CEO, CFO e COO: entenda o que são
CEO, CFO e COO são siglas do mundo corporativo que designam cargos da alta administração de uma empresa. O CEO (em inglês, Chief Executive Officer) é o diretor-executivo de uma empresa. O COO (Chief Operation Officer) é o diretor de operações. Já o CFO (Chief Financial Officer) é o diretor financeiro.
O que é um CEO
O CEO é o diretor-executivo de uma empresa. Ele ocupa a posição mais importante dentro da hierarquia corporativa. O CEO é o principal responsável pelo sucesso de uma empresa, sendo a autoridade máxima no processo de tomada de decisões.
As funções de um CEO variam de empresa para empresa, de acordo com sua cultura, tamanho e estrutura. Porém, de um modo geral, pode-se dizer que o CEO é o maior responsável pela definição e execução do plano estratégico de uma empresa.
Leia mais sobre o CEO.
O que é um COO
O COO, o diretor de operações, vem logo abaixo do CEO na hierarquia de uma empresa. Costuma-se dizer que o COO é o braço-direito do CEO. Cabe a ele supervisionar as funções operacionais e administrativas do dia a dia de uma organização.
Em empresas pequenas, esse cargo pode ser desnecessário, cabendo ao CEO todas as funções executivas. Porém, conforme a empresa vai crescendo, pode surgir a necessidade de se contratar um COO, idealmente alguém que tenha experiência de gestão e que esteja em sintonia com o diretor-executivo.
Em linhas gerais, o CEO é responsável pela definição do plano de negócios, contendo as metas e os meios para as alcançar. Já o COO é quem executa o plano de negócios. Compete a ele supervisionar o andamento dos projetos, com o objetivo de concretizar os objetivos previamente estabelecidos.
O que é um CFO
O CFO é o diretor financeiro de uma empresa. Diferentemente do CEO, que se ocupa do gerenciamento das operações gerais, o CFO limita-se ao gerenciamento das finanças de uma empresa, supervisionando as atividades financeiras e lidando com questões como o planejamento estratégico e o fluxo de caixa (as entradas e saídas de dinheiro).
Dentro do quadro geral de uma empresa, quem está no topo é o CEO, porém o CFO é autoridade máxima do setor financeiro, tendo importante papel na tomada de decisões e na maneira como a empresa administra suas receitas e despesas.
Uma importante atribuição do CFO é a produção de relatórios financeiros, com base nos quais são tomadas as decisões. Seu principal objetivo é assegurar a saúde financeira da empresa, aumentando seu faturamento e reduzindo as despesas.