Significado de Caos
O que é Caos:
Caos significa desordem, confusão e tudo aquilo que está em desequilíbrio.
Na mitologia grega, Caos é considerado o deus primordial do universo, de acordo com a narrativa do poeta grego Hesíodo.
Inicialmente, Caos seria interpretado como o “vazio” ou o “ar” que preenchia o espaço entre a Terra e o Éter (céu superior).
Este significado se originou a partir da etimologia da palavra “caos”, derivada do grego khaíno, que pode ser traduzido como “separar”.
A relação do Caos com a desordem e o desequilíbrio só foi atribuída pelo poeta romano Ovídio.
Caos passou a ser visto como um oposto de seu filho, Eros. Ou seja, enquanto Eros representava a união das forças e elementos, o Caos simbolizava a quebra, cisão e separação.
A versão da história mitológica de Hesídio e Ovídio conta que antes da criação de Eros, o universo vivia em constante desordem. Todos os componentes necessários para a criação estavam dispersos e desorganizados.
A partir de então, Caos passou a ser reconhecido como o deus da desordem.
Teoria do Caos
Trata-se do princípio que afirma que uma pequena alteração ou mudança no início de um evento, no decorrer deste processo, transforma-se em consequências desproporcionais e imprevisíveis.
O precursor dos estudos científicos referentes à Teoria do Caos foi o meteorologista americano Edward Lorenz, responsável por descobrir que pequenos fatores, a princípio considerados banais, tendem a modificar drasticamente as consequências futuras.
As observações feitas por Lorenz deram origem ao chamado Efeito Borboleta, devido a sua explicação simplificada sobre o que seria a Teoria do Caos.
Lorenz dizia que o bater de asas de uma borboleta no Brasil poderia desencadear uma sequência de eventos meteorológicos imprevisíveis que provocariam um tornado nos Estados Unidos, por exemplo.
O “bater de asas da borboleta” seria um fator inicialmente insignificante, enquanto o “tornado nos Estados Unidos” corresponderia a sua consequência caótica.
Saiba mais sobre o significado do Efeito Borboleta.