Belle Époque
O que foi a Belle Époque:
Belle Époque é um período da história francesa marcado pela paz e harmonia territorial, com os avanços artísticos e tecnológicos em fase latente. A Belle Époque ("bela época", em português) deve ser compreendida como um estado de espírito do povo francês, que começou em meados do século XIX e terminou com o início da Primeira Guerra Mundial, em 1914.
Com o surgimento de algumas tecnologias, como o cinema e o telefone, por exemplo, a Belle Époque se caracterizou como a "era de ouro" para a sociedade francesa no âmbito cultural e científico. Assim, a França transformou-se em referência mundial em educação, ciência e arte, sendo a capital Paris o "coração" da Belle Époque Mundial.
Aliás, o movimento artístico que caracterizou a Belle Époque foi o chamado Art Nouveau, que era formado por cores vibrantes, formas curvas e naturais, sendo aplicado principalmente na arquitetura.
O destaque ao belo e ao divertimento são outros dois pontos que marcam este período. Surgem inúmeros espaços de entretenimento e culturais, principalmente na capital francesa, como cabarés, casas de concertos, cinemas, teatros, livrarias, cafés e outros ambientes que eram amplamente frequentados por intelectuais e pessoas de alta classe econômica.
Características da Belle Époque
- Sentimento de paz na França e na Europa;
- Estado de espírito é marcado pela euforia pelo progresso;
- Descobertas científicas e tecnológicas, como o telefone e o cinema;
- Melhoria nos transportes públicos e particulares (construção de trens e navios a vapor);
- Surgimento da iluminação elétrica nas cidades, substituindo a iluminação a gás;
- França se tornar centro artístico, científico e intelectual;
- Disseminação de espaços culturais e de entretenimento, como livrarias, boulevards, salas de concerto, cafés, galerias de arte, cabarés, entre outros;
- Art Nouveau é o movimento artistico mais popular durante este período;
- Realismo e Naturalismo foram as principais correntes literárias da Belle Époque;
- Construção da Torre Eiffel.
Belle Époque no Brasil
A Belle Époque brasileira teve início a partir da Proclamação da República, em 1889, e durou até a eclosão do Movimento Modernista, em 1922, marcado pela icônica Semana da Arte Moderna, em São Paulo.
Entre as capitais brasileiras que tiveram maior influência deste período estão: Rio de Janeiro, Fortaleza, Manaus e Belém, onde a alta burguesia e intelectuais da época seguiam de perto todas as tendências vistas na Europa, em especial na França.
Aliás, as relações entre o Brasil e a França se estreitaram bastante durante a Belle Époque. Era comum que os aristocratas e intelectuais brasileiros fossem pelo menos uma vez ao ano à Paris observar as novidades artísticas, culturais e estéticas do país.
A Belle Époque no Brasil (também chamada de Belle Époque Tropical) era marcada pelo forte senso de moralismo e repressão sexual, assim como ditavam os comportamentos aceitáveis durante a era vitoriana.
Saiba mais sobre a Arte Moderna.