12 animais incríveis que só existem no Brasil

Juliana Theodoro
Juliana Theodoro
Mestra em Ciências da Comunicação
Atualizado em

O Brasil é um dos países mais ricos em biodiversidade, com cerca de 100 mil espécies diferentes de animais. Juntos, os biomas brasileiros têm 20% de todas as espécies de flora e fauna do mundo.

Infelizmente, todas essas formas de vida são ameaçadas pela caça, tráfico de animais e pela perda de habitat com a destruição das florestas. Atualmente, temos quase 1.250 espécies de animais em risco de extinção. Por isso, preservar a natureza é tão importante.

Conheça algumas dessas espécies de animais que são totalmente brasileiras:

Mico-leão-dourado

Mico-leão-dourado, de lado, de pelo escuro e cabeça de cor dourada, com filhote dourado sobre as costas.

O mico-leão-dourado é nativo da Mata Atlântica e está em risco de extinção. Ele tem pelagem e juba douradas e, por isso, recebe esse nome. Mede aproximadamente 35 cm de comprimento e se alimenta principalmente de frutas e insetos. É o animal que está estampado nas notas de 20 reais.

Arara-azul-de-Lear

Arara-azul, de lado, com plumagem azul brilhante e penas de cor amarela ao redor dos olhos e boca.

Essa arara é encontrada principalmente na Bahia. Mede cerca de 75 centímetros de comprimento e se alimenta de frutos. Também é uma espécie que está ameaçada de extinção.

Ararinha-azul

Dois pássaros da espécie ararinha-azul sobre o tronco de uma árvore.

A ararinha-azul é uma ave do bioma Caatinga, com aproximadamente 57 centímetros de comprimento. Esse pássaro brasileiro só exite em cativeiro, infelizmente, foi extinta da natureza devido ao tráfico ilegal de animais e a destruição do seu habitat. O personagem Blue, do filme de animação Rio, é uma ararinha-azul.

Tatu-bola

Tatu bola ligeiramente curvado para se fechar segurado por uma mão humana.

O tatu-bola vive nos biomas Caatinga e Cerrado. É a menor espécie de tatu do Brasil, com cerca de 30 cm. Tem a capacidade de se enrolar e ficar no formato de uma bola, protegendo a cabeça e as patas de predadores.

O mascote da Copa do Mundo de Futebol de 2014, realizada no Brasil, era um tatu-bola chamado de Fuleco. A escolha do animal como mascote foi uma forma de despertar a atenção para a preservação da espécie, que está ameaçada de extinção; o nome Fuleco é uma mistura das palavras futebol e ecologia.

Boana atlântica

Anfíbio de cor verde em galho de árvore de cor marrom.

A boana atlântica é uma espécie de perereca, ou seja, um anfíbio que pode chegar até os 41 mm. É encontrado em alguns estados do Nordeste nas áreas de Mata Atlântica. Uma curiosidade sobre esse animal é que ele é capaz de ficar fluorescente após absorver luz solar.

Muriqui-do-norte

Filhote de primata de pelagem bege pendurado em galho de árvore.

É um primata da Mata Atlântica brasileira, pode chegar até 15 kg. Esses animais se alimentam principalmente de frutas e folhas. Também é uma espécie em risco de extinção pela perda de habitat, doenças, caça e tráfico.

Sagui-de-tufos-brancos

Pequeno primata de pelo escuro com dois tufos de pelos brancos saídos da lateral da cabeça.

O sangui-de-tufos-brancos vivem na Caatinga e na Mata Atlântica. São pequenos primatas, de até 48 cm, que se alimentam sementes, frutas e pequenos animais.

Garuba

Pássaro de penas amarelas e plumagem da cauda de cor verde.

A garuba também é chamada de ararajuba. É um pássaro de plumagem amarela de aproximadamente 34 cm de comprimento. Alimenta-se de sementes, frutas e flores, e são encontrados principalmente na região Norte, na Floresta Amazônica.

Ouriço-preto

Ouriço de espinhos longos e de cor bege sobre galho de árvore.

É um mamífero roedor que vive na Mata Atlântica. São animais com espinhos, de cerca de 70 cm, que conseguem se camuflar muito bem em meio a floresta. Tem hábitos noturnos e comem principalmente folhas.

Mutum-do-sudeste

Pássaro preto com crista no topo da cabeça e bico amarelado.

É uma ave de 84 cm e pode ter mais de 3 kg, também é chamada de mutum-de-bico-vermelho. Vive em regiões de Mata Atlântica e se alimenta principalmente de frutas caídas, folhas e insetos.

Peixe-boi-da-Amazônia

Peixe-boi da Amazônia em baixo d’água turva esverdeada.

Os peixes-boi-da-Amazônia são mamíferos aquáticos que habitam as bacias da Amazônia. Eles podem ultrapassar os 2 m e pesar mais de 300 kg. São animais que se alimentam de algas e plantas aquáticas. Também estão ameaçados de extinção.

Soldadinho-do-araripe

Pássaro pequeno de plumagem branca e topo da cabeça de cor vermelha sobre galho de árvore.

É uma ave conhecida por sua plumagem branca no corpo e avermelhada no topo da cabeça, é encontrada especialmente no Ceará, mas está em risco de extinção. Tem apenas 15 cm e come principalmente frutos.

Veja também: animais selvagens.

Juliana Theodoro
Juliana Theodoro
Mestra em Ciências da Comunicação e especialista em Estudos de Mídia e Jornalismo, com ênfase em Estudos de Gênero e Análise do Discurso. É jornalista desde 2016.
Outros conteúdos que podem interessar