Caucasiano
Caucasiano consiste no termo usado para definir uma divisão étnica de indivíduos de pele clara (branca), com origem essencialmente do continente europeu.
O termo caucasiano foi criado como sinônimo de "raça branca" por acreditar-se ter sido na região de Cáucaso (localizado entre o mar Negro e o mar Cáspio) que as primeiras pessoas de pele branca teriam surgido.
Mesmo sendo utilizado para se referir aos indivíduos com o tom de pele claro, caucasiano também pode estar relacionado a todos os que pertencem à região de Cáucaso.
Originalmente, o termo "raça caucasiana" foi criado pelo filósofo Christoph Meiners, no século XVIII. No entanto, apenas no século XIX é que esta expressão ganhou popularidade, principalmente devido ao trabalho do cientista e naturalista alemão Johann Friedrich Blumenbach.
Para Blumenbach, o caucasiano era uma das cinco "raças" de seres humanos que existiam. Os europeus, em maioria, pertencia a "raça caucasiana", enquanto que os asiáticos eram os mongóis, os africanos eram os etíopes, e ainda existia a "raça americana" e os malaios.
Ver também: significado de Raça e Etnia.
Atualmente, a divisão dos seres humanos em "raças" não é um argumento aceito pela ciência. Não é correto dizer que existem diferentes raças humanas. O termo correto para classificar as pessoas que pertencem a determinado grupo de mesma origem é etnia.
Aliás, as ideias propostas inicialmente por Blumenbach sobre "raças humanas" foi uma das principais bases para o surgimentos de pensamentos discriminatórios e de movimentos que promovem o racismo, como o Nazismo, por exemplo.