CO2 (Dióxido de Carbono)
O que é o CO2:
Dióxido de carbono ou gás carbônico é um produto químico formado por dois átomos de oxigênio e um átomo de carbono (CO2). É encontrado naturalmente na atmosfera, produzido pela respiração dos animais e pela queima de qualquer matéria orgânica.
A atmosfera, camada de proteção da Terra, é formada por uma mistura de gases, entre eles:
- Nitrogênio, que compõe 78,08% do ar.
- Oxigênio, que compõe 20, 94%.
- Dióxido de carbono, que compõe apenas 0,03% do ar atmosférico.
O dióxido de carbono desempenha um papel fundamental no efeito estufa da atmosfera. Ele forma uma camada que impede que a radiação solar, refletida pela superfície terrestre na forma de calor, escape para o espaço.
Esse fenômeno é essencial para manter as condições de temperatura e clima necessárias para a existência da vida na Terra.
Como outros gases, o gás carbônico pode passar para o estado líquido ou para o estado sólido, se submetido a altas temperaturas negativas. O gás carbônico sólido, o chamado gelo seco é usado na refrigeração de vários alimentos, em extintores de incêndio e em efeitos especiais.
O dióxido de carbono é o gás usado, em refrigerantes, águas gaseificadas e também na composição de comprimidos efervescentes, responsável pela formação das bolhas que se desprendem desses produtos.
Fontes emissoras do dióxido de carbono
O dióxido de carbono é liberado na atmosfera não apenas através da respiração dos animais, mas também como resultado das atividades humanas.
Essas atividades elevam a concentração de dióxido de carbono, bem como de outros gases não naturais presentes na atmosfera, como monóxido de carbono, dióxido de enxofre, entre outros.
Tais emissões causam desequilíbrios na composição atmosférica, afetando negativamente o ambiente.
A queima de combustíveis fósseis, substâncias de origem mineral, é a principal responsável pela emissão de dióxido de carbono na atmosfera.
Essa emissão contribui para a poluição e para a perturbação do equilíbrio térmico do planeta, resultando em mudanças no efeito estufa e no aquecimento global.
Esses combustíveis são amplamente utilizados para a geração de energia elétrica e para movimentar veículos de transporte.
O desmatamento provocado pela queima das florestas também afeta o equilíbrio do dióxido de carbono na atmosfera. Além de liberar o gás pela queima da madeira, reduz o número de árvores responsáveis pela fotossíntese, que absolve o CO2 da natureza.