Bálsamo
O que é um bálsamo:
Bálsamo é um tipo de planta originária do continente asiático e africano (especificamente na África do Sul) e que é conhecida por ter diversas propriedades curativas.
O uso do bálsamo no tratamento de algumas doenças remonta aos costumes da medicina natural e popular, baseada principalmente em substâncias e plantas encontradas na natureza.
No caso do bálsamo (Sedum dendroideum), da família das Crassulaceae, os relatos apontam que desde tempos remotos da civilização, as pessoas já observaram propriedades anti-inflamatórias, cicatrizantes e relaxantes, que ajudavam a curar várias enfermidades.
Para a medicina natural, o uso do bálsamo pode ser útil para o tratamento da diabete, de úlceras, da bronquite, de queimaduras, de inflamações na pele, gastrointestinais e musculares, além de dores de cabeça, frieiras, contusões, infecções respiratórias, epilepsia e infecções urinárias.
O bálsamo pode ser utilizado tanto externamente, como unguento, por exemplo; ou ingerido, seja em forma de salada (para tratar inflamações gástricas) como em chá ou suco.
Devido ao “poder curativo” atribuído ao bálsamo, este termo ganhou um sentido figurado para se referir a qualquer pasta ou substância natural que promova o alívio e conforto de algum mal físico.