Biografia: o que é e tipos
Biografia é um livro ou um texto que conta a história da vida de uma determinada pessoa. É a descrição dos fatos particulares da vida de alguém. Contém dados e acontecimentos importantes, pode ou não ter fotos, ou entrevistas de pessoas próximas ao personagem.
A Biografia é construída com dados precisos, incluindo nomes, locais e datas dos principais acontecimentos importantes.
As principais características da biografia são:
- Podem estar em textos curtos ou longos, como grandes livros;
- Possui uma estrutura jornalísticas, investigativa, cronológica e organizada;
- É um tipo de texto que busca chegar o mais próximo da realidade do biografado;
- É considerada um gênero literário não-ficcional;
- É escrito em terceira pessoa;
- É um texto narrativo;
A estrutura básica de uma biografia geralmente inclui:
- apresentação inicial do protagonista (introdução);
- a descrição dos principais fatos que compõem a história (desenvolvimento);
- uma parte final de caráter subjetivo (conclusão).
Em geral, são feitas biografias de figuras públicas e reconhecidas mundialmente, como políticos, escritores, cientistas, esportistas, artistas, ou de pessoas que deram uma contribuição importante para o mundo.
A biografia começou a ser mais utilizada por historiadores do século XX, e depois os jornalistas as tornaram mais acessíveis através de livros de biografia de pessoas famosas na Cultura Pop.
Tipos de biografia
Autobiografia
É narrada em primeira pessoa, ou seja, o próprio biografado (personagem principal da biografia) escreve sobre a sua história.
Neste caso, o estilo é mais subjetivo e opinativo. A pessoa escreve sobre a sua vida com a própria visão e opinião sobre a sua história.
Exemplos de autobiografia: a autobiografia da Agatha Christie e do Nelson Mandela.
Biografia autorizada
Para escrever a biografia autorizada, o autor que narrará a história de outra pessoa, tem o consentimento dela ou de seus familiares (caso já tenha falecido) para escrever.
Neste tipo de biografia, o autor tem acesso a fontes mais verídicas e uma quantidade maior de documentos e dados sobre a história real do biografado.
Exemplos de biografia autorizada: biografia do Steve Jobs e do Edir Macedo.
Biografia Não-Autorizada
Neste tipo de biografia, o autor não tem o consentimento do biografado nem de sua família, e mesmo assim escreve sobre a história desta pessoa.
Um dos pontos importantes neste tipo de biografia, é que o autor tem mais autonomia na sua pesquisa e escrita, já que não tem partes da história que o personagem oculte e não deixe ser publicada.
Porém, neste caso, o autor pode ter dificuldade de acessar informações ou documentos que sejam muito pessoais do biografado, como: diários, fotografias, entrevistas com familiares, entre outras.
Exemplo de biografia não autorizada: biografia do ex-jogador Garrincha.