Zona Urbana
Zona urbana é o espaço ocupado por uma cidade, caracterizado pela edificação contínua e pela existência de infraestrutura urbana, que compreende ao conjunto de serviços públicos que possibilitam a vida da população.
A infraestrutura urbana é composta de vários elementos, como o abastecimento de água, serviços de esgoto, fornecimento de energia elétrica, escolas, hospitais, sistema viário, policiamento, locais de lazer, etc.
As cidades desenvolvem-se normalmente a partir de um núcleo que forma o centro da cidade. Além dele, surgem os bairros residenciais, as áreas industriais, etc. A zona urbana não é igual em todas as cidades. Cada uma tem a aparência própria e diferem das outras pelo tamanho, relevo, traçado de ruas, atividades desempenhadas, progresso alcançado, quantidade de pessoas que nela residem, etc.
Algumas zonas urbanas surgiram junto a portos marítimos, marcando o início da exploração de uma área. No Brasil, Salvador, Rio de Janeiro, Recife e outras cidades antigas marcaram os locais onde os portugueses começaram a explorar o território brasileiro.
Nas cidades planejadas, os principais setores são claramente separados, como aconteceu em Brasília, construída às margens de um lago artificial, para ser o centro administrativo do País. As atividades administrativas ocupam uma área central. As residências, o comércio e a indústria, os bancos e serviços ficam em setores especiais, obedecendo ao plano que deu origem à cidade.
Veja também: