O que é Astronomia

Equipe do Significados
Equipe do Significados
Criado e revisado pelos nossos especialistas

Astronomia é a ciência que estuda os corpos celestes e o Universo, ou seja, os planetas, estrelas, cometas, asteroides, nebulosas, galáxias, entre outros.

Os profissionais da astronomia são os astrônomos, responsáveis por pesquisar tudo o que esteja relacionado com espaço cósmico, como a evolução do Universo, a formação dos corpos celestes e também a sua influência na Terra.

Os astrônomos fazem observações do espaço, análises de dados, e utilizam a matemática, a física e de outras áreas científicas para criar teorias sobre o Universo e seus componentes.

Conceitos e teorias importantes, como a do Big Bang (sobre a criação do Universo) e da Teoria Nebular (criação do Sistema Solar), foram construídas dessa forma.

A Astronomia é uma das ciências mais antigas, pois a prática de observar o céu tem milhares de anos. Foi a partir da observação de fenômenos celestes que o homem conseguiu organizar a passagem do tempo e prever eventos naturais.

História da Astronomia

Visão da Via-Láctea no fundo escuro do espaço e nebulosas e estrelas em branco, laranja, vermelho e azul.
Via-Láctea.

Sempre o ser humano olhou para o céu com bastante curiosidade e ânsia em responder perguntas sobre o que existe para além da Terra.

Pinturas rupestres com representações das estrelas mostram que desde a pré-história o homem já observava o céu. Inicialmente, as estrelas e outros astros visíveis a olho nu eram usados para explicar a natureza de forma mítica.

Na Antiguidade, as constelações e os planetas receberam nomes de deuses, acreditando-se que poderiam influenciar e interferir na vida das pessoas (astrologia).

Constelações como de Hércules, Andrômeda, Cassiopeia recebem nomes da mitologia grega. Já os planetas, Mércurio, Vênus, Marte, por exemplo, nomes de divindades romanas.

No início, o estudo da Astronomia estava misturado com as crenças religiosas, entretanto, já tinha papel importante para a humanidade. Foi a ciência que auxiliou na construção da contagem de tempo como conhecemos hoje, com a duração em anos e também em dias.

No entanto, foi apenas Renascimento Científico, entre os séculos XV e XVI, que respostas mais concretas, com bases em métodos científicos, começaram a surgir.

Nesse período, o matemático polonês Nicolau Copérnico desenvolveu a Teoria do Heliocentrismo, que coloca o Sol como o centro do Sistema Solar.

Destaca-se também Galileu Galilei, físico, matemático e astrônomo italiano, foi o responsável por várias descobertas dentro do campo da astronomia, sendo a mais significante o aperfeiçoamento dos telescópios.

No século XVII, Johannes Kepler, astrônomo e matemático alemão, desenvolveu as leis da “mecânica celeste”, conhecidas como as Leis de Kepler. Anos depois, Isaac Newton elaborou a Lei da Gravitação Universal, ajudando a entender porque os astros se mantinham em órbita.

Já no século XX, Edwin Powell Hubble elaborou Lei de Hubble, que ajudou a compreender melhor a expansão do Universo. Atualmente, a Astronomia, através do avanço tecnológico, consegue desenvolver pesquisas mais precisas e explorar o espaço.

É uma área científica bastante extensa, com várias áreas de estudo específicas, como a Cosmologia, a Astronomia Estelar, a Astronomia Galáctica, a Astronomia Extragaláctica e muitas outras.

Entenda mais sobre o Sistema Solar e Sol.

Qual a importância da Astronomia

Céu estrelado em tons de azul escuro e roxo e um ao lado direito a estrutura de um grande telescópio cinza.
Observatório astronômico de Mauna Kea, no Havaí, Estados Unidos.

A relevância da Astronomia para a humanidade é maior e mais diversa do que se imagina. Apesar de parecer uma área científica distante da realidade e do cotidiano das pessoas, ela explica fenômenos naturais importantes presentes na vida de todos.

Por exemplo: o amanhecer e anoitecer, as estações do ano, o movimento das marés, as auroras boreais e austrais, solstícios e equinócios.

Além de perguntas menos práticas, como sobre o surgimento do Universo, a formação da Terra, a composição das estrelas e de outros planetas, e ainda se existe vida extraterrestre.

A Astronomia permite o melhor desenvolvimento do estudo científico em geral, teorias como da Relatividade, de Albert Einstein, e da Gravidade, de Isaac Newton, tiveram como base dados e observações astronômicas.

Também é muito significativa para o avanço tecnológico das telecomunicações e do monitoramento ambiental e militar, especialmente no desenvolvimento de satélites.

São os astrônomos que realizam a observação do espaço e sinalizam quando mudanças acontecem na nossa galáxia e podem afetar a Terra.

Diferença entre Astronomia e Astrologia

É comum se confundir a Astronomia e a Astrologia que, apesar de as duas áreas terem como foco os corpos celestes, têm funções, objetivos e métodos completamente diferentes.

Enquanto a Astronomia é a ciência responsável em estudar todos os corpos celestes, a Astrologia é uma pseudociência, trata-se de da prática de perceber a influência dos astros na vida e personalidade das pessoas.

A Astrologia não tem comprovação científica. Quem pratica a astrologia é chamado de astrólogo. Normalmente, é praticada associada a doutrinas religiosas e espirituais

Veja mais sobre Astrologia.

Fontes bibliográficas

MILONE, A. Astronomia no dia a dia. In: Introdução à astronomia e astrofísica. Instituto Nacional de Pesquisas Aeroespaciais, 2018.

SHAPPO, M. Astronomia: os astros, a ciência e a vida cotidiana. São Paulo: Contexto, 2022.

Equipe do Significados
Equipe do Significados
O Significados conta com uma equipe de especialistas e entusiastas para produzir, organizar e revisar os conteúdos.
Outros conteúdos que podem interessar