relação com os orixás, rituais, o fenômeno da incorporação, entre outros.

O Candomblé veio da África, trazido ao Brasil por meio dos negros africanos escravizados. Aqui, sofreu adaptações e é considerada uma religião afro-brasileira.

Já a Umbanda é uma religião propriamente brasileira e seus fundamentos foram revelados por Zélio Fernandino de Moraes. A Umbanda é marcada pelo forte sincretismo entre catolicismo, espiritismo e religiões afro-brasileiras.

Candomblé Umbanda
Definição Candomblé é uma religião afro-brasileira, que foi trazida pelos africanos escravizados. Umbanda é uma religião brasileira que mescla elementos do catolicismo, espiritismo, e religiões afro-brasileiras.
Origem Africana. Brasileira.
Criação No final do século XVI. 1908.
Crença Segue as leis da natureza. Suas divindades são os orixás, que teriam o papel de cuidar e equilibrar nossas energias. Segue as leis da natureza e do plano espiritual, além dos princípios da fraternidade e da caridade.
Orixás Veem os orixás como ancestrais divinos, que são os deuses da natureza e representantes de um deus criador e único. Veem os orixás como espíritos ancestrais e a manifestação do deus único.
Espíritos Os espíritos que se manifestam na terra são os Egun, almas que foram iniciadas ou não nesta religião. Os espíritos que aparecem durante os trabalhos são de pessoas que voltam para a terra para a prática da caridade.
Assistência Feita por meio da consulta com búzios. Feita por meio do passe, uma espécie de bênção e limpeza espiritual. Ocorre por meio da conversa com espíritos, que é feita pelo intermédio de um médium incorporado.
Incorporação No candomblé mais ortodoxo, não há prática de incorporação e mediunidade. As entidades apenas oferecem energia e a comunicação é feita por meio dos búzios. Feita por meio de médiuns.
Exu É visto como um orixá, um guardião e mensageiro entre o mundo material e espiritual. Como todos os orixás, é mais um espírito que ensina os seres humanos como evoluir.
Abate de animais Ocorre durante as festas dos orixás. Não há abate de animais nos rituais.
Estrutura dos terreiros Não há altares. Há altar.
Cantigas Utilizam línguas de origem africana como o iorubá ou o kimbundu. Cantadas em português, mas podem apresentar palavras em idiomas africanos.
Título de quem lidera o ritual Os homens são chamados babalorixá ou babalaô. Já as mulheres, ialorixá ou ialaorixá. A pessoa que comanda o centro de Umbanda pode ser chamada de Pai de Santo, Mãe de Santo, Pai de Terreiro, Mãe de Terreiro ou Dirigente.
Número de orixás Podem variar de 16 até 72 orixás, dependendo da casa de Candomblé. 9 orixás (Iansã, Iemanjá, Nana Buruquê, Obaluaê / Omulú, Ogum, Oxalá, Oxossi, Oxum e Xangô).

Candomblé

Candomble

O Candomblé é uma religião africana que chegou ao Brasil com os negros que vieram em condição de escravos. A crença segue as leis da natureza e suas divindades são os orixás, vistos como ancestrais divinos que cuidam e equilibram nossas energias.

Diferente da Umbanda, onde a comunicação dos orixás com a terra ocorre por meio da incorporação, no Candomblé ela é feita por meio da leitura de búzios.

Umbanda

A Umbanda é uma religião brasileira que surgiu em 1908 e foi revelada por Zélio Fernandino de Moraes, natural de São Gonçalo (RJ) e mescla elementos do catolicismo, cultos africanos e do kardecismo.

A religião acredita nos orixás como espíritos ancestrais, que se comunicam com a terra por meio da incorporação de médiuns.

Os trabalhos e assistências ocorrem enquanto os espíritos estão incorporados. Durante a incorporação, alguns orixás/espíritos fazem uso do tabaco e bebida por parte dos médiuns. Outros, porém, como os espíritos das crianças, preferem doces e brinquedos.

Por outro lado, não é feito o abate de animais em cerimônias de oferenda e agradecimento.

E o que é macumba?

Macumba
Macumba é o nome de um instrumento musical

Apesar de o termo ser usado erroneamente por muitas pessoas, macumba é o nome de uma árvore e de um instrumento musical de percussão utilizado em religiões afro-brasileiras. Deste modo, macumbeiro é o indivíduo que toca tal instrumento.

No Brasil, a palavra "macumba" designa de forma popular e equivocada toda oferenda aos orixás. O termo correto para isto, no Candomblé, seria o "ebó" ou "padê". Já na Umbanda seria "despacho".

Ainda pode se referir a uma religião específica de matriz africana.

Veja mais sobre:

Juliana Bezerra
Revisão por Juliana Bezerra
Bacharelada e Licenciada em História, pela PUC-RJ. Especialista em Relações Internacionais, pelo Unilasalle-RJ. Mestre em História da América Latina e União Europeia pela Universidade de Alcalá, Espanha.
Outros conteúdos que podem interessar