Concordância Verbal e Nominal

Igor Alves
Igor Alves
Professor de Língua Portuguesa

Concordância é o conjunto de regras que garante a harmonia entre as partes da frase, assegurando que gênero, número e pessoa das palavras estejam de acordo. Existem dois tipos de concordância: verbal e nominal.

A concordância verbal é a adequação do verbo ao sujeito em número e pessoa.

Exemplos:

  • "Os livros da biblioteca foram devolvidos."
  • "O professor explicou a matéria com paciência."

No primeiro exemplo, a locução verbal "foram devolvidos" concorda em número e pessoa com o sujeito "os livros", que está no plural. Já no segundo, o verbo "explicou" está na terceira pessoa do singular e concorda com o sujeito "o professor", que também está no singular.

A concordância nominal, por sua vez, ocorre entre o substantivo e seus modificadores, como os adjetivos, artigos e pronomes.

Exemplos:

  • "O carro novo é azul".
  • "As flores vermelhas são bonitas."

No primeiro exemplo, o adjetivo "azul" concorda em gênero e número com o substantivo "carro", que é masculino singular. Se o substantivo fosse feminino, por exemplo, "a casa nova", o adjetivo seria flexionado para "nova", no feminino singular: "A casa nova é azul".

No segundo, o adjetivo "vermelhas" e o artigo "as" concordam em gênero (feminino) e número (plural) com o substantivo "flores", que também está no feminino plural.

A falta de concordância pode gerar ambiguidades, imprecisões ou erros gramaticais na comunicação escrita e falada.

Tabela com as definições de concordância verbal e nominal

Concordância Verbal

A concordância verbal diz respeito à adequação do verbo em relação ao sujeito da frase. O verbo deve ser conjugado no singular ou no plural, na primeira, segunda ou terceira pessoa, conforme as características do sujeito.

Vejamos a seguir algumas das principais regras de concordância verbal.

Sujeito Simples

Quando o sujeito é simples, isto é, quando é formado por apenas um núcleo, o verbo concorda em número e pessoa com o sujeito da frase.

Exemplo:

"O menino correu no parque."

O verbo "correu" concorda em número e pessoa com o sujeito "o menino", que está no singular e na terceira pessoa do singular.

Sujeito Composto

Quando o sujeito é composto, ou seja, possui mais de um núcleo, existem três possibilidades: quando está posicionado antes ou depois do verbo e quando o sujeito formado por pessoas gramaticais diferentes.

1. Sujeito antes do verbo: quando o sujeito composto é anteposto ao verbo, o verbo deve ser sempre conjugado no plural.

Exemplos:

  • "O pai e a mãe viajaram para o exterior."
  • "O aluno e a professora discutiram a solução do problema."

2. Sujeito depois do verbo: quando o sujeito composto é posposto ao verbo, podemos conjugar o verbo tanto no plural quanto no singular, concordando com o sujeito mais próximo.

Exemplos:

  • "Dançaram João e Maria."
  • "Dançou João e Maria"

3. Sujeito composto por pessoas gramaticais diferentes: quando o sujeito é composto e as pessoas gramaticais distintas, o verbo deve ser conjugado no plural. Contudo, a concordância deve priorizar a pessoa gramatical prioritária.

Em outras palavras, a primeira pessoa (eu, nós) tem prioridade em relação à segunda pessoa (tu, vós). Já a segunda, tem prioridade em relação à terceira (ele, eles).

Exemplos:

  • "Nós, vós e eles chegaremos a tempo."
  • "Eu, tu e ela organizaremos o evento."

Concordância Nominal

A concordância nominal é a relação entre os termos que compõem o sintagma nominal, ou seja, entre o substantivo e seus modificadores (adjetivos, artigos, numerais, pronomes, etc.). A concordância consiste em fazer com que esses termos concordem entre si em gênero e número.

Vejamos, a seguir, algumas das principais regras de concordância nominal:

Substantivo e Adjetivo

O adjetivo deve concordar em gênero e número com o substantivo ao qual se refere.

Exemplos:

  • "O carro é velho."
  • "Os carros são velhos."

Substantivo e Adjetivos

Quando um substantivo é modificado por dois ou mais adjetivos, é o substantivo que deve concordar em gênero e número com os adjetivos. Neste caso, a concordância pode ocorrer tanto no singular quanto no plural. No entanto, se o substantivo for mantido no singular, é necessário utilizar um elemento determinante, como um artigo, antes do segundo adjetivo.

Exemplos:

  • "A arte barroca e neoclássica."
  • "As artes barroca e neoclássica."

Substantivos e Adjetivo

Quando há mais de um substantivo e apenas um adjetivo, a concordância nominal pode ser realizada de duas maneiras distintas:

1. Se o adjetivo aparecer antes dos substantivos, ele concordará com o substantivo mais próximo.

Exemplos:

  • "Amável pai e mãe."
  • "Inteligente aluno e aluna."

2. Quando o adjetivo aparece após os substantivos, pode concordar tanto com o substantivo mais próximo quanto com todos os substantivos.

Exemplos:

  • "Pai e mãe amável."
  • "Pai e mãe amáveis."

Substantivos e Números Ordinais

Quando os números ordinais aparecem antes do substantivo, a concordância é opcional e pode ser realizada tanto no singular quanto no plural.

Exemplos:

  • "No primeiro e segundo domingo do mês."
  • "No primeiro e segundo domingos do mês."

Se os números ordinais vêm depois do substantivo, é obrigatório que a concordância seja feita utilizando o plural.

Exemplos:

  • "Do mês o primeiro e segundo domingos."
  • "Da semana, os terceiro e quarto dias."

Exercícios

Questão 1

Na frase "Os professores e o diretor _______ a reunião", qual forma verbal preenche corretamente a lacuna?

a) conduziu

b) conduziram

c) conduz

d) conduzes

Questão 2

Assinale a frase com concordância nominal correta:

a) Os alunos dedicados foram elogiados.

b) A menina e o menino simpática participaram da festa.

c) A criança estava cansado.

d) As casas antiga foram demolidas.

Questão 3

Assinale a alternativa em que a concordância verbal está de acordo com a norma culta:

a) Um bando de pássaros voaram para o norte.

b) A maioria dos brasileiros acredita em Deus.

c) Os Estados Unidos é uma grande nação.

d) A multidão aplaudiu o jogador.

Bibliografia:

  • BECHARA, Evanildo. Moderna Gramática Portuguesa. Rio de Janeiro: Editora Lucerna, 1999.
  • CEREJA, William; COCHAR, Thereza. Português Linguagens 9º ano. Sâo Paulo: Atual, 2014.
  • CUNHA, Celso; CINTRA, Lindley. Nova Gramática do Português Contemporâneo. Lisboa: Edições João Sá da Costa, 1991.

Veja também:

Igor Alves
Igor Alves
Educador desde 2009, professor de Língua Portuguesa licenciado pela Universidade Federal do Pará. Criador de conteúdos online desde 2021.
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