Anagrama

Igor Alves
Revisão por Igor Alves
Professor de Língua Portuguesa

Anagrama é um substantivo que significa uma palavra ou frase construída através da alteração das letras de uma outra palavra ou frase.

Com origem no grego, o prefixo ana indica regressar ou repetir e gramma significa palavra.

Existem jogos de anagrama, cujo objetivo é formar o maior número de palavras utilizando as letras disponíveis. Também é possível encontrar geradores automáticos de anagramas, que criam palavras diferentes, alterando o posicionamento das letras. Um anagrama pode ser uma palavra com significado (presente no dicionário) ou não.

Para criar um anagrama, podem ser trocadas duas ou mais letras. Por exemplo: a palavra "pedra" pode ser transformada em "perda", se trocarmos o "d" pelo "r". Com a mesma palavra "pedra", é possível formar a palavra "padre", trocando a letra "a" pela letra "e". "Perda" e "padre" são anagramas de "pedra".

Outros exemplos de anagramas:

  • Alegria: alergia, regalia, galeria
  • Cantiga: catinga
  • Carro: corar
  • Muro: rumo.

Anagrama na Matemática

No âmbito da matemática, os anagramas estão relacionados com a análise combinatória, e consistem na permutação das letras de uma palavra.

Para saber quantos anagramas é possível formar com uma palavra (sem letras repetidas), devemos fazer a permutação com o número de letras. No caso da palavra "comida", com seis letras, o resultado é 6! (6 x 5 x 4 x 3 x 2 x 1) = 720. Assim, é possível construir 720 anagramas com a palavra "comida".

Saiba mais:

Igor Alves
Revisão por Igor Alves
Educador desde 2009, professor de Língua Portuguesa licenciado pela Universidade Federal do Pará. Criador de conteúdos online desde 2021.
Outros conteúdos que podem interessar