Reciprocidade
Reciprocidade é um substantivo feminino que significa mutualidade, representando a característica do que é recíproco. Reciprocidade significa dar e receber, por isso, é uma condição essencial para a qualidade das relações entre as pessoas.
A reciprocidade é uma particularidade de enorme valor na sociedade, porque de acordo com a psicologia social as relações mútuas contribuem para a conservação de normas sociais.
O conceito de reciprocidade está presente em várias culturas e religiões e é apresentada como uma norma imprescindível para uma convivência saudável. A reciprocidade é essencial para a definição das normas morais que orientam as ações.
O princípio da reciprocidade é o que determina a chamada Regra de Ouro: "não faça com os outros o que não gostaria que fizessem com você".
A reciprocidade é uma característica essencial na amizade e nos relacionamentos amorosos. Cada pessoa deve ser capaz de retribuir os sentimentos de amor e amizade em relação a outras pessoas, assim como deve ser capaz de demonstrar e retribuir essa amizade através de ações e não só de palavras. No amor, a condição de reciprocidade é imprescindível para que esse amor seja correspondido.
Por exemplo, uma pessoa que sempre pede ajuda a um amigo, mas nunca está disponível para o ajudar quando ele precisa, não é um bom amigo. Uma amizade assim não é dotada de reciprocidade.
No contexto da linguística, mais concretamente na semântica, a reciprocidade é a correspondência existente entre duas palavras que têm sentidos opostos, mas apresentam uma relação de conformidade mútua, por exemplo, comprar-vender.
Na filosofia, Kant descreveu a reciprocidade como a capacidade intelectual através da qual se torna compreensível a relação entre dois ou mais elementos do mundo comum, mutuamente percebidos, de aspecto e forma integrantes. Nesse caso, a definição de um, resulta necessariamente no outro, por exemplo, a reciprocidade entre liberdade e moralidade.
A reciprocidade também é um conceito importante no âmbito das relações internacionais e acontece quando um determinado país dá e recebe direitos ou vantagens para outro país.
Veja também recíproco e vice-versa.