Significado de Religiosidade
O que é Religiosidade:
Religiosidade significa a qualidade do indivíduo que possui disposição ou tendência para refletir sobre os aspectos da atividade religiosa, seja qual for a religião.
Ela aborda os sentimentos religiosos e a tendência que o indivíduo tem no que se refere as coisas sagradas.
Normalmente, a religiosidade consiste em uma série de ações que tem como objetivo a reflexão dos valores éticos que apresentam algum teor religioso. Estas ações servem como uma espécie de avaliação moral da dedicação que aquela pessoa possui para a religião.
De maneira geral, a religiosidade mostra o sentido que uma pessoa possui ao refletir sobre questões ligadas à religião e as crenças religiosas pessoais que mostram o poder da fé.
Do ponto de vista psicológico, a religiosidade exerce influência nos valores e no modo de agir de uma pessoa ao refletir sobre o que é e o que não é correto para ela.
Além deste aspecto, outro fator observado dentro das questões psicológicas é a forma que um sujeito consegue, dentro da sua crença religiosa, se comunicar com suas divindades, seja através de rituais, orações ou rezas.
Estas expressões estabelecem uma forma de diálogo espiritual que possuem grande valor dentro da linguagem religiosa.
A religiosidade mostra um tipo de conhecimento diferente do racional ao integrar o plano da fé como um valor de verdade.
O termo pode ser substituído por sinônimos como:
- devoção;
- fé;
- crença;
- fervor;
- piedade;
- santidade;
- santimônia;
- retidão;
- zelo;
- pontualidade;
- fidelidade;
- probidade;
- escrúpulo;
- correção;
- rigor.
Religiosidade e Religião
Apesar de serem termos semelhantes e que podem confundir muitas pessoas, a religiosidade e a religião possuem diferentes significados.
Em linhas gerais, a religião é o seguimento pelo qual o indivíduo tem sua crença em Deus (ou deuses) e na fé divina. Já a religiosidade trata da relação que o indivíduo possui com esta crença.
Saiba mais sobre Religião, Fé e Diversidade Religiosa.
Religiosidade e Espiritualidade
É comum também que haja alguma confusão entre os significados de religiosidade e espiritualidade. Apesar das palavras terem conceitos um pouco similares, existem diferenças significativas entre eles.
A religiosidade trata da maneira de refletir sobre a vida religiosa e as suas ações. A espiritualidade busca a verdadeira essência da religião, através de uma conexão maior com a comunhão e a partilha com o outro.