As 8 principais características do Arcadismo (explicadas)
O Arcadismo foi um estilo literário que surgiu na Europa no século XVIII, durante a ascensão da Revolução Industrial e sob forte influência do Iluminismo.
Também conhecido por Setecentismo ou Neoclassicismo, este movimento buscava reviver os valores estéticos do período clássico, valorizando o desejo por uma vida harmoniosa e equilibrada do homem na natureza.
Para conhecer melhor essa escola literária, confira algumas das suas principais características:
Imitação da natureza
Enquanto o Barroco é proeminentemente urbano, o Arcadismo prega o retorno à natureza. Os poetas árcades a natureza de maneira simples, emanando harmonia, aos moldes da poesia pastoril clássica.
Valorizam o "homem natural", ou seja, o homem que se espelha na serenidade, no equilíbrio da natureza, repudiando os excessos e os conflitos tão caros aos escritores barrocos.
Os árcades, portanto, enquanto neoclássicos, inspiraram-se nos modelos greco-latinos e renascentistas que consideravam a arte como imitação da natureza.
No entanto, observa-se que a exaltação das belezas naturais e a simplicidade da vida no campo eram assuntos totalmente opostos a realidade vivenciada naquela época.
A revolução industrial começa a provocar um forte êxodo rural, no qual as pessoas saem interior para trabalhar nas cidades, a procura de melhores serviços e recursos.
[...] Enquanto pasta alegre o manso gado,
minha bela Marília, nos sentemos
à sombra deste cedro levantado.
Um pouco meditemos
na regular beleza,
Que em tudo quanto vive nos descobre
A sábia natureza. [...](Tomás Antônio Gonzaga)
Bucolismo e Pastoralismo
O bucolismo, ou seja, a descrição de cenas onde o homem simples do campo vive em harmonia com a natureza, é uma das características mais importantes do arcadismo.
Os árcades buscam expressar a ideia de uma vida tranquila, amena e natural, onde o caos das cidades é substituído pelos cenários bucólicos do campo.
Assim como o bucolismo, o pastoralismo também se refere ao modo simples, ingênuo e tranquilo que o personagem é apresentado. É feita uma associação constante aos pastores de ovelhas e o modo como estes vivem, do ponto de vista dos autores neoclássicos.
O pastoralismo é representado através da adoção de uma identidade pastoril pelos poetas, com pseudônimos inspirados em nomes gregos ou latinos.
A linguagem racional, simples e clássica é característica dos poemas neoclássicos, ou seja, sem qualquer tipo de rebuscamento no vocabulário.
Retomada dos modelos clássicos
A arte produzida durante o período clássico (Grécia e Roma Antiga) e Renascentista serviu de inspiração para os autores árcades. Por conta disso, é marcante a presença da mitologia greco-romana nas obras deste estilo.
Os lemas do Arcadismo, por exemplo, na forma de expressões latinas (locus amoenus ["lugar ameno"], fugere urbem ["fugir da cidade"], etc.) são trechos retirados de poemas pastoris clássicos, a maioria de odes do poeta romano Horácio.
Além disso, os árcades também utilizavam sonetos, forma poética muito utilizada por poetas renascentistas.
Destes penhascos fez a natureza
O berço em que nasci: oh quem cuidara.
Que entre penhas tão duras se criara
Uma alma terna, um peito sem dureza.Amor, que vence os Tigres, por empresa
Tomou logo render-me, ele declara
Contra o meu coração guerra tão rara,
Que não me foi bastante a fortaleza.Por mais que eu mesmo conhecesse o dano
A que dava ocasião minha brandura,
Nunca pode fugir ao cego engano:Vós, que ostentais a condição mais dura.
Temei, penhas, temei; que Amor tirano,
Onde há mais resistência, mais se apura.(Cláudio Manuel da Costa)
Oposição ao Barroco
A simplicidade pretendida pelo Arcadismo era totalmente oposta ao estilo artístico anterior, o Barroco. Este era baseado em contrastes e exageros.
Enquanto o arcadismo tinha como referência o ser humano como centro do mundo, a partir das ideias antropocêntricas disseminadas pelos humanistas, o Barroco agiu como uma ferramenta de contrarreforma para reavivar a fé cristã.
Ausência da subjetividade
Os artistas do arcadismo seguem uma "fórmula" para produzir os seus poemas, onde há a presença de uma musa para ser louvada (amor respeitoso), um pseudônimo pastoril (personagem que vive no campo) e como pano de fundo um cenário bucólico.
Desta forma, não há espaço para a externalização dos sentimentos do autor, mas sim a representação do ideal de vida simples e campestre que os árcades valorizavam.
Uso de pseudônimos pastoris
Os autores árcades adotavam nomes falsos para assinar as suas obras. Porém, esses pseudônimos deviam remeter a nomes tradicionalmente associados aos homens do campo.
Esse pseudônimo pastoril (ou nome arcádico, como também era conhecido) tinha de ser simples, pois a simplicidade era uma das palavras-chave para os árcades ao imaginar a essência da vida no campo.
Dirceu, por exemplo, era o pseudônimo de Tomás Antônio Gonzaga, um dos principais nomes do arcadismo brasileiro.
Fingimento poético
Por serem obras produzidas, em sua grande maioria, a partir de pseudônimos, na poesia árcade era comum, portanto, o fingimento poético.
Esse fingimento consiste, em suma, na expressão de emoções que não são próprias do poeta, mas sim simulações ou imitações de sentimentos baseados em modelos clássicos e renascentistas.
Poesia lírica, épica e satírica
No Arcadismo brasileiro, percebemos a recorrência de dois gêneros de poesia: lírica e épica.
Os textos líricos contêm as características básicas dessa escola literária, como a exaltação do campo, a presença de uma musa inspiradora, a harmonia com a natureza, o pastoralismo, o bucolismo, etc.
Já se afastou de nós o Inverno agreste
Envolto nos seus úmidos vapores;
A fértil Primavera, a mãe das flores,
O prado ameno de boninas veste:Varrendo os ares o subtil Nordeste
Os torna azuis: as aves de mil cores
Adejam entre Zéfiros e Amores,
E toma o fresco Tejo a cor celeste;Vem, ó Marília, vem lograr comigo
estes alegres campos a beleza,
Destas copadas árvores o abrigo:Deixa louvar da corte a vã grandeza:
Quanto me agrada mais estar contigo
Notando as perfeições da Natureza!(Bocage)
Já os poemas épicos se diferenciam por retratar fatos históricos, onde o destaque está na ação heroica de determinado personagem ou nação, por exemplo.
Caramuru: Poema Épico do Descobrimento da Bahia
De um varão em mil casos agitado,
Que as praias discorrendo do Ocidente,
Descobriu o Recôncavo afamado
Da capital brasílica potente:
Do Filho do Trovão denominado,
Que o peito domar soube à fera gente;
O valor cantarei na adversa sorte,
Pois só conheço herói quem nela é forte.Santo Esplendor, que do grão
-Padre manas
Ao seio intacto de uma Virgem bela;
Se da enchente de luzes Soberanas
Tudo dispensas pela Mãe Donzela;
Rompendo as sombras de ilusões humanas,
Tu do grão caso! a pura luz revela
Faze que em ti comece, e em ti conclua
Esta grande Obra, que por fim foi tua. [...](Santa Rita Durão)
No Brasil ainda é identificado um terceiro gênero: satírico. Este é representado pela obra "Cartas Chilenas" de Tomás Antônio Gonzaga, nas qual o autor, sob a proteção de um pseudônimo, faz uma série de críticas ao governo de Minas Gerais da época.
Amigo Doroteu, prezado amigo,
Abre os olhos, boceja, estende os braços
E limpa, das pestanas carregadas,
O pegajoso humor, que o sono ajunta. [...](Tomás Antônio Gonzaga)
Principais autores
No Brasil, os principais autores do arcadismo são:
- Cláudio Manuel da Costa (1729 – 1789)
- Tomás António Gonzaga (1744 – 1810).
- Basílio da Gama (1741 – 1795)
- Frei Santa Rita Durão (1722 – 1784).
Em Portugal, os autores árcades mais importantes são:
- Bocage (1765 – 1805)
- Correia Garção (1724 - 1772)
- Cruz e Silva (1731 – 1799)
- Marquesa de Alorna (1750 – 1839)
- Filinto Elísio (1734 – 1819)
Bibliografia:
- BOSI, Alfredo. História concisa da Literatura Brasileira, 50ª ed. São Paulo: Cultrix, 2015.
- SARAIVA, A. J.; LOPES, O. História da Literatura Portuguesa, 17ª ed. Porto: Porto, 2005.
- KOTHE, Flávio R. O cânone colonial. São Paulo: Cajuína, 2020.
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