Diferença entre Atacado e Varejo (comércio)
Atacado e varejo são duas modalidades distintas de comercialização de produtos, com características e públicos próprios.
O atacado fornece produtos em grandes quantidades, geralmente para revenda, enquanto o varejo vende em menor quantidade, mas diretamente ao público alvo.
Juntos, estes modelos de comércio suprem as diferentes demandas do mercado e movimentam a economia.
Comércio atacadista
O comércio atacadista (ou atacado) é a venda de produtos em grande quantidade, geralmente destinada à revenda por parte de outros comerciantes. Por esse motivo, o mercado atacadista é marcado pela produção em massa de produtos iguais e pelo preço baixo, tendo em vista que o lucro é obtido através da alta quantidade vendida.
O vendedor por atacado é comumente chamado de “distribuidor”, tendo em vista que, em regra, repassa as mercadorias para outros comerciantes. Assim, na maioria das vezes, o atacadista é a própria fábrica criadora do produto. Vale esclarecer, no entanto, que nada impede que o atacadista venda direto para o consumidor final.
Comércio varejista
O comércio varejista (ou varejo) é a modalidade de venda que atende diretamente o consumidor final, e a forma mais comum de venda utilizada no cotidiano de lojas e mercados. No varejo, os produtos são vendidos em unidades ou em pequenas quantidades, segundo a necessidade exata do consumidor. Por esse motivo, o preço sempre será mais alto do que no atacado.
É importante ressaltar que a venda realizada pelo atacadista diretamente ao consumidor final não qualifica varejo.
Veja mais sobre o varejo.
Diferenças entre atacado e varejo
Com o mercado cada vez mais dinâmico, os comerciantes ajustam seus negócios conforme as demandas e acabam por flexibilizar as diferenças entre atacado e varejo. No entanto, em termos gerais é possível afirmar que:
Atacado | Varejo | |
---|---|---|
Mercado Visado | Atacados menores ou varejos (revenda) | Consumidor final |
Volume de Compras | Alto volume | Baixo volume |
Modo de Operação | Frota de veículos e depósitos geralmente situados fora do perímetro urbano | Lojas situadas no perímetro urbano |
Área de Atuação | Nacional, estadual ou municipal | Local* |
Custo da Mercadoria | Preço unitário reduzido devido ao alto volume de vendas | Maior preço unitário devido ao baixo volume de vendas |
Atacarejo
Existe ainda a modalidade intermediária de venda popularmente chamada de atacarejo. Como o próprio nome sugere, o atacarejo combina características de atacado e varejo para atender demandas específicas de quantidade e preço.
Assim, o atacarejo comercializa produtos em quantidades médias e preços ajustados, geralmente para pequenos comerciantes ou para o consumidor final.