O que é Capitalização
Capitalização é aplicação para acumulação de capital. É quando o capital é aplicado e sobre ele incide uma taxa de juros, que acaba por acumular mais capital.
É um termo utilizado na economia para relacionar as formas de juntar valores, também chamado de capitalização de juros.
Por exemplo: 100 reais são aplicados, e sobre este valor ocorre uma taxa de 5% de juros do investimento por mês. Ao fim do primeiro mês de aplicação, a capitalização soma 105 reais.
Diferença entre Capitalização Simples e Capitalização Composta
Capitalização Simples e Capitalização Composta são conceitos da matemática financeira.
Contabilmente, a capitalização simples parte de uma fórmula que não considera o valor inicial para o cálculo dos juros sobre o que foi capitalizado.
Já a capitalização composta considera os juros como parte do capital global, incidindo juros sobre juros.
O que é um Título de Capitalização?
Títulos de capitalização, ou planos de capitalização, são uma aplicação bancária, mas que funcionam como um jogo.
O correntista do banco compra o título, paga mensalmente, e concorre a prêmios em moeda corrente. Estes prêmios, na verdade, antecipam os valores economizados com o pagamento regular dos títulos. Por isso a aplicação é uma mescla entre a economia programada e a loteria.
Se for do interesse do correntista, ao final de um período determinado ele pode reaver parte ou tudo o que foi gasto.
Os investimentos são geralmente baixos, mas o pagamento não é capitalizado integralmente, como no caso de um depósito em poupança, por exemplo. Parte do que é pago pelo título e capitalização vai para os custos do jogo. Então por mais que a rentabilidade seja maior que a poupança, no todo acaba sendo inferior porque um montante menor é rentabilizado.