Geração Y
Geração Y, também conhecida por Millennials, é a geração das pessoas que nasceram entre 1980 e 1995.
São ainda chamadas de Geração do Milênio, Geração da Internet ou Globalistas, por serem os primeiros a nascerem num mundo totalmente globalizado.
Os millennials vivenciaram a chegada da internet, entre outros avanços tecnológicos. Também viram o crescimento de diversos países, que acabaram tornando-se potências mundiais.
As crianças da geração Y tiveram acesso ao que muitos de seus pais não possuíram, como TV a cabo, videogames, computadores e muito mais.
Por isso, a geração Y vislumbrava um futuro de desenvolvimento social e pessoal, especialmente com o que chegada da internet prometia oferecer. Esse contexto acabou influenciando para que esses jovens fossem conhecidos por sua ambição e por valorizarem a individualidade.
É normal que jovens dessa geração troquem de emprego frequentemente, porque no emprego anterior não eram desafiados e não tinham oportunidade de crescer profissionalmente.
Apesar de terem vislumbrado um futuro promissor, os millennials enfrentaram problemas que os enfraqueceram. Por exemplo: os ataques do 11 de Setembro de 2001, as guerras do Afeganistão e Iraque, a Crise Financeira de 2008 e o retorno da repressão de caráter antidemocrático após eventos como a Primavera Árabe.
Nas relações interpessoais, a geração Y também viveu mudanças nas estruturas familiares, com o aumento do número de divórcios.
Trata-se de uma geração mais tolerante, que se preocupa com a diversidade étnica e de gênero. Além de estar atenta o meio ambiente, uma vez que seus pais não se preocuparam tanto, eles são muito mais interessados em deixar um bom lugar para seus filhos.
Características da Geração Y (Millennials)
- Estão constantemente conectados à internet;
- Procuram informações imediatas e de modo fácil;
- Buscam sempre melhores oportunidades profissionais, trocando mais de emprego;
- Valorizam o crescimento profissional e buscam novos desafios;
- Fazem aquilo que gostam (trabalham naquilo que gostam);
- Buscam sempre novas tecnologias;
- São preocupados com o meio ambiente;
- São ambiciosos;
- É geração globalizada;
- São acostumados a serem multitarefas (fazer muitas coisas ao mesmo tempo);
- São mais autônomos e individualistas, do ponto de vista profissional;
- São ansiosos.
Geração X, Y e Z
As gerações X, Y e Z são conceitos sociológicos que caracterizam pessoas que nasceram em diferentes épocas.
A geração X consiste nos indivíduos que nasceram no final dos anos 60 até o início dos anos 80. A geração Y é composta por pessoas que nasceram entre o início da década de 80 e meados dos anos 90.
Já a geração Z é representada por pessoas que nasceram entre a metade da década de 90 e 2010. Existe ainda a geração Alpha, dos nascidos de 2010 até 2025.
Cada geração é influenciada por diversos fatores que moldaram a cultura da sua época (como a tecnologia, desenvolvimento econômico do país em questão, entre outros). Por isso, têm formas distintas de viver e pensar.
As pessoas da Geração Y e Geração Z apresentam muitas características similares, como o maior sentimento de ansiedade, desejo pelo imediatismo e naturalidade em meio às novas tecnologias. Isso faz com que alguns indivíduos consigam se identificar com ambas as gerações.
Saiba mais sobre a Geração Z.
Geração Y no mercado de trabalho
Os millennials procuram trabalhar com o que gostam. Para eles, a satisfação pessoal também deve fazer parte da vida profissional.
Influenciados pela internet, gostam de processos rápidos e não aceitam bem hierarquias. Também são criativos e gostam de ter autonomia.
No mercado de trabalho e no contexto empresarial, muitas vezes existem conflitos entre elementos de diferentes gerações, porque têm formas distintas de agir e pensar.
Por exemplo, se um trabalhador da geração X é hierarquicamente inferior a um da geração Y, podem ocorrer alguns problemas. Enquanto um indivíduo da geração Y procura inovar, o da geração X prefere manter o equilíbrio e a estabilidade existentes.
Saiba mais sobre Globalização.