Assepsia
O que é Assepsia:
Assepsia é o conjunto de procedimentos que visam impedir a introdução de germes patogênicos em determinado organismo, ambiente e objetos. É o cuidado com a limpeza e higiene de tudo que nos cerca.
A assepsia das mãos é sem dúvida um processo muito importante para evitar a propagação de germes que podem ocasionar infecções, uma vez que as mãos constituem a principal via de transmissão de microrganismos.
Sendo a pele um reservatório de diversos germes patogênicos, estes podem se transferir de uma superfície para outra, por meio de contato direto (pele a pele) ou indireto, através de objetos e superfícies contaminadas.
Diferença entre Assepsia e Antissepsia
A assepsia é a ausência de matérias sépticas (germes e bactérias infecciosas ou patogênicas, por exemplo) em determinados ambientes, através de um conjunto de medidas que impedem a entrada e a proliferação dos agentes contaminadores.
Já a antissepsia consiste na desinfecção do local ou organismo que já foi infectado, através de produtos (microbicidas ou microbiostáticos, por exemplo) que reduzem ou eliminam os microrganismos.
Assepsia hospitalar
A assepsia hospitalar tem como objetivo evitar ou remover a contaminação dos objetos, equipamentos e todo o material hospitalar, como também do pessoal de saúde que lida com os pacientes.
A falta de assepsia no ambiente hospitalar é a principal causa da propagação das infecções por microrganismos como vírus, bactérias, protozoários, etc.
A assepsia pode ser feita de diversas formas, entre elas a desinfecção e a esterilização, que é realizada mediante a aplicação de substâncias que ajudam a destruir os agentes infecciosos.
Ver também: Assepsia e antissepsia