Brunch
Brunch é uma refeição servida entre o café da manhã e o almoço e costuma substituir ambas refeições. O termo brunch é formado pela junção das palavras breakfast (café da manhã) e lunch (almoço).
Essa palavra foi criada no século XIX e era utilizada para fazer referência à refeição matinal daqueles que iam para festas no sábado à noite e acordavam mais tarde no domingo.
O brunch é servido por volta das 11 horas da manhã e pode se estender até o meio da tarde. O cardápio é similar ao café da manhã, mas deve ser reforçado, já que ele substituirá o almoço.
As cafeterias costumam oferecer uma opção de brunch em seu cardápio. Também é comum que sejam oferecidos brunches em confraternizações e casamentos.
O que é servido em um brunch?
O cardápio de um brunch pode variar muito conforme o paladar dos convidados, mas é muito comum que se sirvam alimentos semelhantes ao café da manhã.
Alguns exemplos de comida servidas em brunches são bolos, omeletes, bolachas, pães, tapiocas, crepes, frutas, tortas doces e salgadas, geleias e cereais.
Para beber, além do café, são servidos sucos, chás, águas saborizadas, leite e vitaminas. Em alguns brunches podem ser servidas bebidas alcoólicas, como vinhos e drinks.
O cardápio de um brunch pode variar conforme a época do ano. Em dias muito frios, costuma-se servir bebidas e pratos quentes e em dias de calor, as frutas e alimentos leves são mais indicados.
Qual a diferença entre brunch e café da manhã?
O café da manhã é uma refeição mais leve e geralmente é servido mais cedo que o brunch, geralmente logo após o momento em que a pessoa acorda.
O brunch acontece do meio para o final da manhã e deve ser uma refeição mais reforçada que o café da manhã, suficiente para fornecer energia para o dia todo.
Veja também: