Ser Humano
Ser humano (Homo sapiens) é a espécie viva evolutiva que se difere das demais por possuir inteligência e razão.
Um ser humano pertence à espécie conhecida como Homo sapiens, que segundo a Teoria da Evolução é o resultado do processo evolutivo dos primatas conhecidos como hominídeos.
A espécie humana representa o mais alto nível de complexidade da escala evolutiva. O cérebro desenvolve-se de maneira que seja capaz de realizar diversas atividades que exigem raciocínio, além de elaborar pensamentos criativos, abstratos, teorias e de outros tipos.
Este desenvolvimento cerebral, associado à estrutura corporal composta por tronco ereto, cabeça, membros superiores e membros inferiores, possibilitou aos seres humanos a utilização dos braços para a manipulação de ferramentas e objetos para sua sobrevivência.
Os seres humanos também constam entre os animais com características celulares que os permitem ser uma das espécies com maior tempo de vida. Não é raro um ser humano chegar a viver até além dos 100 anos em alguns casos, ainda que seja a única espécie que tem consciência da sua morte.
Saiba mais sobre os Homo sapiens.
Características do ser humano
Algumas peculiaridades fazem do ser humano uma criatura única no mundo:
- Capacidade de raciocínio lógico
- Sabedoria
- Autoconsciência de sua existência
- Consciência sobre a morte
- Racionalidade
- Capacidade de expressar criatividade
- Capacidade de comunicação complexa (fala, escrita e gestual)
- Capacidade de se organizar em grupos sociais (famílias, nações, etc.)
O ser humano para a Filosofia
Do ponto de vista filosófico, o ser humano é caracterizado como um ser vivo racional, capaz de ser uma unidade e uma totalidade ao mesmo tempo, enquanto matéria. Ele também consegue, através da racionalidade, distinguir coisas e elaborar conceitos.
A condição e existência do ser humano foi (e é) motivo de estudo para diversos filósofos, como Jean-Paul Sartre, Friedrich Nietzsche, Aristóteles, Platão, entre outros.
Já do ponto de vista sociológico, o ser humano é aquele indivíduo que é capaz de viver em sociabilidade com os demais. É um ser social que consegue conviver em sociedade e influenciar ou ser influenciado por determinado comportamento social.
Veja também Indivíduo.