Ginástica artística
A ginástica artística é um esporte em que se executa uma série de movimentos técnicos de muita força, equilíbrio e flexibilidade.
O objetivo é realizar a melhor performance, competindo com outros atletas. Ao fazer os seus exercícios, os ginastas são analisados por jurados, que atribuem uma nota conforme o grau de dificuldade da prova e o desemprenho do atleta.
Também é chamada de ginástica olímpica, a ginástica artística é um esporte antigo, praticado desde a Grécia Antiga como forma de se expressar em rituais e festas e na capacitação militar.
O Brasil tem se destacado na modalidade, já tendo conquistado duas medalhas de ouro nas Olimpíadas, com os atletas Arthur Zanette e Rebeca Andrade.
Modalidades e aparelhos da ginástica artística
Apesar de ser o mesmo esporte, a ginástica artística apresenta diferenças significativas para cada gênero. Com exceção do salto sobre a mesa, os aparelhos femininos e masculinos são distintos. Além disso, a ginástica artística feminina tem foco na agilidade e na flexibilidade, já a ginástica masculina na força.
Ginástica artística feminina
Os aparelhos usados na ginástica feminina são as barras assimétricas, as barras de equilíbrio e o salto sobre a mesa. Também há performances em solo, realizada sobre um tablado sem qualquer aparelho. As competições podem ser individuais ou em equipes.
Nas competições femininas, o aparelho do salto sobre a mesa fica a 1,25 metros altura do chão.
Ginástica artística masculina
Os aparelhos utilizados na ginástica artística masculina são as argolas, a barra fixa, as barras paralelas, o cavalo com alças e o salto sobre a mesa. Os homens também realizam apresentações em solo, sem a presença de qualquer aparelho. Assim como no feminino, as competições são individuais ou em equipes.
Em competições masculinas, a altura da mesa, em provas de salto sobre a mesa, é de 1,35 metros.
Características da ginástica artística
A ginástica artística é um esporte que exige muita força, controle corporal, equilíbrio e flexibilidade. Além desses atributos, o ginasta deve ter domínio da técnica e executar os movimentos com precisão.
Também exige anos de prática e treinamento, a maioria dos ginastas começa na modalidade ainda durante a infância.
Esse tipo de ginástica é caracterizada por movimentos e gestos específicos, que os ginastas devem executar durante as suas performances. Eles são avaliados pelo seu desempenho durante uma apresentação, assim como pelo nível de dificuldade dos movimentos que realizou.
A pontuação é dada por um conjunto de jurados (chamado de Painel de Jurados), que fazem a avaliação da performance. Além de considerar o grau de dificuldade e o desempenho dos ginastas, os erros de execução também são contabilizados, fazendo com que o atleta perca pontos e diminua a sua nota.
Os atletas usam um uniforme geralmente feito de lycra, que possibilita a sua mobilidade. As mulheres costumam usar uma espécie de maiô e os homens, camiseta, shorts ou calça. Todos os atletas sempre competem descalços.
É comum ver os atletas com um pó esbranquiçado nas mãos e nas pernas durante as provas, especialmente as que utilizam aparelhos, trata-se do pó de magnésio, usado para evitar que os atletas escorreguem ou acabem se lesionando.
Origem e história da ginástica artística
A ginástica artística é uma modalidade dentro da ginástica, e não se sabe ao certo quando a ginástica começou a ser praticada, mas existem registros históricos que comprovam o caráter milenar do esporte.
Sabe-se que ginástica era praticada na China, no Egito, na índia e na Grécia antiga, fazendo parte tanto da preparação militar, quanto das manifestações artísticas em cultos e festivais.
Na Grécia Antiga, alguns tipos de ginástica integram os Jogos Olímpicos da Antiguidade. Entretanto a ginástica como se conhece atualmente, especialmente a ginástica artística, começou a ser formada no século XIX.
Friedrich Ludwig Jahn, considerado o pai da ginástica artística, foi o responsável pela fundação da primeira escola de ginástica artística, em 1811, na Alemanha.
Desde a primeira edição das Olimpíadas Modernas, em 1896, a ginástica artística esteve presente. A partir de 1921, com a fundação da FIG, a Federação Internacional de Ginástica, a modalidade passou a ser coordenada e regulada mundialmente.
A norte-americana Simone Biles é a maior ginasta de todos os tempos, conquistou o seu primeiro mundial apenas com 16 anos. Atualmente possuiu 25 medalhas em mundiais, sendo 19 de ouro. Nas Olimpíadas, a ginasta já conta com 7 medalhas: 4 de ouro, 1 de prata e 2 de bronze.
No Brasil, a ginástica passou a ser praticada com a imigração alemã no país no século XIX. Os ginastas brasileiros têm destaque nas competições, acumulando 16 medalhas nos mundiais de ginástica.
Nos Jogos Olímpicos, são 6 medalhas, sendo 2 de ouro dos ginastas Arthur Zanetti (Londres 2012) e Rebeca Andrade (Tóquio 2020).
Conheça também os outros tipos de ginástica.