Pantanal
O que é o Pantanal:
O Pantanal é um dos seis biomas continentais brasileiros, junto a Amazônia, Cerrado, Mata Atlântica, Caatinga e Pampa. Consiste na planície de inundação localizada ao sul do Mato Grosso e noroeste do Mato Grosso do Sul, abrangendo também parte da Bolívia e do Paraguai.
Mesmo sendo o menor bioma no Brasil (cobrindo apenas 1,67% do território nacional) o pantanal é a maior planície de inundação do mundo, com cerca de 250 mil km².
Devido ao seu riquíssimo ecossistema, o Pantanal é considerado pela UNESCO como "Reserva da Biosfera". Além disso, o órgão conferiu à região o título de "Patrimônio Natural Mundial" (título conferido às áreas de fundamental importância do ponto de vista biológico).
A região do Pantanal situada exclusivamente no Brasil também é chamada de Pantanal matogrossense. A área possui cerca de 150 mil km² e é cercada por terrenos de cerca de 600 a 700 metros de altitude, atribuindo à planície um aspecto de “bacia”.
Dessa forma, o bioma tem como principal característica as inundações constantes que modificam radicalmente o cenário local.
Confira o significado de bioma.
Clima do Pantanal
Os índices de chuva no Pantanal são sempre altos, mesmo fora do período chuvoso. Isso se deve à constante presença de vapores de água no ar, decorrente da água acumulada e do clima quente e úmido da região.
Características do Pantanal
Geografia do Pantanal
Como dito, o Pantanal é a maior planície de inundação do mundo. Isso ocorre por fatores como:
- passagem do Rio Paraguai pelo estado do Mato Grosso, fazendo com que seus afluentes atravessem a região do Pantanal, inundando grandes áreas;
- altíssimos índices de chuva durante o verão;
- suas planícies possuem baixa altitude (não ultrapassam 200 metros acima do nível do mar) e são rodeadas por chapadas e serras, formando uma espécie de "bacia";
- baixo nível de inclinação nos sentidos norte-sul e leste-oeste. Isso faz com que a água do Rio Paraguai e da chuva não escoa rapidamente pela região, resultando em inundações que duram até quatro meses;
- o solo arenoso das planícies tem baixa absorção, contribuindo para o acúmulo de água.
Embora a maioria das áreas do Pantanal permaneça alagada por alguns meses, algumas regiões ficam submersas por tempo indeterminado, mesmo fora do período chuvoso.
Flora e Fauna do Pantanal
As oscilações nos níveis de água no Pantanal são as principais responsáveis pela riqueza do ecossistema local. Durante as inundações, a flora do Pantanal é composta por uma imensa gama de plantas aquáticas.
Nos períodos de seca, o solo fica em condições propícias para o nascimento de uma vegetação vasta, com árvores de médio porte, plantas rasteiras e gramíneas ideais para o pasto.
Segundo dados oficiais da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - EMBRAPA, existem cerca de 1500 espécies de plantas catalogadas na região do Pantanal.
Com relação à fauna da região, a EMBRAPA estimou a presença de:
- 280 espécies de peixes
- 90 espécies de mamíferos
- 600 espécies de aves
- 50 espécies de répteis
As condições naturais da fauna e da flora estabeleceram a pecuária e a pesca como as principais atividades econômicas do Pantanal.