Carpe diem
Carpe diem é uma expressão em latim que significa “aproveite o dia”. Essa é a tradução literal e não significa aproveitar um dia específico, porém aproveitar ao máximo o agora, apreciar o presente.
A expressão carpe diem se torna um lema, que alerta que a vida é breve e deve ser aproveitada intensamente a todo momento.
O termo foi escrito pelo poeta romano Horácio (65 a.C. — 8 a.C.), no Livro I de “Odes”, em que aconselha a sua amiga Leuconói na frase:
Carpe diem, quam minimum credula postero.
Uma tradução possível para a frase seria “aproveite o dia de hoje e confie o mínimo possível no amanhã”.
O significado de carpe diem é um convite para se aproveitar o tempo presente, usufruindo os momentos intensamente sem pensar muito no que o futuro reserva.
A mensagem transmitida pelo lema é que a incerteza da vida e do futuro não podem se tornar uma justificativa para não extrair o máximo do que o dia oferece.
Não há controle sobre o tempo, menos ainda sobre a morte, não se pode prever com certeza o que será do futuro. Esta incerteza não deve ser temida ou gerar uma paralisia, mas deve ser libertadora, um estímulo para uma vida bem vivida. Dure o quanto durar.
Assim, o conselho dado por Horácio é a importância de viver ao máximo as potencialidades do presente e importar-se o mínimo possível com o futuro, já que não se pode ter certeza de que ele durará.
Horácio segue a linha do epicurismo e defende que a vida é breve e a beleza perecível. O epicurismo é uma doutrina fundada pelo filósofo Epicuro (século IV a.C.) baseada na eliminação da dor (seja ela física ou espiritual) e na busca pela felicidade. Por isso se associa o carpe diem ao epicurismo.
A expressão carpe diem tem o objetivo de lembrar que a vida é breve e efêmera, por isso, cada instante deve ser aproveitado. Este tema é muito popular no âmbito da literatura, e teve grande importância na altura do Renascimento e do maneirismo.
Na arte barroca, carpe diem torna-se um tema para refletir a inconstância e efemeridade (curta duração) da vida. Algumas vezes o tema é representado por flores, que traduzem a beleza, os prazeres e a brevidade da existência.
No filme A Sociedade dos Poetas Mortos, a mensagem carpe diem é transmitida em determinado momento aos jovens estudantes para lhes lembrar a brevidade da vida e que, por isso, deveriam vivê-la de forma extraordinária.