Responsabilidade Social
O que é responsabilidade social:
A responsabilidade social ocorre quando uma empresa contribui voluntariamente para a sociedade e para o meio ambiente, proporcionando uma melhoria na qualidade de vida das pessoas.
A responsabilidade social está relacionada com as expectativas dos cidadãos, dos consumidores, das autoridades públicas e dos investidores sobre os possíveis impactos causados pelas organizações.
O aumento das preocupações relativas à sustentabilidade acarretou uma maior pressão e fiscalização sobre as empresas para observar os requisitos ambientais.
Criaram-se entidades reguladoras, legislativas e governamentais, bem como a produção de quadros legais apropriados e a vigilância da sua aplicação.
Os primeiros estudos que tratam da responsabilidade social tiveram início nos Estados Unidos, na década de 50, e na Europa, nos anos 60.
As primeiras manifestações sobre este tema surgiram em 1906, porém essas não receberam apoio, pois foram consideradas de cunho socialista.
Somente em 1953, nos Estados Unidos, que o tema recebeu atenção e ganhou espaço.
Na década de 1970, surgiram associações de profissionais interessados em estudar o tema, a responsabilidade social deixou de ser uma simples curiosidade e se transformou em um novo campo de estudo.
Tipos de responsabilidade social
Responsabilidade Social Empresarial
A responsabilidade Social Empresarial está ligada a uma gestão ética e transparente. A organização torna-se responsável por sua relação com funcionários, fornecedores, clientes, comunidade local, sociedade e meio ambiente, devendo minimizar seus possíveis impactos negativos.
Responsabilidade socioambiental
A responsabilidade social está intimamente relacionada com práticas de preservação do meio ambiente, em práticas como usar materiais reciclados, reflorestamento, entre outros.
Essa responsabilidade é assegurada pelo ISO 14000, por exemplo. Um selo criado pela Organização Nacional de Padronização, com uma série de normas e diretrizes que as empresas devem seguir para preservar o meio ambiente.
Veja o significado de sustentabilidade, 6 exemplos de sustentabilidade e ISO.
Responsabilidade corporativa
Parecida com a responsabilidade empresarial, a responsabilidade corporativa está ligada às práticas econômicas éticas e transparentes que uma organização precisa ter com para com a sociedade.
A responsabilidade social corporativa diz sobre a empresa ter um compromisso com o seu desenvolvimento econômico promissor e ético. Deve gerar uma melhor qualidade de vida para a sociedade e comunidade local em que está inserida.
Isso diz, por exemplo, sobre gerar novas oportunidades de emprego e atuação na educação local.
A diferença entre a responsabilidade social corporativa e empresarial, é que a empresarial amplia seu campo de atuação econômico, chegando a fornecedores e clientes, por exemplo.
Exemplos de responsabilidade social
- Doações voluntárias: quando empresas estimulam seus funcionários a praticarem caridade de diversos tipos, como a ajuda para crianças órfãs ou carentes, apoio a deficientes e idoso, entre outras.
- Políticas que beneficiam o meio ambiente: empresas que investem em atividades como reflorestamento, reciclagem, preservação de áreas prejudicadas, entre outras.
- Gestão trabalhista justa: empresas que promovem atividades para melhorar as condições de trabalho e o bem-estar dos funcionários, como salários justos, planos de carreira, apoio às famílias dos colaboradores, entre outras.
Veja também: