O que é uma Chapada (forma de relevo)
Chapada são terrenos com extensas superfícies planas em regiões de serras, com altitudes geralmente superiores a 600 metros. São um tipo de revelo caracterizado por vastas planícies elevadas com vegetação rasteira.
Características das chapadas
As chapadas também podem ser chamadas de mesas. O seu processo de formação está relacionado com a ação das águas, ou seja, a ação e deterioração provada pelos cursos dos rios e pelas chuvas ao longo de milhares de anos. A ação dos ventos também influência na sua constituição.
As chapadas são um tipo de relevo montanhoso que abriga flora e fauna diversa e rica. No Brasil, elas costumam estar em regiões estratégicas, funcionando como fronteira natural entre biomas diferentes. Por exemplo, entre o cerrado e a caatinga está a Chapada Diamantina, uma das mais conhecidas do país.
Uma região que localiza muitas chapadas é chamada de chapadão. O Espigão Mestre é um dos principais chapadões do Brasil e está na divisa entre estados do Norte, Nordeste, Centro-oeste e Sudeste.
Chapadas no Brasil
No Brasil, as chapadas são encontradas nas regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste e normalmente possuem um Parque Nacional criados para preservação da natureza. Esses parques também são atrações turísticas naturais e recebem milhares de turistas por ano.
As mais turísticas chapadas do Brasil são:
-
Chapada Diamantina
É a maior chapada brasileira e está localizada no estado da Bahia. Atrai turistas de várias regiões do Brasil e do mundo. Nesta chapada estão localizados os dois pontos mais altos da Bahia: o Pico do Barbado (2.033 m) e o Pico das Almas (1.958 m). -
Chapada dos Guimarães
Localizada no estado do Mato Grosso. Chapada dos Guimarães é também o nome do município. O local oferece diversas atrações aos turistas. -
Chapada dos Veadeiros
Localizada em Goiás. A chapada tem a particularidade de atrair pessoas que desejam contemplar o fenômeno de observação de OVNI (objetos voadores não identificados).
Conheça outros tipos de revelo do Brasil.