Significado de Carranca
O que é Carranca:
Carranca é o nome dado para uma fisionomia muito feia e que conota mau humor. Está relacionada com as esculturas típicas das embarcações que navegam pelo rio São Francisco.
Tradicionalmente, as carrancas são caracterizadas por representarem o artesanato típico das cidades próximas ao rio São Francisco, que abrange cinco estados brasileiros.
Neste contexto, inicialmente, as carrancas eram utilizadas nas proas das embarcações que percorriam o rio São Francisco, pois os navegadores acreditavam que esta figura ajudava a afastar os maus espíritos e protegia a tripulação do ataque de monstros do rio.
As imagens das carrancas são antropomórficas, ou seja, misturam elementos físicos de animais e de seres humanos.
Há uma grande divergência entre os pesquisadores sobre qual teria sido a origem das carrancas. Alguns acreditam que são derivadas dos povos africanos, enquanto outros alegam serem típicas da cultura indígena.
As carrancas passaram a representar um teor mítico para a população local, funcionando como um “objeto de proteção” para os seus portadores.
Atualmente, as carrancas são comercializadas principalmente como objetos de ornamentação e amuletos. Os artesãos que produzem as carrancas são popularmente conhecidos por “carranqueiros”.
Ver também: o significado de Lenda.
Tatuagem de carranca
As tatuagens de Hannya são bastante populares por representarem máscaras de carrancas utilizadas por atores do Nô, o teatro profissional japonês.
Os Hannya são reconhecidos por seus grandes olhos, chifres e dentes pontiagudos. Representam todos os sentimentos confusos dos seres humanos, como o ódio, a paixão, o ciúme e etc, responsáveis por transformar as pessoas em "monstros".
Assim como as carrancas do rio São Francisco, as Hannya também simbolizam a proteção contra maus agouros e espíritos maléficos.