Vênus (planeta)
Vênus é um dos planetas do Sistema Solar. É o segundo mais próximo ao Sol e sua principal característica é a rotação retrograda, ou seja, realiza o movimento de rotação no sentido contrário dos demais planetas.
Apesar de ter dimensões parecidas com a da Terra, Vênus é considerado um dos planetas mais inabitáveis, devido às particularidades de sua atmosfera e as altas temperaturas, de aproximadamente 467°C.
Vênus, um planeta visível a olho nu da Terra, muitas vezes é confundo com uma estrela. A conhecida Estrela Dalva, muito brilhante no céu (inclusive, visível durante o dia), é, na verdade, o planeta Vênus.
Características do planeta Vênus
Vênus tem características peculiares. Apesar de ter dimensões semelhantes a da Terra e ser um dos planetas mais próximos, a exploração espacial do vizinho é extremamente difícil devido as suas condições.
Rotação de Vênus
A rotação de Vênus é contrária a de todos os outros planetas. É a única no sistema solar que roda no sistema oposto, fazendo o sol nascer a leste e se pôr a oeste.
O movimento de rotação de Vênus, em torno do seu próprio eixo, é mais demorado que o movimento de translação (giro em torno do Sol) dura 243 dias. Já o movimento de translação leva cerca de 225 dias.
Tamanho e massa de Vênus
A superfície do planeta tem 460.200.000 km², o diâmetro é de 12.104 km e a massa de 4,8685×1024 kg. Em tamanho, Vênus é um planeta muito parecido com a Terra, mas ligeiramente menor.
Atmosfera e superfície de Vênus
A atmosfera faz com que a vida no planeta seja praticamente impossível. É bastante densa e composta por gases como dióxido de carbono, nitrogênio e também ácido sulfúrico e enxofre.
Essa combinação de gases faz com que o planeta esteja constantemente sob efeito estufa, provocando altíssimas temperaturas.
A pressão atmosférica é alta, 90 vezes mais forte do que a da Terra. Característica que faz com que sejam muito complicadas as visitas de robôs espaciais ou sondas ao planeta, já que a maioria dos equipamentos não consegue resistir a pressão e acaba sendo destruído.
A superfície de Vênus é acidentada, devido a impactos com meteoritos, e também coberta de lava fria. O planeta é repleto de vulcões, que durante o seu tempo de atividade contribuíram para que a atmosfera tivesse tanto CO2 e acabasse por se tornar tóxica.
Temperatura de Vênus
Vênus é o planeta mais quente do Sistema Solar, a sua média de temperatura está em torno de 467°C. Sua atmosfera com gases como dióxido de carbono, que retém e aumentam o calor, faz com que as temperaturas sejam sempre extremas.
Vênus consegue ser mais quente que Mercúrio, planeta mais perto do Sol, devido a essas características climáticas.
Curiosidades sobre Vênus
- É considerado o planeta irmão da Terra, por possuir tamanho e densidade semelhantes;
- Sua atmosfera sofre um constantemente e intenso processo de efeito estufa;
- Tem chuvas que contém ácido sulfúrico, extremamente corrosivas;
- O Sol nasce do oeste e se põe no leste, devido ao movimento de rotação retrógrado;
- Um dia dura mais tempo do que um ano, pois o planeta demora mais a rotacionar do que a fazer o movimento ao redor do Sol;
- Vênus não possui luas (satélites naturais);
- Não é possível ter água líquida no planeta (somente vapor d'água), a alta temperatura e pressão impossibilita que a água se fique em outro estado, a não ser o gasoso.
Saiba mais sobre o assunto em: