Bandeira da Rússia (significado, simbologia e história)
A bandeira da Rússia é tricolor, com listras horizontais nas cores branco, azul e vermelho - de cima para baixo. Todas as listras têm a mesma altura e a bandeira tem proporção 2:3, isto é, se ela for feita com 2 metros de largura, deve ter 3 metros de comprimento.
A bandeira nas cores branco, azul e vermelho foi usada pela primeira vez em 1705, pelos navios mercantes. A função da bandeira era permitir a identificação do navio por outras embarcações.
Depois da Revolução Russa, a bandeira passou a ser vermelha com uma foice, um martelo e uma estrela. Essa bandeira foi usada até a queda da União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS), em 1991, quando foi restabelecida a bandeira tricolor.
Bandeira atual da Rússia.
A história da Bandeira da Rússia
A história da bandeira da Rússia pode ser melhor compreendida com a divisão entre o período imperial e a Revolução Russa até a queda da União Soviética. Entenda:
Rússia Imperial
Acredita-se que a bandeira da Rússia tenha sido inspirada na bandeira dos Países Baixos, também conhecidos como Holanda. Durante visita a esse país, o imperador russo Pedro I chegou à conclusão de que, assim como a Holanda, sua marinha precisaria de uma bandeira.
Pedro I decidiu que a bandeira da marinha seria das mesmas cores da Holanda, porém com uma ordem diferente: branco na parte superior, azul no meio e vermelho na base. Essa bandeira começou a ser usada pelos navios mercantes russos em 1705.
Usada a princípio apenas nos navios, em 1883 seu uso em terra foi autorizado e em 1896 tornou-se a bandeira oficial do país.
As cores da bandeira russa também representam o pan-eslavismo, um movimento político e sociocultural do século XIX que buscava a união dos povos eslavos - povos originários da região da Rússia que se espalharam pelo continente europeu.
Países como Sérvia, República Tcheca, Eslovênia, Eslováquia e Croácia também usam em suas bandeiras as cores pan-eslavas.
Veja também: Império.
A Revolução Russa
Em 1917 aconteceu a Revolução Russa, um levante popular que aboliu a monarquia e implantou um governo com base em ideais socialistas.
Um ano após a revolução, em 1918, a bandeira tricolor foi substituída pela bandeira socialista. A princípio a bandeira era vermelha e no canto superior esquerdo trazia as iniciais da República Socialista Federativa Soviética Russa.
Ao longo dos anos, a bandeira do país sofreu mudanças, mas o principal e mais conhecido pavilhão - outro nome dado às bandeiras - é a vermelha, com uma foice e um martelo cruzados, e com uma estrela de cinco pontas em cima.
Veja também o significado de revolução.
Queda da União Soviética
Em 1991 ocorre a dissolução da União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS) e a bandeira tricolor voltou a ser usada no país. Mas foi apenas em 1993 que ela se tornou a bandeira nacional, com as especificações usadas até hoje.
Simbologia das bandeiras utilizadas na Rússia
- Bandeira imperial: o branco representava Deus, o azul significava o Imperador (Czar) e a cor vermelha aludia ao povo russo.
- Bandeira socialista: o martelo representava os trabalhadores da indústria e a foice os trabalhadores do campo, esses objetos estavam cruzados para representar a união dessas duas classes de trabalhadores. A estrela na parte superior representava o domínio do partido comunista.
- Bandeira atual: a Constituição Russa atual não atribui simbolismos às cores da bandeira, porém acredita-se que o vermelho simbolize a coragem e o amor, o azul a fé e a honestidade e o branco a franqueza e a nobreza.
Bandeira Presidencial
A Rússia tem uma bandeira presidencial, que é igual à bandeira oficial, mas possui o Brasão do país no meio.
O brasão russo atual é derivado de brasões usados pela Rússia ao longo dos séculos. Ele apresenta-se como uma águia de duas cabeças, cada uma olhando para um lado, o que representa o domínio russo tanto ao ocidente como ao oriente.
Sobre suas cabeças estão três coroas imperiais, que representam a unificação das províncias de Novogárdia e Moscóvia, que deram origem ao que hoje é a Rússia. E em seu centro está a imagem de São Jorge, padroeiro do país.
Saiba mais sobre as bandeiras dos países (e seus significados) e as características do comunismo.