Sadismo: entenda o que é

Equipe do Significados
Equipe do Significados
Criado e revisado pelos nossos especialistas

Sadismo é uma palavra usada para se referir a um indivíduo que sente prazer com o sofrimento alheio. No sadismo, a sensação de satisfação pode ocorrer basicamente de duas formas: ao fazer alguém sofrer ou ao presenciar o sofrimento de outros indivíduos.

O sadismo é um aspecto de personalidade caracterizado por ser uma forma mórbida de obtenção de prazer, já que a satisfação acontece através do sofrimento alheio. Quem apresenta esse comportamento é chamado de sádico.

A palavra sadismo também pode ser usar usada mais informalmente para se referir a uma pessoa cuja característica é ser excessivamente má ou cruel.

O comportamento recebeu esse nome em referência ao Marquês de Sade (1740 - 1814), escritor francês conhecido por sua libertinagem e por escrever obras de forte cunho sexual.

Veja também: libertinagem.

O sadismo na Psicologia

A característica de sadismo já foi identificada pela Psicologia como um transtorno de personalidade. Entretanto, atualmente, a classificação já não é mais considerada.

O sadismo pode ser percebido em diferentes contextos e intensidades, ou seja, as pessoas sádicas podem ser enquadradas em diferentes graus.

Sabe-se, por exemplo, que em determinados transtornos de comportamento, a característica do sadismo pode estar presente. Os casos de assassinos em série (serial killers) podem ser um exemplo.

Entretanto, também existem outras maneiras de manifestação dessas características, de forma mais amena. Trata-se de pessoas que são capazes de cometer "pequenas maldades" em sua vida rotineira.

Características de pessoas sádicas

Conforme a Psicologia, existem algumas características que são comuns à maioria das pessoas sádicas. As principais formas de comportamento que podem ser identificadas são as seguintes:

  • facilidade de ter atitudes cruéis e agressivas em relação a outras pessoas ou animais,
  • interesse obsessivo por assuntos ligados a armas, atos de violência ou de tortura,
  • capacidade de intimidação,
  • prazer em dominar e submeter outras pessoas a sua vontade,
  • satisfação em presenciar o sofrimento alheio,
  • facilidade para humilhar outras pessoas,
  • comportamento agressivo e violento com animais.

Sadismo sexual

O sadismo sexual é a aplicação dos comportamentos típicos do sadismo para atingir prazer sexual. Nessa prática, atitudes como submissão, sofrimento e violência podem ser utilizadas.

O comportamento pode ser caracterizado muitas vezes por atos de violência (física ou psicológica), o que causa prazer aos praticantes.

A psicologia entende que esses comportamentos são explicados pelo desejo de satisfação de sentimentos relacionados com controle e domínio sobre outras pessoas.

É interessante saber que o sadismo sexual não é uma consequência inseparável do comportamento sádico, ou seja, a maioria das pessoas que apresentam características de sadismo em seu comportamento não será necessariamente adepta da prática do sadismo sexual.

Veja também: psicologia.

Equipe do Significados
Equipe do Significados
O Significados conta com uma equipe de especialistas e entusiastas para produzir, organizar e revisar os conteúdos.
Outros conteúdos que podem interessar