Austrália
A Austrália é um país localizado no continente Oceania. É o sexto maior país em área total, 7.688.000 km². Sua capital é Canberra e o idioma oficial, o inglês.
A população australiana é de 26,01 milhões de pessoas, dados de 2022. O Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) é de 0,951, um dos maiores do mundo.
Está dividida em 6 estados e 2 territórios. Os estados são: Nova Gales do Sul, Vitoria, Queensland, Tasmânia, Austrália do Sul e Austrália Ocidental; já os territórios são Território do Norte e Território da Capital Australiana.
O país é uma monarquia constitucional parlamentarista, membro da Commonwealth, com o Rei Charles III como chefe de Estado. A economia é desenvolvida, com destaque para a mineração, agricultura, serviços financeiros e turismo. Seu Produto Interno Bruto (PIB) é de 1,69 trilhões de dólares (2023).
A Austrália também é conhecida por sua diversidade natural, com desertos, planícies, florestas tropicais, praias e uma fauna riquíssima, com espécies endêmicas de animais, por exemplo: o canguru, coala e o ornitorrinco.
Veja a localização da Austrália no mapa-mundi:
População da Austrália
A Austrália tem 26,01 milhões de habitantes, seu Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) é um dos altos do mundo, com um valor de 0,946, em uma numeração em que a nota máxima é 1. Isso significa que a qualidade de vida é elevada, contando com um dos melhores sistemas de saúde e educação de qualidade.
A população australiana é diversificada, a maioria das pessoas são descendentes dos colonizadores europeus (ingleses), mas há também a presença dos povos indígenas aborígines, que são originários da região, assim como outros grupos étnicos provenientes de fluxos de imigração.
A maioria da população vive nas áreas urbanas, com cidades como Sydney, Melbourne, Brisbane, Perth e Adelaide concentrando a maioria dos habitantes.
Conheça também mapa-mundi e países da América Central.
História da Austrália
Os primeiros habitantes da Austrália foram os povos indígenas conhecidos como aborígenes australianos, que vivem na região há mais de 50.000 anos. Esses povos possuíam diversidade de culturas, línguas e tradições, e estavam espalhados por várias áreas.
Já os primeiros europeus chegaram à Austrália em 1606, holandeses liderados por Willem Janszoon. Contudo, a região foi reivindicada para o Império Britânico, em 1770, pelo navegador inglês James Cook.
A colonização britânica começou oficialmente em 1788 com a chegada da Primeira Frota, composta principalmente de presos condenados na Grã-Bretanha. Ao longo dos séculos seguintes, vários tipos de colônias foram criadas no território, muitas com a função de colônias penais.
A exploração britânica resultou em impactos devastadores para os povos indígenas, que enfrentaram conflitos violentos, perda de terras e disseminação de doenças.
A Austrália ao poucos foi se tornando autônoma, tornando-se país independente em 1901, integrando a Commonwealth (mantendo o rei ou rainha do Reino Unido como chefe de Estado).
Durante o século XX, a Austrália conseguiu se desenvolver e se tornou uma nação industrializada e moderna. Mesmo participando ativamente das duas guerras mundiais (ao lado dos Aliados), conseguiu construir uma economia próspera e democracia estável.
Conheça também outros países da Oceania.
Características da Austrália
Vegetação da Austrália
A vegetação da Austrália é diversificada devido à dimensão do país e às diferentes condições climáticas e geográficas. Há florestas tropicais úmidas, principalmente ao leste e ao norte; e florestas de eucalipto, espalhadas por quase todo o território.
Existem florestas subtropicais e temperadas, em regiões de clima mais ameno, no sudoeste. Possuem também vegetação costeira, típica do litoral e das costas, e áreas de savana e deserto no norte e no centro, respectivamente.
Conheça também as características da África.
Clima da Austrália
Assim como a vegetação, o clima na Austrália é bastante variado. O clima tropical está presente ao norte, o subtropical ao leste e sudeste, e o temperado está na parte sul, podendo até mesmo nevar nas áreas de montanha.
Climas árido e semiárido são encontrados no interior do país, na região central, em que há poucas chuvas e temperaturas extremas, com verões muito quentes e invernos frios. Há ainda o clima mediterrâneo em partes do sul do país, com verões quentes e secos e invernos suaves e úmidos.
Relevo da Austrália
A Austrália é formada por planícies costeiras, no leste, onde vivem a maioria da população. O litoral também é composto de enseadas, baías, penínsulas e falésias.
Há também planícies no interior, assim como planaltos e regiões de deserto, mais ao centro. O país tem várias cordilheiras e montanhas, como Cordilheira Australiana, Cordilheira da Austrália Ocidental e Cordilheira MacDonnell.
Veja também o mapa da América do Sul e da América do Norte.
Fauna da Austrália
A fauna australiana é famosa por sua diversidade e singularidade, com muitas espécies endêmicas, ou seja, encontradas somente no país. Devido ao seu isolamento geográfico, ao longo de milhões de anos, a Austrália desenvolveu uma fauna com características únicas.
Os cangurus e os coalas são exemplos de marsupiais somente encontrados no país, e que se tornaram símbolo da nação australiana. Acredita-se que existam mais de 300 mil espécies de animais na região.
Os ornitorrincos também são endêmicos, estão entre os poucos mamíferos que põem ovos. Já os diabos-da-tasmânia são outro exemplo de animal australiano, sendo encontrado somente na Ilha da Tasmânia, no sul do país.
Veja também: mapa da América Latina e mapa da Ásia.