América Latina

Vinícius Marques
Revisão por Vinícius Marques
Professor de Geografia

A América Latina é um grupo de países localizados no continente americano, com características políticas, históricas e culturais semelhantes.

Os países da América Latina estão localizados na parte central e sul do continente. São aqueles que tiveram o seu processo de formação associados a colonização europeia e a imposição de línguas latinas, como o espanhol, o português e o francês.

Ainda há divergências sobre quais países compõe a América Latina, alguns estudiosos incluem territórios de língua não latina, mas que pertencem à região e têm características semelhantes. Entretanto, a listagem mais comum de latino-americanos conta com 20 nações.

Os países da América Latina são: Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Costa Rica, Cuba, Equador, El Salvador, Guatemala, Haiti, Honduras, México, Nicarágua, Panamá, Paraguai, Peru, República Dominicana, Uruguai e Venezuela. Veja o mapa da América Latina:

Mapa político da América Latina com os países ilustrados em cores distintas.

Note que não estão inclusos alguns países como Jamaica, Belize, Guiana e Suriname, pois estes possuem características históricas e culturais que os classificam como países do Caribe, mas não da América Latina.

O Brasil é o maior país da região e também o mais populoso, com cerca de 204 milhões de habitantes. O Uruguai é o país menos populoso, com aproximadamente 3,4 milhões de habitantes.

Países da América Latina

País Capital Idioma oficial Localização
Argentina Buenos Aires Espanhol América do Sul
Bolívia La Paz e Sucre Espanhol e 37 línguas indígenas América do Sul
Brasil Brasília Português América do Sul
Chile Santiago Espanhol América do Sul
Colômbia Bogotá Espanhol América do Sul
Costa Rica San José Espanhol América Central
Cuba Havana Espanhol América Central
Equador Quito Espanhol América do Sul
El Salvador São Salvador Espanhol América Central
Guatemala Cidade da Guatemala Espanhol América Central
Haiti Porto Príncipe Francês e Crioulo haitiano América Central
Honduras Tegucigalpa Espanhol América Central
México Cidade do México Espanhol América do Norte
Nicarágua Manágua Espanhol América Central
Panamá Cidade do Panamá Espanhol América Central
Paraguai Assunção Espanhol e Guarani América do Sul
Peru Lima Espanhol, Aimará e Quechuan América do Sul
República Dominicana Santo Domingo Espanhol América Central
Uruguai Montevidéu Espanhol América do Sul
Venezuela Caracas Espanhol América do Sul

Vale relembrar que o número de países que pertencem à América Latina não é um consenso. Alguns pesquisadores podem incluir outros países, devido a sua localização, história e cultura. Nessa lista mais ampla, a América Latina teria 33 nações, incluindo países de língua inglesa e holandesa.

Formação e história da América Latina

A formação histórica da América Latina é complexa e marcada por vários processos que moldaram a região ao longo dos séculos. Apesar de cada país ter uma história única, há eventos que se assemelham em todo o grupo latino-americano, o que ajudou a construir o conceito da cultura dessa região.

Antes da chegada dos europeus, a América Latina era habitada por diversidade de povos indígenas, que desenvolveram civilizações avançadas. Por exemplo: os astecas, os maias, os incas e os olmecas.

A partir do século XV, os europeus iniciaram a colonização, a Espanha dominou a maior parte da região, seguida por Portugal, que colonizou o território que hoje é o Brasil. Outras nações europeias invadiram partes da região, entre elas, a França - também de língua latina (o francês).

A colonização europeia resultou na exploração dos recursos naturais e humanos, na introdução de novas culturas e línguas, e no genocídio dos povos originários.

Durante o período colonial, milhões de africanos foram trazidos à força para a América Latina como escravos para trabalhar nas plantações de açúcar, café, tabaco e outras culturas. O tráfico dos escravizados marcou profundamente a demografia, cultura e sociedade da região.

No século XIX, movimentos de independência começaram a surgir em toda a América Latina, liderados por figuras importantes como Simón Bolívar, José de San Martín e Miguel Hidalgo. Essas movimentações levaram muitos países à independência, porém ainda hoje há territórios que pertencem a países europeus. Como exemplo, a Guiana Francesa.

Após a independência, os países da América Latina enfrentaram instabilidade política, guerras civis e ditaduras. Conflitos internos resultados das disputas de poder, desigualdades sociais e interferência de potências estrangeiras (como os Estados Unidos).

A partir do século XX, muitos países passaram por processos de industrialização e urbanização, com crescimento de cidades, a expansão da indústria e êxodo rural.

Tantas transformações em alguns séculos de história, construíram nações ricas e diversas étnica e culturalmente, que têm conseguido ao longo das últimas décadas emergir na área econômica. Tendo o Brasil e México maior destaque nesse setor.

Contudo, os latino-americanos ainda enfrentam as consequências de uma história de disputas políticas e exploração, sendo o combate a desigualdade, ao crime organizado e manutenção da democracia os principais desafios.

População da América Latina

Grupo de homens com trajes culturais do Peru, com colares de sementes coloridos e adorno de penas laranjas e cinzas na cabeça.
Festival do Sol, em Cusco, no Peru.

A população da América Latina é resultado de uma mistura de diferentes povos: indígenas, europeus, africanos e também asiáticos. Sendo a população de aproximadamente 586 milhões de habitantes.O Brasil é o país mais populoso e o Uruguai tem o menor número de habitantes.

As pessoas estão concentradas principalmente em áreas urbanas, ao longo do litoral. As cidades de São Paulo, Cidade do México, Buenos Aires e Bogotá têm os centros urbanos mais populosos.

Embora as taxas de crescimento populacional tenham diminuído nas últimos anos, a América Latina ainda possui uma população jovem, com uma média de idade baixa quando comparada a de outros continentes.

Na maioria dos países, a população latino-americana enfrenta problemas como desigualdade social, pobreza, acesso desigual à educação, saúde e segurança pública.

Clima e geografia da América Latina

Por sua extensa dimensão, a América Latina tem uma grande variedade de climas, relevos e hidrografias. As características climáticas predominantes são:

  • Tropical úmido - é encontrado principalmente na região amazônica, é caracterizado por altas temperaturas durante todo o ano e muita chuva;

  • Tropical continental (ou de savana) - está presente em regiões da América Central e no norte da América do Sul, tem duas estações distintas: uma estação chuvosa e uma estação seca. As temperaturas são altas durante todo o ano;

  • Árido e semiárido - são encontrados nas regiões do Deserto do Atacama, no Chile, e na parte norte do México, são caracterizados por pouca chuva e temperaturas extremas, com dias muito quentes e noites frias;

  • Temperado (Subtropical) - é encontrado no sul do Chile, da Argentina e do Brasil, tem estações bem definidas, com invernos frios e verões moderados;

  • Montanhoso - está presente principalmente na região dos Andes, o clima varia conforme a altitude, tendo climas mais tropicais em altitudes mais baixas e climas de tundra e glaciais em altitudes mais altas.

Quanto ao relevo, as principais características do solo latino são:

Cadeia de montanhas entre nuvens, cobertas por neve e iluminadas pela luz do sol.
Cordilheira dos Andes, na Argentina.
  • Cordilheira dos Andes - é uma cadeia de montanhas, que se estende por mais de 7.000 km ao longo da costa oeste do continente, desde a Venezuela até o Chile, é cordilheira mais longa e alta do mundo;
  • Planícies costeiras e interiores - as planícies estão presentes no litoral dos Oceanos Atlântico e Pacífico, e também no interior de vários países;
  • Planaltos - também há presença de planaltos, como o Planalto Brasileiro, o Planalto Mexicano e o Planalto Andino;
  • Bacias sedimentares - existem várias bacias na América Latina, como a Bacia Amazônica, a Bacia do Rio da Prata e a Bacia do Paraná. São regiões ricas em recursos naturais: petróleo, gás natural e minerais;
  • Desertos e terra áridas - encontrados no norte do México, no nordeste do Brasil e o Deserto do Atacama;
  • Ilhas e arquipélagos - encontrados especialmente na região do Caribe, na América Central.

A América Latina tem muitos rios, lagos, lagoas e bacias hidrográficas. Além de extensas costas banhadas pelo Oceano Atlântico (a leste) e o Oceano Pacífico (a oeste). Os principais elementos da hidrografia da região são:

  • Rio Amazonas - é o maior rio do mundo em volume de água e o segundo mais longo, nasce nos Andes do Peru e flui pelo Brasil, formando a maior bacia hidrográfica do mundo, a Bacia Amazônica;
  • Rio Paraná, Rio Paraguai e Rio Uruguai - formam a bacia hidrográfica do Rio da Prata, uma das mais importantes da América Latina;
  • Rio Orinoco - está localizado na Venezuela e na Colômbia, e deságua no Oceano Atlântico;
  • Lago Titicaca - é o maior da região, está localizado entre o Peru e a Bolívia.

Cultura da América Latina

A cultura da América Latina é bastante rica, devido à influência dos povos indígenas, europeus, africanos e asiáticos que participaram da formação dos países.

Com tantas influências, a cultura latina se tornou muito diversa. Nos idiomas, as línguas dos colonizadores (português, francês e espanhol) ainda são predominantes, mas coexistem, principalmente, com línguas indígenas, e também algumas línguas africanas.

Os idiomas dos nativos e dos africanos modificaram a forma de falar a língua do colonizador, criando sotaques próprios ou mesmo outras variantes do idioma. É o caso do crioulo haitiano.

A religião predominante é o catolicismo, mas há a presença de religiões indígenas e africanas. Assim como de religiões que usam do sincretismo, misturando saberes dessas várias doutrinas.

Os países latino-americanos são conhecidos em todo o mundo por sua música e dança, possuem grande variedade de gêneros e estilos. Por exemplo: o tango argentino, a salsa cubana, o samba brasileiro, a cumbia colombiana e o reggaeton, originário de Porto Rico.

Outro aspecto importante da cultura latina é a culinária, com pratos típicos que representam os ingredientes e as influências da região. São exemplos: o ceviche peruano, a feijoada brasileira, as empanadas argentinas e as arepas venezuelanas.

A culinária mexicana é a mais difundida internacionalmente, tendo pratos famosos como os tacos, os burritos, a guacamole e as quesadilhas.

Quanto a arte e a literatura, a América Latina tem artistas plásticos, escritores e poetas renomados, que contribuíram para a cultura local e global. Por exemplo: Diego Rivera, Frida Kahlo, Gabriel García Márquez, Pablo Neruda, Jorge Luis Borges e Jorge Amado.

Veja também:

Vinícius Marques
Revisão científica por Vinícius Marques
Formado pela UNESP - Rio Claro (2016), é professor de Geografia e Ciências Humanas. Atua na educação básica (Ensino Fundamental II e Médio) e cursos pré-vestibular desde 2012, tendo experiência em projetos sociais, escolas públicas e privadas.
Equipe do Significados
Edição por Equipe do Significados
O Significados conta com uma equipe de especialistas e entusiastas para produzir, organizar e revisar os conteúdos.
Outros conteúdos que podem interessar