Significado da Bandeira de Minas Gerais
Bandeira de Minas Gerais é um dos principais símbolos oficiais do estado brasileiro de Minas Gerais, além de servir como homenagem a um dos marcos mais importantes da história do Brasil: a Inconfidência Mineira.
A bandeira de Minas Gerais é branca com um triângulo equilátero vermelho no centro, sendo este contornado com a expressão em latim "LIBERTAS QUAE SERA TAMEN", que significa "LIBERDADE AINDA QUE TARDIA".
O significado do triângulo é uma referência à Sagrada Trindade, sendo a ideia da sua incorporação na bandeira de Joaquim da Silva Xavier, o Tiradentes, conhecido por ser um dos membros mais significativos do movimento da Inconfidência.
A Sagrada Trindade, de acordo com a Maçonaria (Tiradentes e outros inconfidentes participavam deste grupo), representa a junção dos ideais de liberdade, fraternidade e igualdade, sendo estes também elementos básicos da Revolução Francesa.
A bandeira é composta por três cores: branco, vermelho e preto. O vermelho (triângulo) foi adotado por fazer referência ao ideal revolucionário da Inconfidência Mineira, e o preto é a cor para dar destaque ao lema "libertas quae sera tamen".
A atual versão da bandeira de Minas Gerais foi instituída pela lei nº 2.793, de 8 de janeiro de 1963.
Significado da frase Libertas Quæ Sera Tamen
Esta frase em latim significa "Liberdade ainda que tardia", como dito. Originalmente, a criação deste lema foi de Alvarenga Peixoto, um inconfidente, inspirado a partir de um verso de um poema do poeta romano Virgílio: "Libertas, quæ sera tamen, respexit inertem".
A suposta tradução para a frase original em latim do poema seria "Liberdade, a qual, embora tarde, (me) viu inerte", no entanto existem algumas divergências sobre ser esta a correta tradução.
Saiba mais sobre a bandeira do Brasil e dia da Bandeira do Brasil.