Cético
Cético é um adjetivo que serve para caracterizar um indivíduo que é apoiante do ceticismo. O cético é uma pessoa que não acredita, que duvida ou se apresenta como incrédulo e descrente.
O cético é também um sujeito que se recusa a aceitar uma ideia ou teoria com base na sua popularidade ou na autoridade que representa ou impõe essa ideia.
Exemplo: "Muitas pessoas acreditam que há vida inteligente em outros planetas, mas eu sou cético a respeito disso".
Cético, além de se referir a uma pessoa que não acredita ou não tem fé, também pode se referir a pessoas que possuem o costume de questionar as crenças ou as ideias sobre um assunto. Assim, cético pode ser definido como o indivíduo que costuma questionar as verdades absolutas ou popularmente aceitas.
Cético na filosofia
As escolas céticas surgiram na Antiguidade como uma forma de crítica à excessiva confiança na capacidade de resolver definitivamente as questões filosóficas (dogmatismo). O ceticismo radical de Pirro de Élis (século III a.C.) colocava em dúvida a possibilidade de decidir acerca da verdade de tudo que era enunciado.
Assim, o ceticismo filosófico se relaciona com a existência de dúvida sobre a verdade conhecida, que leva a uma profunda análise a respeito de conceitos e de sistemas que foram formulados a partir de dogmas. Os dogmas são as concepções sobre o que se pensa que corresponde a uma realidade.
A Nova Academia (formada pela Academia média de Argesilau e a terceira Academia de Carnéades) foi responsável pela expansão do estudo do ceticismo após o começo com as ideias de Pirro de Élis.
Nela, não se acreditava em verdades indiscutíveis. Por isso, através do empirismo (conhecimento adquirido pela observação e pelas experiências), buscava critérios que tivessem verossimilhança para confirmar as verdades já conhecidas.
Veja também os significados de Dogma, Dogmatismo e Empirismo.
Cético na ciência
Na ciência existe o chamado ceticismo científico. Nesta área, o cético faz o questionamento ou a crítica de crenças e ideias já definidas.
Neste campo de estudo há a busca pela confirmação dessas ideias a partir de bases científicas comprovadas. Portanto, no ceticismo científico existe a necessidade de certificação de crenças a partir da submissão destas a diferentes métodos científicos que possam confirmá-las ou não.
Saiba mais sobre Ceticismo.
Cético religioso
O termo cético também é utilizado com frequência para se referir a uma pessoa que não possui fé em Deus, deuses, religiões ou outras formas de crença ou de expressão de fé.
Entretanto, isso não significa que o cético religioso seja um indivíduo sem fé alguma, o que o faria um ateu.
O conceito de cético religioso pode se referir, por exemplo, a uma pessoa que possui questionamentos em relação à fé, como alguém que ainda está em busca de respostas para compreender suas próprias crenças.
Leia mais sobre o significado de Ateu.
Cético no niilismo
Cético também pode estar relacionado com a doutrina filosófica niilista. No niilismo, a principal característica é ter uma visão cética radical em relação às interpretações da realidade, que aniquila valores e convicções.
No niilismo, o ceticismo atinge um grau extremo que pode ser capaz de questionar todos os conjuntos de princípios e de ideias existentes.
Saiba mais sobre o Niilismo.
Sinônimos de cético
O termo cético, conforme o contexto em que é usado, pode ser substituído por sinônimos como: pessimista, herege, herético, derrotista, negativo, incrédulo, descrente e desconfiado.