Cafuzo (cor da pele)
Cafuzo é a denominação dada no Brasil para os indivíduos gerados a partir da miscigenação entre índios e negros africanos.
Normalmente, os cafuzos são caracterizados pela pigmentação da pele escura, quase negra, os lábios grossos e carnudos e cabelos lisos.
Existem outras variações do nome cafuzo, criadas durante a colonização do Brasil e empregada ainda hoje em algumas regiões do país, como caburé, cafuz, carafuz, carafuzo, taioca, cafuçu e cariboca.
Atualmente no Brasil, os cafuzos estão mais concentrados em regiões que tiveram maior influência da população indígena e dos negros, como os estados do Maranhão e da Bahia, além de algumas regiões do Pará e Amapá.
Os cafuzos representam cerca de 3% da população, espalhados por alguns países da América Central e noroeste da América Latina, como a Colômbia, Venezuela e Guianas. Na região Amazônica e em alguns estados do nordeste e centro-oeste do Brasil, também são facilmente localizados.
Ver também: pardo.
Cafuzo, Mulato e Mameluco
No período da colonização do Brasil, o homem branco estava no topo da cadeia hierárquica, sendo considerado superior aos indivíduos de pele mais escura. Porém, com a intensa miscigenação entre as várias etnias (brancos, negros e indígenas, principalmente), nasceu a necessidade de classificar as pessoas em "sub-etnias", para ordená-las socialmente. Por exemplo, quanto mais aspecto ou características físicas um mestiço tivesse da etnia caucasiana (os brancos), mais privilégios recebia perante a sociedade.
As principais "sub-etnias" que surgiram no Brasil foram:
- Cafuzos: a miscigenação a partir dos índios com os negros africanos;
- Mulatos: o resultado da mistura entre os brancos europeus e negros africanos, na época do Brasil Colonial;
- Mamelucos: mistura de indivíduos brancos com índios.
Ver também: miscigenação.