Bandeiras de todos os países do mundo
As bandeiras representam simbolicamente a soberania das nações mundiais, refletindo as suas respectivas origens, valores, história e outras características. Cada país determina, por lei, os detalhes do protocolo oficial que rege o modo como a bandeira deve ser tratada.
Conheça as bandeiras de todos os países:
Significados das bandeiras principais dos países
As bandeiras são um dos mais importantes símbolos dos Estados soberanos e devem ser estritamente respeitadas.
Bandeira da África do Sul
A bandeira sul-africana tem seis cores: o preto simboliza a população negra, o branco, a população branca. Já o amarelo representa o ouro, o vermelho simboliza o sangue, o azul e o verde, o céu e o solo, respectivamente.
O Y deitado, em verde, representa o caminho da nação que se une após o fim do apartheid, em 1994.
Capital: Pretória
Idioma predominante: inglês
Moeda: Rand
Área territorial: 1.221.037 km²
Bandeira da Alemanha
A bandeira alemã é formada por três listras horizontais nas cores preta (topo), vermelha (meio) e amarelo-ouro (base).
Ao contrário da interpretação observada nas bandeiras da maioria dos países, onde cada cor tem um significado, as cores da bandeira da Alemanha simbolizam, em conjunto, os ideais de liberdade e democracia.
Capital da Alemanha: Berlim
Idioma predominante: alemão
Moeda: Euro
Área territorial: 357.051 km²
Saiba mais sobre a bandeira da Alemanha.
Bandeira de Angola
Os símbolos em dourado no centro da bandeira angolana representam os trabalhadores do país. A meia roda simboliza as pessoas que trabalham na indústria, e o facão, as pessoas que trabalham nas zonas rurais.
O vermelho significa o sangue dos angolanos mortos na guerra pela independência. A cor preta representa o continente africano.
Capital: Luanda.
Idioma predominante: português.
Moeda: Kwanza.
Área territorial: 1.246.700 km².
Bandeira da Arábia Saudita
A bandeira da Arábia Saudita é predominante verde, cor que representa o islamismo. A espada no centro inferior homenageia o primeiro rei do país. Já o escrito acima da espada diz " Não há deus senão Allah, e Maomé é o seu mensageiro".
Capital: Riad
Idioma predominante: Árabe
Moeda: Rial saudita
Área territorial: 2.150.000 km²
Bandeira da Argélia
A estrela e a lua crescente no centro da bandeira da Argélia remetem ao islamismo. O símbolo representa o islã em diversas bandeiras de países de maioria muçulmana.
A cor verde também representa o islamismo, o branco simboliza a pureza.
Capital: Argel
Idioma predominante: berbere e árabe
Moeda: Dinar argelino
Área territorial: 2.381.741 km².
Bandeira da Argentina
É formada por três faixas horizontais, sendo a primeira e a última de cor azul-celeste, e a central da cor branca. No centro da bandeira está o símbolo do Sol de Mayo, uma referência direta à Revolução de Maio (1810), que marcou o início da independência do país.
Capital da Argentina: Buenos Aires
Idioma predominante: espanhol
Moeda: Peso argentino
Área territorial: 2.780.400 km²
Saiba mais sobre a bandeira da Argentina.
Bandeira da Austrália
Predominam três cores: azul, vermelho e branco. A bandeira australiana pode ser dividida em três partes: a representação da constelação do Cruzeiro do Sul (lado direito); a Union Jack, nome dado a bandeira do Reino Unido (canto superior esquerdo); e uma grande estrela branca de sete pontas (Estrela da Federação).
Capital da Austrália: Camberra
Idioma predominante: inglês
Moeda: Dólar australiano
Área territorial: 7.692.024 km²
Saiba mais sobre a bandeira da Austrália.
Bandeira da Áustria
A bandeira austríaca é uma das mais antigas do mundo, remonta à Idade Média. As cores branca e vermelha estão relacionadas ao uniforme que os combatentes usaram durante as Cruzadas: a vestimenta era de cor branca, mas com as batalhas acabava por ficar manchada de vermelho devido ao sangue dos feridos e mortos.
Capital: Viena
Idioma predominante: alemão
Moeda: Euro
Área territorial: 83.878 km²
Bandeira das Bahamas
As faixas horizontais azuis na bandeira das Bahamas simbolizam os mares que cercam o arquipélago. A faixa amarela ao meio significa as areias das praias. Já o triângulo deitado preto representa a unidade da nação.
Capital: Nassau
Idioma predominante: inglês
Moeda: Dólar das Bahamas
Área territorial: 13.880 km²
Bandeira da Bélgica
A bandeira belga possui três faixas verticais nas cores preta, amarela e vermelha. As cores remetem ao Ducado de Brabant, do qual a região fez parte, entre invasões e tomadas de poder por estrangeiros, até a criação da Bélgica em 1830.
As cores da bandeira da Bélgica são as mesmas do brasão do Ducado de Brabant.
Capital: Bruxelas
Idioma predominante: holandês, alemão e francês
Moeda: Euro
Área territorial: 30.688 km²
Bandeira do Brasil
A bandeira do Brasil tem quatro cores oficiais: verde, amarelo, azul e branco. Na faixa branca no centro da bandeira está a frase "Ordem e Progresso", citação esta baseada nos ideais positivistas do filósofo francês Augusto Comte.
Ao contrário da crença popular, as cores da bandeira nacional remetem às cores do brasão da família real portuguesa, que também continham as cores verde, amarelo, azul e branco.
As 27 estrelas representam os estados brasileiros e o distrito federal. Sendo que a única estrela acima da faixa central representa o Pará, estado com maior território acima da Linha do Equador.
Veja também: Significado do Hino Nacional Brasileiro (interpretação de cada estrofe) e Dia da Bandeira do Brasil (19 de novembro)
Capital do Brasil: Brasília
Idioma predominante: português
Moeda: Real
Área territorial: 8.515.767,049 km²
Saiba mais sobre a bandeira do Brasil.
Bandeira da Bulgária
A bandeira búlgara possui três faixas horizontais nas cores verde, branca e vermelha. As cores branca e vermelha remetem à bandeira russa. A região da Bulgária pertenceu ao território russo até 1878, quando aconteceu a chamada guerra russo-turca.
Com a independência, a Bulgária adotou as duas cores da bandeira russa e acrescentou a cor verde, que representa o desenvolvimento agrícola do país após a liberdade.
Capital: Sófia
Idioma predominante: búlgaro
Moeda: Euro
Área territorial: 110.994 km²
Bandeira de Cabo Verde
Na bandeira de Cabo Verde, as faixas superior e inferior em azul representam o céu e o mar. As duas faixas brancas simbolizam a paz que o seu povo busca. O vermelho significa o esforço do povo para alcançar a paz.
As dez estrelas em formato de círculo simbolizam as dez ilhas que constituem o país.
Capital: Cidade da Praia
Idioma predominante: português e crioulo
Moeda: Escudo caboverdiano
Área territorial: 4033 km²
Bandeira de Camarões
A bandeira de Camarões traz uma estrela ao centro, chamada estrela da unidade. A faixa verde representa as florestas do país, a faixa vermelha, assim como a estrela, representam unidade. Já a faixa amarela significa o sol e as savanas do país.
O verde, o vermelho e o amarelo estão presentes em diversas bandeiras de países africanos por serem consideradas as cores do pan-africanismo.
Capital: Yaoundé
Idioma predominante: francês e inglês
Moeda: Franco CFA
Área territorial: 475.442 km²
Bandeira do Canadá
A bandeira do Canadá possui duas linhas vermelhas verticais e uma branca, onde está localizada uma representação da folha de bordo. Símbolo do país, essas folhas ganham especial beleza no outono, quando ficam avermelhadas.
Capital do Canadá: Ottawa
Idioma predominante: inglês e francês
Moeda: Dólar canadense
Área territorial: 9.984.670 km2
Saiba mais sobre a bandeira do Canadá.
Bandeira do Catar
O branco da bandeira do Catar, como tradicionalmente acontece, representa a paz. O bordô ou púrpura simboliza o sangue dos que lutaram nas guerras que aconteceram no país.
A parte serrada, com nove pontas, que está na transição da cor branca para o bordô, representa a união aos Emirados Reconciliados do Golfo Pérsico. O Catar foi o nono membro.
Capital: Doha
Idioma predominante: árabe
Moeda: Rial catarense
Área territorial: 11.571 km²
Bandeira do Chile
O branco, o vermelho e o azul são as cores oficiais da bandeira do Chile, que possui também uma estrela branca na parte azul, conhecida como La Estrella Solitaria.
Muitas pessoas confundem a bandeira chilena com a texana (estado pertencente aos Estados Unidos). Além da tonalidade das cores de ambas, outra diferença de destaque é o prolongamento da faixa vertical azul na bandeira do Texas.
Capital do Chile: Santiago
Idioma predominante: espanhol
Moeda: Peso chileno
Área territorial: 756.950 km²
Saiba mais sobre a bandeira do Chile.
Bandeira da China
A bandeira da China tem o fundo totalmente vermelho, com cinco estrelas amarelas dispostas no canto superior direito, sendo que uma é maior do que as outras.
A bandeira chinesa é uma representação dos ideias do movimento comunista. A cor amarela das estrelas significa o brilho do solo chinês iluminado pelo sol, enquanto que a estrela maior (em destaque) seria o Partido Comunista (PCC).
Capital da China: Pequim
Idioma predominante: mandarim
Moeda: Renminbi (Yuan)
Área territorial: 9.596.961 km²
Saiba mais sobre a bandeira da China.
Bandeira da Colômbia
A bandeira da Colômbia é formada por três listras: amarelo, azul e vermelho. O amarelo simboliza o ouro e as riquezas naturais, o azul representa o Oceano Pacífico e o Oceano Atlântico, que banham o país, e a cor vermelha simboliza o sangue daqueles que lutaram pela independência do país.
Capital da Colômbia: Bogotá
Idioma predominante: espanhol
Moeda: Peso colombiano
Área territorial: 1.138.914 km2
Saiba mais sobre a bandeira da Colômbia.
Bandeira da República Democrática do Congo
A bandeira congolesa tem a cor azul predominante, que representa a paz. A faixa vermelha simboliza o sangue dos que lutaram pela independência do país, as duas faixas estreitas em amarelo significam as riquezas minerais.
A estrela amarela no canto superior direito simboliza o futuro próspero.
Capital: Kinshasa
Idioma predominante: francês
Moeda: Franco congolês
Área territorial: 2.345.000 km²
Bandeira da República do Congo
Assim como outros países africanos, o Congo adota na sua bandeira as cores do pan-africanismo. O verde também significa a agricultura do país e o amarelo representa a nobreza do povo.
Capital: Brazzaville
Idioma predominante: francês
Moeda: Franco CFA
Área territorial: 342.000 km²
Bandeira da Coreia do Norte
O azul, o vermelho e o branco na bandeira norte-coreana significam, respectivamente, a paz e a vitória, o espírito de luta, a cor tradicional da Coreia do Norte. A estrela vermelha é associada ao socialismo.
Capital: Pyongyang
Idioma predominante: coreano
Moeda: Won norte-coreano
Área territorial: 120.540 km²
Bandeira da Coreia do Sul
A cor branca na bandeira sul-coreana representa a paz e a pureza. O traços pretos, chamados triagramas, simbolizam as quatro virtudes, os quatro elementos da naturais, as quatro estações do ano, os quatro significados e os quatros pontos cardeais.
O círculo central em vermelho e azul representam o yin-yang.
Capital: Seul
Idioma predominante: coreano
Moeda: Won sul-coreano
Área territorial: 100.210 km²
Bandeira da Costa do Marfim
As cores da bandeira da Costa do Marfim simbolizam: o laranja, a terra e a fertilidade; o branco, a paz justa; o verde, a esperança e as florestas nacionais.
Capital: Yamussucro
Idioma predominante: francês
Moeda: Franco CFA
Área territorial: 322.463 km²
Bandeira da Costa Rica
Com cinco listras horizontais, a bandeira costarriquenha tem três cores oficiais: azul, branco e vermelho.
No centro, do lado esquerdo, está o brasão de armas da Costa Rita, que simboliza o histórico de lutas e guerras que o país já enfrentou em prol da sua soberania ao longo dos anos.
Capital da Costa Rica: San José
Idioma predominante: espanhol
Moeda: Colón costa-riquenho
Área territorial: 51.100 km²
Bandeira da Croácia
Formada por três listras horizontais nas cores: vermelha (topo), branca (centro) e azul (base). No centro da bandeira croata está o escudo oficial do país, uma representação do povo daquela nação.
Todas as cores presentes na bandeira da Croácia fazem parte do movimento de união dos povos eslavos (cores pan-eslavas), que teve início no século XX.
Capital da Croácia: Zagreb
Idioma predominante: língua croata
Moeda: Kuna croata
Área territorial: 56.542 km²
Saiba mais sobre a bandeira da Croácia.
Bandeira de Cuba
As três listras azuis da bandeira cubana simbolizam a divisão territorial do país na época em que foi criada, em 1850. As duas listras brancas representam a pureza. O triângulo deitado vermelho está relacionado com os ideais da república: igualdade, fraternidade e liberdade. Além de significar o sangue dos que lutaram pela independência.
A estrela branca sobre o triângulo está relacionada com a solidariedade entre os povos.
Capital: Havana
Idioma predominante: espanhol
Moeda: Peso cubano
Área territorial: 110. 860 km²
Bandeira da Dinamarca
Assim como a bandeira da Áustria, a bandeira dinamarquesa é uma das mais antigas do mundo e remonta os tempos das Cruzadas Medievais. A cruz branca, que vai de uma ponta a outra da bandeira, chama-se cruz nórdica.
Capital: Copenhague
Idioma predominante: dinamarquês
Moeda: Coroa dinamarquesa
Área territorial: 42.933 km²
Bandeira de El Salvador
As duas faixas horizontais azuis na bandeira representam os Oceanos Atlântico e Pacífico que banham a América Central. A faixa branca ao meio simboliza a paz, no centro está o Brasão das Armas do país.
El Salvador também possui outra bandeira, também em azul e branco, mas sem o Brasão das Armas. Essa bandeira é usada para fins civis e internos.
Capital: São Salvador
Idioma predominante: espanhol
Moeda: Dólar dos Estados Unidos e Bitcoin
Área territorial: 21.041 km²
Bandeira dos Emirados Árabes Unidos
A bandeira dos Emirados Árabes tem tradicionalmente as cores pan-arábicas. O vermelho em uma faixa vertical representa a unidade. Já as faixas horizontais verde, branca e preta simbolizam a fertilidade, a neutralidade e a riqueza (o petróleo), respectivamente.
Capital: Abu Dhabi
Idioma predominante: árabe
Moeda: Dirham dos Emirados Árabes Unidos
Área territorial: 83.600 km²
Bandeira do Equador
A bandeira equatoriana tem as cores amarela, azul e vermelho. O amarelo representa as riquezas do país, o azul, o mar que banha a região, e o vermelho simboliza o sangue das pessoas que lutaram pela independência. Ao centro está o brasão do país, que é formado por símbolos culturais e da independência.
Capital: Quito
Idioma predominante: espanhol
Moeda: Dólar dos Estados Unidos
Área territorial: 283.560 km²
Bandeira da Espanha
A bandeira espanhola é bicolor, constituída por três faixas horizontais nas cores vermelha (topo e base) e amarela (centro). Na parte central da bandeira também está o brasão do país, representando as diferentes regiões autônomas que formam a Espanha.
Capital da Espanha: Madrid
Idioma predominante: espanhol
Moeda: Euro
Área territorial: 504.030 km²
Saiba mais sobre a bandeira da Espanha.
Bandeira dos Estados Unidos da América
As estrelas vistas na bandeira dos Estados Unidos representam cada um dos 50 estados que compõem o país. Já as listras horizontais (vermelhas e brancas) simbolizam as 13 colônias inglesas que deram origem à esta nação.
A bandeira estadunidense é popularmente conhecida como The Stars and Stripes ou Old Glory.
Capital dos Estados Unidos: Washington, D.C
Idioma predominante: inglês
Moeda: Dólar
Área territorial: 9.371.175 km²
Saiba mais sobre a bandeira dos Estados Unidos.
Bandeira da Etiópia
Ao centro da bandeira etíope está o brasão das armas do país: um círculo azul com a estrela dourada ao meio. Os raios da estrela representam a prosperidade e a cor azul do círculo, a paz.
O verde, o amarelo e o vermelho são as cores do pan-africanismo.
Capital: Addis Ababa
Idioma predominante: etíope (língua amárica)
Moeda: Birr etíope
Área territorial: 1.104.000 km²
Bandeira de Fiji
Apesar das Ilhas Fiji terem conquistado a independência do Reino Unido, mantém no canto superior direito a bandeira da Grã-Bretanha. A cor azul clara que predomina na bandeira, simboliza o Oceano Pacífico. Ao lado esquerdo, está o brasão das armas do país.
Capital: Suva
Idioma predominante: inglês, fijiano, hindi fijiano
Moeda: Dólar fijiano
Área territorial: 18.274 km²
Bandeira da Finlândia
A Finlândia tem em sua bandeira as cores branca e azul características dos países escandinavos. A cruz em azul.que vai de uma extremidade a outra da bandeira, é a cruz nórdica. Também presente na bandeira da Dinamarca e outros países da região.
Capital: Helsínquia
Idioma predominante: finlandês e sueco
Moeda: Euro
Área territorial: 338.440 km²
Bandeira da França
A bandeira francesa é formada por três faixas verticais de mesmo tamanho. As suas cores oficiais são: azul (faixa esquerda), branco (faixa central), e vermelho (faixa direita).
Os ideias da Revolução Francesa são a base da interpretação da bandeira da França, sendo cada cor associada a um dos princípios do movimento: Liberdade (azul), Igualdade (branco) e Fraternidade (vermelho).
Capital da França: Paris
Idioma predominante: francês
Moeda: Euro
Área territorial: 543.965 km²
Saiba mais sobre a bandeira da França.
Bandeira de Gana
Gana também traz em sua bandeiras as cores do pan-africanismo. Mas o vermelho, amarelo e verde também presentam o sangue dos que lutaram e morreram pela independência do país, os minerais e as florestas, respectivamente.
A estrela preta ao centro simboliza a emancipação africana diante do colonialismo.
Capital: Acra
Idioma predominante: inglês
Moeda: Cedi ganês
Área territorial: 238.533 km²
Bandeira da Grécia
A bandeira grega é visualmente formada a partir da junção de diferentes padrões de linhas, predominando as nove listras horizontais nas cores azul e branco. No canto superior direito da bandeira está um quadrado azul com uma cruz branca no centro.
As cores da bandeira remetem a elementos naturais do país, enquanto que a cruz branca no canto superior simboliza a presença da tradicional Igreja Católica Ortodoxa na Grécia
Capital da Grécia: Atenas
Idioma predominante: grego
Moeda: Euro
Área territorial: 131.990 km².
Saiba mais sobre a bandeira da Grécia.
Bandeira da Guatemala
As duas faixas verticais em azul na bandeira da Guatemala representam os dois oceanos, Atlântico e Pacífico, que banham o país. A faixa branca ao meio simboliza tanto a própria Guatemala, banhada pelos oceanos, quanto a paz.
Ao centro, há o brasão do país: as folhas de oliveira e a ave que representam a vitória, as armas e espadas cruzadas simbolizam a disposição para a defesa do país e a honra, o pergaminho assinala a data de independência da América Central, 15 de setembro de 1821.
Capital: Cidade da Guatemala
Idioma predominante: espanhol
Moeda: Quetzal da Guatemala
Área territorial: 108.889 km²
Bandeira da Guiana
A bandeira da Guiana é conhecida como Ponta de Flecha de Ouro (ou Dourada). As cores vermelha e preta no triangulo deitado ao lado direito da bandeira simbolizam a essência de cuidado e dinamismo da nação, e a resistência do povo, respectivamente.
Oa amarelo representa as riquezas do país. O branco, os rios. O verde, as florestas e a agricultura.
Capital: Georgetown
Idioma predominante: inglês
Moeda: Dólar da Guiana
Área territorial: 214.969 km²
Bandeira da Guiana Francesa
A Guiana Francesa não é propriamente um país, mas um território na América do Sul pertencente à França. Entretanto, a Guiana Francesa possui bandeira própria, definida pela região em 2010. Até então, a Guiana Francesa utilizava com símbolo nacional a bandeira francesa.
O amarelo e o verde na bandeira representam a riqueza e vegetação do país, respectivamente. A estrela vermelha simboliza o sangue do povo.
Capital: Caiena
Idioma predominante: francês
Moeda: Euro
Área territorial: 83.846 km²
Bandeira da Guiné
O país também adota as cores do movimento pan-africano. Assim como outros países africanos, as cores vermelha, amarela e verde na bandeira da Guiné representam o sangue do povo, a riqueza mineral e as florestas, respectivamente.
Capital: Conakri
Idioma predominante: francês
Moeda: Franco guineense
Área territorial: 245.857 km²
Bandeira do Haiti
A bandeira haitiana tem duas faixas horizontais azul e vermelha, que significam os povos negros e mestiços do país, respectivamente. As duas cores foram pensadas para a bandeira quando o Haiti estava em luta contra o domínio francês.
Após a independência, no início do do século XIX, o país acrescentou o lema "A união faz a força" à bandeira, assim como o brasão nacional ao centro.
Capital: Porto Príncipe
Idioma predominante: francês e crioulo haitiano
Moeda: Gourde haitiano
Área territorial: 27.750 km²
Bandeira da Holanda
É a bandeira tricolor mais antiga do mundo ainda em uso. Configura-se por três faixas horizontais. As cores oficiais da bandeira holandesa são: vermelho, branco e azul-cobalto.
As cores usadas atualmente na bandeira da Holanda (ou Países Baixos) são uma homenagem ao príncipe William I de Orange, visto que o azul, o branco e o vermelho são cores heráldicas da sua casa real, os Orange-Nassau.
Capital da Holanda: Amsterdã
Idioma predominante: neerlandês / holandês
Moeda: Euro
Área territorial: 41.528 km²
Saiba mais sobre a bandeira da Holanda.
Bandeira da Hungria
A bandeira húngara possui três faixa horizontais vermelha, branca e verde. O vermelho representa a força, o branco, a lealdade, e o verde, a esperança.
Capital: Budapeste
Idioma predominante: húngaro
Moeda: Forint húngaro
Área territorial: 93.030 km²
Bandeira da Índia
A bandeira indiana tem três cores, laranja-açafrão, branco e verde, e ao centro está o Ashoka Chakra. O laranja, na tonalidade da especiaria açafrão, representa a pureza e a espiritualidade.
O branco simboliza a verdade e a paz. Já o verde, a fertilidade. O círculo azul, chamado de Ashoka Chakra, é um símbolo espiritual e significa o progresso pacífico.
Capital: Nova Delhi
Idioma predominante: hindi e inglês
Moeda: Rupia indiana
Área territorial: 3.287.000 km²
Bandeira da Indonésia
A bandeira da Indonésia tem duas faixas horizontais largas vermelha e branca. A escolha das cores está relacionada com a mitologia dos povos da região, chamados de austronésios, que significaria Mãe Terra e Pai Céu. Outro significado atribuído às cores é o dualismo na natureza.
Capital: Jacarta
Idioma predominante: indonésio
Moeda: Rupia indonésia
Área territorial: 1.910.931 km²
Bandeira da Inglaterra
A bandeira inglesa é representada por uma cruz vermelha sobre um fundo branco. Este símbolo é uma referência à São Jorge, considerado o padroeiro do país.
Por isso, a bandeira da Inglaterra também é popularmente conhecida como "Bandeira de São Jorge" ou "Cruz de São Jorge".
Capital da Inglaterra: Londres
Idioma predominante: inglês
Moeda: Libra esterlina
Área territorial: 130.395 km²
Saiba mais sobre a bandeira da Inglaterra.
Bandeira do Irã
A bandeira iraniana possui três faixas horizontais nas cores verde, branco e vermelho. O verde é a cor do islamismo, mas também representa crescimento e vitalidade. O branco simboliza a paz, a pureza e o poder. O vermelho remete ao sangue dos que lutaram e morreram pelo país.
Entre cada faixa horizontal está escrito repetidas vezes: Allahu Akbar, que significa "Deus é grande". Ao centro, sobre a faixa branca, em vermelho, está o brasão do país que representa o amor e o sacrifício.
Capital: Teerão
Idioma predominante: persa
Moeda: Rial iraniano
Área territorial: 1.648.000 km²
Bandeira do Iraque
A bandeira iraquiana tem as cores tradicionais do movimento pan-árabe: vermelho, branco, preto e verde. Ao centro, em verde, está escrito Allahu Akbar, que significa "Deus é grande".
Capital: Bagdá
Idioma predominante: árabe e curdo
Moeda: Dinar iraquiano
Área territorial: 435.052 km²
Bandeira da Irlanda
A bandeira irlandesa possui três faixas verticais, nas cores verde, branca e laranja. A cor verde representa os patriotas irlandeses ou os católicos, o branco significa trégua ou paz. O laranja simboliza os protestantes.
A cor branca ao meio da bandeira, entre as cores representantes dos católicos e dos protestantes, significa a trégua e a harmonia entre esses dois grupos.
Capital: Dublin
Idioma predominante: inglês e língua irlandesa
Moeda: Euro
Área territorial: 70.274 km²
Bandeira da Islândia
Assim como outros países nórdicos, a Islândia traz em sua bandeira a cruz nórdica, símbolo da região. A cor azul que domina quase toda a bandeira representa o céu do país. O vermelho simboliza o fogo e o branco, a neve.
Capital: Reykjavik
Idioma predominante: islandês
Moeda: Coroa islandesa
Área territorial: 103.592 km²
Bandeira de Israel
A bandeira israelita é composta por duas faixas horizontais de menor largura na cor azul, duas faixas de menor largura e uma faixa mais grossa ao meio nas cores brancas. A Estrela de Davi fica ao centro, em azul.
A bandeira de Israel tem inspiração religiosa. A Estrela de Davi é um importante símbolo judeu e as faixas azuis e brancas remetem ao manto religioso com as mesmas cores, chamado de Talit.
Capital: Tel Aviv / Jerusalém
Idioma predominante: hebraico
Moeda: Sheqel novo israelita
Área territorial: 22.145 km²
Apesar de Israel afirmar que Jerusalém é a sua capital, a cidade não é reconhecida dessa forma pela maior parte da comunidade internacional, que vê em Tel Aviv (o centro financeiro do país) a cidade mais importante da região.
Bandeira da Itália
Formada por três faixas verticais com as cores: verde (esquerda), branco (centro) e vermelho (direita).
Existem diferentes interpretações para o significado das cores da bandeira italiana, sendo uma atribuída ao ponto de vista religioso por ter uma massiva influência da Igreja Católica e outra mais filosófica (defendida pelos historiadores).
Capital da Itália: Roma
Idioma predominante: italiano
Moeda: Euro
Área territorial: 301.338 km²
Saiba mais sobre a bandeira da Itália.
Bandeira da Jamaica
A bandeira da Jamaica é composta por dois triângulos verdes, dois triângulos pretos e duas listras amarelas que se cruzam. Utilizada desde 1962, essa bandeira guarda uma curiosidade: é a única bandeira no mundo que não possui as cores azul, vermelho ou branco.
Capital da Jamaica: Kingston
Idioma predominante: inglês
Moeda: Dólar jamaicano
Área territorial:10.991 km2
Saiba mais sobre a bandeira da Jamaica.
Bandeira do Japão
A bandeira do Japão, chamada de Hinomaru, é branca com um círculo em carmesim no centro. O círculo representa Amasterasu, a deusa do sol segunda a mitologia japonesa. Apesar de seu usada desde o século XIX, essa bandeira só foi oficializada no país em 1999.
Capital do Japão: Tóquio
Idioma predominante: japonês
Moeda: Iene
Área territorial: 377.873 km2
Saiba mais sobre a bandeira do Japão.
Bandeira do Líbano
A bandeira do Líbano tem três faixas horizontais: duas, na cor vermelha, nas extremidades, e uma branca, mais larga, ao meio. Ao centro, sobre a faixa branca, está um cedro. Esse tipo de árvore é comum no país e simboliza eternidade e paz.
A cor branca representa a neve das montanhas. O vermelho repete ao sangue dos que lutaram contra os invasores estrangeiros
Capital: Beirute
Idioma predominante: árabe
Moeda: Libra libanesa
Área territorial: 10.452 km²
Bandeira de Luxemburgo
As cores da bandeira de Luxemburgo tem origem no brasão do país, que tem listras horizontais em branco e azul e um leão coroado em vermelho ao centro. Na bandeira, a cor vermelha simboliza o povo, a branca, o poder executivo, e o azul, o poder legislativo.
Capital: Luxemburgo
Idioma predominante: alemão, francês e língua luxemburguesa
Moeda: Euro
Área territorial: 2.586 km²
Bandeira de Madagascar
A bandeira de Madagascar traz as cores branca e vermelha da dinastia Merina, que resistiu e lutou contra a dominação francesa. As cores também presentam a pureza e o sangue do povo de Madagascar. O verde simboliza a esperança e também os camponeses que resistiram à colonização.
Capital: Antananarivo
Idioma predominante: malgaxe
Moeda: Ariari malgaxe
Área territorial: 587.041 km²
Bandeira de Mali
Mali também tem em sua bandeira as cores do pan-africanismo. Assim, o verde significa as florestas, o amarelo, o sol e o vermelho, o sangue dos que lutaram pela independência da região.
Capital: Bamako
Idioma predominante: francês
Moeda: Franco CFA
Área territorial: 1.241.000 km²
Bandeira do Marrocos
O pentagrama na cor verde ao centro da bandeira marroquina é conhecido como Selo de Salomão. O vermelho, que dá cor a toda a bandeira, simboliza a união entre a família do Profeta Maomé e o califa, assim como a coragem e a resistência diante das dominações estrangeiras.
Capital: Rabat
Idioma predominante: árabe e amazigh
Moeda: Dirham marroquino
Área territorial: 710.850 km²
Bandeira do México
É composta pelas cores verde, branca e vermelha, que preenchem três faixas verticais de mesmo tamanho. No centro da bandeira mexicana está o brasão oficial do país, representado por uma águia sob um cacto e carregando uma serpente no bico.
Capital do México: Cidade do México
Idioma predominante: espanhol
Moeda: Peso mexicano
Área territorial: 1.958.201 km²
Saiba mais sobre a bandeira do México.
Bandeira de Moçambique
As cores verde, preto e amarelo nas faixas horizontais da bandeira de Moçambique simbolizam: as florestas, a população africana e as riquezas minerais, respectivamente. O triangulo deitado vermelho representa o sangue dos que lutaram e resistiram contra o colonialismo.
Há uma arma e uma foice cruzados sobre o triangulo vermelho, que simboliza o tipo de armamento usado na guerra pela independência e o trabalho na agricultura. O livro na cor branca simboliza o conhecimento e a educação.
A estrela em amarelo significa o princípio de solidariedade internacional.
Capital: Maputo
Idioma predominante: português
Moeda: Metical moçambicano
Área territorial: 801.590 km²
Bandeira da Nicarágua
Assim como outros país da América Central, a bandeira da Nicarágua tem duas faixas em azul que simbolizam os dois oceanos que banham o país, Pacífico e Atlântico. A faixa branca ao meio remete ao próprio país, assim como a pureza.
Ao centro, tem-se o brasão do país com cinco vulcões que simbolizam a união entre os países da América Central. Acima dos vulcões estão um gorro de cor vermelha, que representa a liberdade, e um arco-íris que remete à paz.
Capital: Manágua
Idioma predominante: espanhol
Moeda: Córdoba nicaraguano
Área territorial: 130.373 km²
Bandeira da Nigéria
A cor verde, que predomina na bandeira nigeriana, representa as florestas e agricultura do país. Já o branco representa a paz.
Capital: Abuja
Idioma predominante: inglês
Moeda: Naira nigeriana
Área territorial: 923.768 km²
Bandeira da Noruega
A bandeira da Noruega também possui a cruz nórdica como elemento principal, símbolo dos países da região. As cores vermelha, azul e branca foram escolhidas a partir das bandeiras de países democráticos, como a França.
Capital: Oslo
Idioma predominante: norueguês
Moeda: Coroa norueguesa
Área territorial: 385.207 km²
Bandeira da Nova Zelândia
A Nova Zelândia, assim como a Austrália e as Ilhas Fiji, mantém no canto superior direito a bandeira do Reino Unido, uma referência ao país colonizador.
O tom de azul predominante é o mesmo da bandeira do Reino Unido. Ao lado esquerdo, simbolizado por estrelas vermelhas com contorno branco, está o cruzeiro do sul, constelação que só é visível do Hemisfério Sul.
O cruzeiro do sul é adotado como símbolo nacional de diversos países do Sul Global, como a Austrália e o Brasil.
Capital: Wellington
Idioma predominante: inglês e maori
Moeda: Dólar neozelandês
Área territorial: 268.021 km²
Bandeira do Panamá
A bandeira panamenha é divida em quatro quadrados, os quadrados azul e vermelho representam os Partidos Conservador e Liberal da Colômbia, respectivamente. O Panamá pertenceu à Colômbia de 1821 até 1903.
Os dois quadrados brancos simbolizam a paz e a união do país. As estrelas azul e vermelha simbolizam a pureza e a honestidade, e a autoridade e a lei, respectivamente.
Capital: Cidade do Panamá
Idioma predominante: espanhol
Moeda: Balboa do Panamá e Dólar americano
Área territorial: 75.517 km²
Bandeira do Paquistão
A bandeira paquistanesa tem as cores branca e verde. O verde é a cor do islamismo, e representa a maioria islâmica no país, já o branco representa os praticantes das outras religiões.
A lua e a estrela em branco simbolizam o progresso, e a luz e o conhecimento, respectivamente.
Capital: Islamabad
Idioma predominante: urdu e inglês
Moeda: Rupia paquistanesa
Área territorial: 796.095 km²
Bandeira do Paraguai
A bandeira paraguaia tem inspiração na bandeira da república francesa e também na cor do uniforme utilizado pelos soldados paraguaios contra as invasões inglesas.
O vermelho simboliza a justiça, a igualdade e a coragem. O branco representa a paz e a união. O azul significa o conhecimento, a verdade e a liberdade.
Ao centro está o brasão do país com a Estrela de Maio, símbolo da independência da colonização espanhola em 1811.
Uma curiosidade é que a bandeira do Paraguai tem verso. A parte de trás da bandeira é igual a da frente, porém tem ao centro o "leão com o barrete da liberdade", que simbolicamente representa a defesa do país.
Capital: Assunção
Idioma predominante: espanhol e guarani
Moeda: Guarani paraguaio
Área territorial: 406.752 km²
Bandeira do Peru
O Peru possui duas bandeiras, uma chamada de estatal que possui o brasão do país no centro. A outra versão é identifica a bandeira estatal exceto pelo brasão, que não está representado.
As cores vermelha e branca na bandeira têm mais de um significado. Alguns estudiosos afirmam que o vermelho representa os povos incas e espanhol, do quais a maioria do povo peruano é descendente. O branco representa a paz.
Outros pesquisadores veem no vermelho e no branco as cores do Chile e da Argentina, respectivamente. Combatentes dos dois países compunham o Exército Libertador do Peru contra a colonização espanhola.
Há ainda outra interpretação que vê as cores como relacionadas aos flamengos que existiam na região.
Capital: Lima
Idioma predominante: espanhol
Moeda: Sol peruano
Área territorial: 1.285.000 km²
Bandeira da Polônia
As cores da bandeira polonesa remontam à Idade Média. O branco e o vermelho foram inspirados no brasão medieval da região, que tinha o fundo vermelho e uma água coroada na cor branca.
Capital: Varsóvia
Idioma predominante: polonês
Moeda: Zloti polaco
Área territorial: 322.575 km²
Bandeira de Portugal
A bandeira de Portugal é dividida em duas partes desiguais, sendo a menor delas verde e a maior vermelha. Entre as duas faixas está o brasão de armas do país formado pela esfera armilar e pelo escudo Português.
Capital de Portugal: Lisboa
Idioma predominante: português
Moeda: Euro
Área territorial: 92.256 km2
Saiba mais sobre a bandeira de Portugal.
Bandeira do Quênia
A bandeira queniana tem três faixas em preto, vermelho e verde que simbolizam o povo, o sangue derramado pela independência e as florestas do país, respectivamente. As duas faixas estreitas brancas representam a paz.
Ao centro, tem-se o escudo maasai, objeto característico na etnia maasai. Abaixo do escudo há duas lanças brancas que representam o espírito de luta do povo queniano para defender o país.
Capital: Nairobi
Idioma predominante: inglês
Moeda: Xelim queniano
Área territorial: 582.646 km²
Bandeira da República Dominicana
A bandeira da República Dominicana tem uma cruz branca central, que simboliza a paz e a união. Ao centro está o brasão do país, com ramos de loureiro e de palma, além de símbolos cristãos e da mitologia grega.
Os quadrados vermelhos representam o sangue dos dominicanos que lutaram pela independência. Os quadrados azuis significam o céu do país e um pedido à Deus, que proteja a nação.
Capital: Santo Domingo
Idioma predominante: espanhol
Moeda: Peso dominicano
Área territorial: 48.442 km²
Bandeira da Romênia
A bandeira romena é composta por três faixas verticais nas cores azul, amarela e vermelha. O azul simboliza a liberdade, o amarelo, a justiça, e o vermelho, a fraternidade.
Capital: Bucareste
Idioma predominante: romeno
Moeda: Leu romeno
Área territorial: 238.397 km²
Bandeira de Ruanda
A faixa superior azul na bandeira de Ruanda simboliza paz e felicidade. A faixa amarela representa a prosperidade econômica e o verde, a esperança. O sol, no canto superior esquerdo, significa luz.
Capital: Kigali
Idioma predominante: francês, inglês e língua quiniaruanda
Moeda: Franco ruandês
Área territorial: 26.338 km²
Bandeira da Rússia
A bandeira da Rússia foi utilizada pela primeira vez em 1705 e é composta pelas cores branco, azul e vermelho. Durante a Revolução Russa a bandeira do país passou a ser vermelha, com o desenho de uma foice e um martelo. Em 1991, com o final da União das Repúblicas Socialistas Soviéticas, a bandeira tricolor voltou a ser utilizada.
Capital da Rússia: Moscou
Idioma predominante: russo
Moeda: Rublo
Área territorial: 17.124.442 km2
Saiba mais sobre a bandeira da Rússia.
Bandeira de Senegal
A bandeira senegalesa tem as cores do pan-africanismo. O verde simboliza a vegetação local e agricultura, o amarelo, a riqueza, e o vermelho, o sangue do povo que lutou pelo país.
Ao centro, a estrela na cor verde representa a esperança e a abertura para o mundo.
Capital: Dakar
Idioma predominante: francês
Moeda: Franco CFA
Área territorial: 196.722 km²
Bandeira da Síria
A bandeira síria é composta pelas cores pan-árabes. Na bandeira da Síria, o verde remete aos Fatímidas, o branco aos Omíadas e o preto aos Abasídas. Esses são califados importantes na história do islamismo.
O preto e o branco representam também os momentos sombrios vividos pelo país e a paz, respectivamente. Já o vermelho simboliza o sangue dos que lutaram pela liberdade.
A duas estrelas verdes ao centro remetem à própria Síria e também ao Egito, que foram os países pertencentes à República Árabe Unida.
Capital: Damasco
Idioma predominante: árabe
Moeda: Libra síria
Área territorial: 185.180 km²
Bandeira da Somália
O azul que predomina na bandeira somali simboliza o Golfo de Aden, no Mar de Omã, onde está o litoral do país. A estrela branca no centro, com cinco pontas, representa as regiões no mundo em que estão o povo somali.
Essas regiões seriam, além da própria Somália, Djibouti, Ogaden (região da Etiópia), região norte/nordeste do Quênia e Somalilândia.
Capital: Mogadíscio
Idioma predominante: somali
Moeda: Xelim somali
Área territorial: 637.655 km²
Bandeira do Sudão
As faixas horizontais vermelha, branca e preta simbolizam, respectivamente, o sangue do povo sudanês na luta contra o colonialismo; a paz e o otimismo; e povo sudanês e a Revolução do Mahdi.
O triangulo deitado verde representa o islamismo, a prosperidade e a agricultura.
Capital: Cartum
Idioma predominante: inglês e árabe
Moeda: Libra sudanesa
Área territorial: 1.886.000 km²
Sudão do Sul
A bandeira do Sudão do Sul é semelhante à do Sudão, país do qual se separou em 2005 e foi reconhecido em 2011
O preto representa a etnia da população, o vermelho o sangue derramado pelo processo de independência e o verde as terras do país. O branco representa a paz e o azul as águas do Rio Nilo. Por fim, a estrela dourada representando a união dos estados do país.
Capital: Juba
Idioma predominante: inglês
Moeda: Libra sul-sudanesa
Área territorial: 644.329km²
Bandeira da Suécia
A Suécia, como tradicionalmente apresentam os países nórdicos, tem em sua bandeira a chamada cruz nórdica. A bandeira sueca se difere das demais nórdicas por ter a cor amarela e uma tonalidade diferente de azul.
O amarelo e o azul são tradicionais do país desde a Idade Média, inclusive compõe o brasão nacional (que é mais antigo do que a bandeira).
Capital: Estocolmo
Idioma predominante: sueco
Moeda: Coroa sueca
Área territorial: 528.860 km²
Bandeira da Suíça
Não há um consenso sobre o significado da bandeira suíça. Entretanto, a maioria dos historiadores acredita que a cor vermelha e a cruz branca tenha surgido como símbolo do país em batalhas, no século XIV, quando tentavam expandir o seu território.
Os combatentes desenhavam a cruz branca em seus uniformes como forma de se identificarem nos campos de batalha.
Capital: Berna
Idioma predominante: francês, alemão, italiano e romanche
Moeda: Franco suíço
Área territorial: 41.285 km²
Bandeira do Suriname
A faixas horizontais em verde, branco e vermelho significam, respectivamente, a esperança e a riqueza, a justiça e a liberdade, e a progresso e o amor.
A estrela em amarelo no centro da bandeira representa a união dos povos do país.
Capital: Paramaribo
Idioma predominante: holandês
Moeda: Dólar do Suriname
Área territorial: 163.820 km²
Bandeira da Turquia
A bandeira da turca é totalmente vermelha, com os símbolos da lua e estrela em branco ao centro, levemente alinhado à direita. A cor vermelha remete ao antigo Império Otomano, já a lua crescente e a estrela são símbolos do islamismo, religião da maioria da população turca.
Capital: Ancara
Idioma predominante: turco
Moeda: Lira turca
Área territorial: 783.562 km²
Bandeira da Ucrânia
Adotada em 1992, a bandeira da Ucrânia possui duas cores dispostas horizontalmente, o azul e o amarelo. O azul representa o céu ucraniano e o amarelo, os campos de trigo das estepes.
Capital da Ucrânia: Kiev
Idioma predominante: ucraniano
Moeda: Grívnia
Área territorial: 603.548 km²
Bandeira de Uganda
As duas faixas de cada cor, preta, amarela e vermelha simbolizam o povo, o sol e o sangue africano, respectivamente. Diferente de outras bandeiras africanas, nas quais o vermelho significa o sangue derramado na luta pela independência, na bandeira de Uganda, o sangue africano representa a união da população do continente.
O animal ao centro, uma ave chamada de Grou Coroado, é o símbolo nacional de Uganda.
Capital: Kampala
Idioma predominante: inglês e suaíli
Moeda: Xelim ugandense
Área territorial: 241.037 km²
Bandeira do Uruguai
A bandeira do Uruguai é composta por 9 listras horizontais nas cores azul e branco. Essas listras representam os 9 departamentos existentes no país no momento de sua independência. No canto superior esquerdo está uma representação do sol inca, numa referência à Revolução de Maio.
Capital do Uruguai: Montevidéu
Idioma predominante: espanhol
Moeda: Peso uruguaio
Área territorial: 176,215 km2
Saiba mais sobre bandeira do Uruguai.
Bandeira da Venezuela
A bandeira da Venezuela é composta pelas cores amarelo, azul e vermelha e 8 estrelas brancas no centro. As estrelas representam as 7 províncias do país no momento da independência e a última estrela é uma homenagem à Simon Bolívar, que lutou pela independência do país.
Capital da Venezuela: Caracas
Idioma predominante: espanhol
Moeda: Bolívar
Área territorial: 916.445 km2
Saiba mais sobre bandeira da Venezuela.
Bandeira do Vietnã
A bandeira do Vietnã é vermelha com uma estrela amarela ao meio. A cor vermelha simboliza a revolução social do país. A estrela amarela representa o socialismo e os tipos de trabalhadores do país: os militares, os intelectuais, os trabalhadores (em geral), os empresários e os fazendeiros.
Capital: Hanói
Idioma predominante: vietnamita
Moeda: Dong vietnamita
Área territorial: 330.967 km²
Veja também: Continentes do mundo.
- Mapa-mundi: continentes, países, capitais e oceanos
- Tabuada Completa de multiplicação, adição, divisão e subtração
- Cores e seus significados
- Bandeira do Brasil
- Bandeira da Rússia (significado, simbologia e história)
- Bandeira da Holanda
- Bandeira da China
- Significado da Bandeira da Jamaica
- Bandeira do México
- França