Art Nouveau
Art Nouveau é o nome de um movimento artístico iniciado na Europa durante o século XIX. Seu ápice durou até meados da década de 20. Foi bem representativo do que ocorria na sociedade da época, que vivia avanços industriais e mudanças sociais, como o crescimento da burguesia industrial.
Surgiu como um desejo de rompimento com os modelos artísticos que existiam até então, especialmente o padrão da arte acadêmica, que era baseada e inspirada nos padrões mais clássicos das Belas Artes.
O movimento, chamado em português de Arte Nova, diversificou-se muito e abrangeu diferentes áreas de expressão artística, tais como: artes plásticas, arquitetura e design. Também teve bastante expressão nas artes decorativas, como no design de mobiliário e na produção de vitrais.
Uma de suas principais características foi a busca de originalidade, tanto na forma de expressão, como pelo uso de materiais até então pouco explorados nas artes.
A partir desse desejo de inovação, também foram utilizadas novas técnicas, como a xilogravura (técnica que utiliza a madeira entalhada como base para a produção de gravuras).
Características da Art Nouveau
Conheça algumas das principais características que representam esse movimento artístico:
- inserção de materiais ainda pouco utilizados nas artes, tais como vidro, madeira, ferro e cimento;
- presença de elementos de conhecimentos lógicos, matemáticos e racionais;
- oposição às características do Romantismo nas artes, uma ruptura com a estética romântica utilizada até então;
- presença marcante de elementos orgânicos, como flores, plantas e folhagens;
- influência de técnicas usadas na arte japonesa;
- uso de linhas e formas mais arredondadas, que imprimiam movimento e elegância às obras;
- influência do Arts and Crafts, uma corrente de pensamento artístico surgida na Inglaterra, que enaltecia a arte produzida a partir de processos manuais e criativos, em oposição clara aos efeitos da industrialização sobre as artes;
- forte presença da figura feminina, a imagem da mulher foi muito recorrente na produção artística do movimento;
- utilização de arabescos;
- uso de técnicas como litografia e xilogravura,
- influência das características do barroco, como o detalhismo,
- representou o contexto social da época, como o aumento da produção na indústria e a classe burguesa surgida desse novo momento.
Principais artistas e obras da Art Nouveau
Antoni Gaudí (1852-1926): o arquiteto espanhol teve bastante influência do movimento Art Nouveau em seu trabalho. Gaudí utilizava, por exemplo, vitrais e ferro em seus projetos. A cerâmica também é um elemento que aparece bastante em seu trabalho. Entre suas obras mais conhecidas estão: Parque Güell, Casa Batlló, Igreja Sagrada Família e Casa Milà, todas localizadas em Barcelona.
Alfons Mucha (1860-1939): nascido na República Tcheca, é um dos mais conhecidos pintores da Art Nouveau. Em suas ilustrações, utilizava a técnica da litografia e retratava muitas mulheres adornadas pela natureza.
Victor Horta (1861-1947): é um dos grandes nomes da Art Nouveau na arquitetura. Em seus projetos, fazia uso de materiais como ferro, madeira e vitrais, características marcantes do estilo. Construções como a Casa Tassel e a Casa van Eetvelde (em Bruxelas) são obras arquitetônicas de Victor que representam a Art Nouveau.
Gustav Klimt (1862-1918): o pintor austríaco é outro importante representante da Art Nouveau, tendo sido importante para que o movimento ganhasse força na Áustria. Em suas obras, mulheres, figuras geométricas e decorativas, características da Art Nouveau, são muito presentes.
Contexto histórico da Art Nouveau
O surgimento do movimento é relacionado com o período da Segunda Revolução Industrial e todas as alterações trazidas com ela:
- aumento do processo de industrialização,
- crescimento no número de trabalhadores nas linhas de produção,
- desenvolvimento da burguesia,
- todas as demais mudanças sociais que foram consequência desse processo.
A Art Nouveau tornou-se um movimento que integrou criticamente algumas características da sociedade industrial, refletindo essas particularidades nas obras produzidas e nos materiais utilizados.
A Art Nouveau no Brasil
No Brasil, o estilo começou a ficar conhecido também ao final do século XIX. O pintor italiano Eliseu Visconti (1866-1944) é um dos responsáveis pela chegada do movimento ao país. Ele usava técnicas de impressão e design, além de utilizar vitrais e cerâmica em suas obras.
Assim como aconteceu na Europa, no Brasil a Art Nouveau igualmente modificou a produção artística, deixando marcas nas artes plásticas em geral, no design e na arquitetura.
Tinha características da Belle Époque, período francês que, na produção artística, foi caracterizado pelo uso de das formas naturais e das linhas curvas, além do uso de cores fortes.
Conheça ainda outros movimentos artísticos:
- Simbolismo (movimento literário)
- Semana de Arte Moderna
- Mona Lisa: tudo sobre a obra-prima de Leonardo da Vinci
- O que são Artes Plásticas
- O que é o Realismo (conceito e características)
- Características do Modernismo (explicadas)
- As 7 principais características do Romantismo (movimento artístico)
- Mosaico (tipo de arte)
- As 8 principais características do Expressionismo (explicadas)
- As 5 importantes características do Surrealismo (explicadas)