Animais invertebrados
Os animais invertebrados são os que não têm coluna vertebral ou espinha dorsal para dar suporte aos seus corpos. Esses animais apresentam ausência de esqueleto ou podem ter estruturas de suporte diferentes, como exoesqueletos.
Dentro do Reino Animalia, os invertebrados são o maior grupo de animais e podem ser aquáticos ou terrestres. São animais encontrados nos filos dos poríferos, cnidários, equinodermos, platelmintos, nematoides, anelídeos, moluscos e artrópodes.
São exemplos de animais invertebrados: todos os insetos, águas-vivas, esponjas, polvos, lulas e vermes.
Exemplos de animais invertebrados
Os animais invertebrados estão presentes por todo o planeta, em ecossistemas diversos. Veja quais são alguns dos animais invertebrados:
Animais invertebrados aquáticos
Anêmona-do-mar | Lagosta |
Água-viva | Lula |
Camarão | Mexilhão |
Caracol aquático | Náutilo |
Caranguejo | Ostra |
Caravela-portuguesa | Ouriço-do-mar |
Centopeia aquática | Pepino-do-mar |
Caramujo | Plâncton |
Craca | Polvo |
Estrela-do-mar |
Turbelário |
Animais invertebrados terrestres
Aranha | Grilo |
Barata | Joaninha |
Besouro | Lacraia |
Borboleta | Lesma |
Caramujo terrestre | Mariposa |
Caracol terrestre | Minhoca |
Centopeia | Percevejo |
Escorpião | Taturana |
Formiga | Tênia |
Gafanhoto | Vespa |
Classificação dos animais invertebrados
Os animais invertebrados são classificados em 8 filos diferentes, saiba quais são:
Poríferos
Os animais invertebrados poríferos são também conhecidos como esponjas. Alimentam-se de partículas presentes na água, que atravessam seus corpos, funcionando como uma espécie de filtro.
As esponjas são pluricelulares, mas não têm tecidos verdadeiros. Suas células são especializadas em funções como a captura de alimentos, digestão e reprodução.
A reprodução dos poríferos pode ser sexuada e assexuada. Na reprodução sexuada há a produção dos gametas, que se encontram na água, fora do corpo das esponjas (fecundação externa). Já a reprodução sexuada acontece por brotamento ou fragmentação.
As esponjas têm papéis importantes nos ecossistemas aquáticos, fornecem habitats para outras espécies e ajudam na ciclagem de nutrientes na água.
Exemplos de poríferos são: esponja-de-recibe, esponja-de-vidro e esponja-de-fogo.
Cnidários
Águas-vivas, corais, hidras, anêmonas-do-mar e caravelas-portuguesas são exemplos de invertebrados do filo dos cnidários. Eles têm duas fases de vida: pólipo e medusa, e possuem simetria radial, ou seja, seus corpos são organizados em torno de um eixo central, o que faz com que sejam simétricos em todos os lados.
Esses animais têm a chamada cavidade gastrovascular, que desempenha os papéis de sistema digestivo e sistema circulatório. Possuem apenas uma abertura para a cavidade, que funciona como boca e ânus ao mesmo tempo.
Os cnidários têm cnidócitos, usadas para capturar presas e se defender de predadores. Quando estimulados, os cnidócitos disparam toxinas que podem paralisar a presa ou afastar predadores.
Exemplos de cnidários: medusa-da-lua, água-viva-cabeluda, anêmona-da-pérola e anêmona-bolha.
Equinodermos
Estrelas-do-mar, ouriços-do-mar, pepinos-do-mar, lírios-do-mar e bolachas-do-mar são animais invertebrados equinodermos. Quando adultos, têm simetria radial e endoesqueleto de calcário.
Também possuem apêndices locomotores chamados pés ambulacrários, que possibilitam a sua locomoção, a captura de alimentos, excreção e respiração, através do sistema ambulacrário.
Esses animais têm sistema digestivo completo, com abertura de boca e anus diferenciadas, e respiração branquial. Tem reprodução sexuada, com seres dióicos (com seres de sexo separados, macho e fêmea), e fecundação externa.
Exemplos de equinodermos são :pepino-do-mar-concombreado, estrela-do-mar-coroa, estrela-do-mar-girassol e estrela-frágil .
Moluscos
São invertebrados do filo Mollusca os caramujos, lesmas, ostras, mexilhões, lulas e polvos. Os moluscos têm corpo mole, que em algumas espécies são protegidos por conchas.
Eles possuem o pé musculoso, que dependendo da espécie pode ser usada para rastejar, nadar ou cavar, e rádula, uma espécie de língua com pequenos dentes, usada na alimentação.
A maioria dos moluscos possui um sistema circulatório aberto, onde o sangue é bombeado pelo coração em direção às cavidades chamadas sinos ou hemoceles, responsáveis por oxigenar os tecidos. A respiração pode ser cutânea, branquial ou pulmonar, conforme a espécie.
Os moluscos têm reprodução sexuada, podendo ser monóica ou dioica, e por meio de fecundação externa.
Exemplos de moluscos são: caracol-gigante-africano, búzio, polvo-mímico, polvo-dumbo e lula-vampira-do-inferno.
Platelmintos
Muitas espécies de platelmintos são parasitas, vivem dentro ou sobre outros seres vivos, são os chamados vermes achatados. Esses animais têm simetria bilateral, ou seja, corpo pode ser dividido em metades direita e esquerda.
Os platelmintos são acelomados, não possuem uma cavidade corporal verdadeira (celoma) entre as camadas de tecido. Têm sistema nervoso simples e sistema digestivo incompleto (somente uma abertura que serve para boca e ânus) ou ausente.
A reprodução desses animais pode ser assexuada (por fragmentação) ou sexuada, com muitos dos animais sendo hermafroditas.
Exemplos de platelmintos são: planária-tigre, planária-marinha, tênia e esquistossomo (parasita causador da esquistossomose, também conhecia como barriga d'água).
Nematoides
Os nematoides são os chamados vermes cilíndricos, como as lombrigas. Esses animais possuem simetria bilateral, sistema digestivo completo (com aberturas diferentes para boca e ânus) e pseudoceloma.
O pseudoceloma é uma cavidade preenchida por um fluido, que serve para circulação de nutrientes, remoção de resíduos e suporte dos órgãos internos (mas não chega a ser um celoma verdadeiro). Os nematoides se reproduzem tanto sexuadamente, quanto assexuadamente. Há seres dioicos e hermafroditas.
Exemplos de nematoides: nematoide-das-galhas, nematoide-das-lesões e a lombriga.
Anelídeos
As minhocas, sanguessugas e poliquetas marinhas são exemplos de animais anelídeos. A principal característica desses animais são seus corpos segmentados. A segmentação é chamada metameria, e é fundamental para a flexibilidade e mobilidade.
Os anelídeos têm simetria bilateral, celoma e sistema circulatório fechado. A sua reprodução pode ser sexuada e assexuada, muitas espécies são hermafroditas.
Exemplos de anelídeos são: minhoca-gigante-africana, minhoca-vermelha, minhoca-do-mar e sanguessuga.
Artrópodes
Os artrópodes são todos os insetos (baratas, grilos, gafanhotos, abelhas, formigas, borboletas, moscas e muitos outros), aranhas, crustáceos (caranguejos, siris, lagostas, camarões, etc.) e centopeias.
Esses animais têm esqueleto externo duro, feito de quitina. O exoesqueleto protege o corpo do animal e fornece suporte para os músculos.
Também têm corpo segmentado, dividido em cabeça, tórax e abdômen, com apêndices articulados, que podem ser pernas, antenas, quelíceras, entre outros.
Sua respiração pode ser bastante variada, com espécies utilizando traqueias, pulmões ou brânquias. Muitos artrópodes passam por metamorfose durante o desenvolvimento, como as borboletas.
A reprodução desses animais é sexuada, com a maioria das espécies sendo dioica. Somente com os crustáceos a fecundação acontece fora do corpo. Esses animais se formam em ovos, que podem ser depositados no ambiente ou permanecerem dentro das fêmeas até o nascimento.
Entre os artrópodes, existem os chamados insetos sociais, que se organizam em grupos complexos e com divisão de funções, como acontece com as formigas e as abelhas.
Exemplos de artrópodes: abelha-europeia, abelha-carpinteira, formigas-doceiras, tarântula e caranguejo-ferradura.
Saiba mais sobre o Reino Animal e o que são lacraias.
Características dos animais invertebrados
Os animais invertebrados são um grupo diversificado e suas particularidades podem variar bastante. Entretanto, existem algumas características comuns, conheça as principais:
- Ausência de coluna vertebral e crânio - os invertebrados não têm coluna vertebral ou espinha dorsal, nem crânio;
- Estruturas de suporte diferentes - os animais invertebrados podem ter os chamados exoesqueletos ou terem tecidos mais firmes que conseguem manter a sua forma;
- Diversidade morfológica - os invertebrados apresentam uma grande variedade de formas e tamanhos, que vão desde organismos microscópicos (como os ácaros), até animais grandes (como o polvo-gigante);
- Habitats diversificados - esses animais podem viver em ambientes aquáticos e terrestres, inclusive nos centros urbanos (como os insetos), e dentro de outros organismos (como os parasitas);
- Reprodução sexuada e assexuada - há espécies de invertebrados que se reproduzem sexuadamente, por meio do encontro dos gametas, e outras assexuadamente, por brotamento ou fragmentação.
- Importância ecológica - os invertebrados têm papéis importantes nos ecossistemas, como a polinização de plantas, decomposição de matéria orgânica e como fonte de alimento para outros animais.
Assim como todos os outros animais, os invertebrados são pluricelulares (formados por várias células), eucariontes (células com núcleo definido e material genético protegido) e heterótrofos (não produzem sua própria fonte energia, alimentando-se dos recursos do meio ambiente).
Entenda melhor o que são seres heterótrofos e como funciona a cadeia alimentar.
Diferença entre animais invertebrados e vertebrados
A principal diferença entre animais vertebrados e animais invertebrados é presença ou ausência de uma coluna vertebral, ou espinha dorsal.
Enquanto os animais invertebrados não possuem essas estruturas, tendo formas de sustentação alternativa, como exoesqueletos; os animais vertebrados têm coluna vertebral, ou espinha dorsal, e crânio.
A coluna vertebral e espinha dorsal servem para dar suporte e formato ao corpo dos animais vertebrados, além de proteger a medula espinhal, que pertence ao sistema nervoso.
Os animais vertebrados pertencem ao filo dos cordados do Reino Animalia, são os mamíferos, aves, anfíbios, répteis e peixes.
Saiba mais sobre: