Bandeira da Espanha
Bandeira da Espanha é o símbolo máximo da integridade deste país unido sob a coroa real.
Também conhecida por Rojigualda pelos espanhóis, a bandeira da Espanha é bicolor, formada por três faixas horizontais: vermelha (no topo), amarela (no centro) e vermelha (em baixo).
As faixas não possuem a mesma dimensão. A central, amarela, possui o dobro do tamanho das faixas vermelhas localizadas nas extremidades da bandeira. A proporção oficial da bandeira espanhola é de 2:3.
No centro da bandeira existe um brasão que representa as regiões que formam o país, simbolizando as suas autonomias. Porém, sob o brasão, a figura da coroa é interpretada como o poder centralizado do reino espanhol sobre todas as regiões.
O atual modelo da bandeira da Espanha foi instaurado pelo parlamento espanhol em outubro de 1981.
A origem desta bandeira remonta ao reinado de Carlos III que, na tentativa de diferenciar o símbolo do seu reino dos demais (que costumavam utilizar a bandeira com o predomínio da cor branca), adotou o vermelho e amarelo, por serem cores bastante fáceis de identificar.
Significado das cores da bandeira da Espanha
Não existe um significado oficial para as cores que formam a bandeira da Espanha, no entanto, ao longo dos anos, foram atribuídas algumas interpretações populares e informais.
A cor vermelha seria uma referência a valentia e conquista do povo espanhol, enquanto a cor amarela serve para simbolizar as riquezas (o ouro) adquiridas pelo país e a alegria dos espanhóis.
Significado do brasão da bandeira da Espanha
Como foi mencionado anteriormente, enquadrado na faixa amarela da bandeira espanhola, está o brasão de armas da Espanha.
Cada quarto do brasão representa uma das regiões autônomas do país que, em outros tempos, eram reconhecidas como antigos reinos: um leão vermelho, representando o reino de Leão; um castelo amarelo, que representa o reino de Castela; as barras verticais vermelhas e amarelas, que representam o emblema de Aragão e Catalunha; e as correntes de ouro, que simbolizam a região de Navarra.
Na base do brasão também existe a figura de um romã, simbolizando a cidade de Granada. No centro do escudo, vê-se também três flores de lis, que representa a casa de Bourbon.
De cada lado do escudo, existem duas colunas que representam os “portões do Mediterrâneo”, simbolizando o encontro entre a Europa e a África, no estreito de Gibraltar.
A expressão em latim “Plus Ultra” (“Mais Além”, em português) também está presente no brasão, como uma homenagem as grandes descobertas e conquistas espanholas na América.
Veja outras bandeiras de países, a bandeira de Portugal e a bandeira da Holanda.