O que é Cinismo
Cinismo, palavra com origem no termo grego kynismós, é um sistema e doutrina filosófica dos cínicos. Em sentido figurado, o cinismo tem uma conotação pejorativa, pois designa um homem agudo e mordaz que não respeita os sentimentos e valores estabelecidos nem as convenções sociais.
Alguém considerado cínico também pode ser alguém que é desavergonhado, descarado, imprudente, impassível ou obsceno.
O cinismo foi uma escola filosófica grega, fundada por Antístenes, discípulo de Sócrates. O seu nome deriva, segundo vários testemunhos, do fato de alguns membros da escola se reunirem no Cinosargo, ginásio situado perto de Atenas.
Segundo outras fontes, a sua origem vem da palavra grega kýon ("cão", em português), pelo fato de Diógenes de Sinope dormir no local usado como abrigo para cães. O filósofo faria isso para demonstrar seu desacordo com o modo de viver dos homens.
A maior virtude para eles era a autarcia, o que se basta a si mesmo, e renunciar os bens e prazeres terrenos até conseguir uma total independência das necessidades vitais e sociais.
O autodomínio permitia alcançar a felicidade, entendida como impavidez diante das coisas más da vida, pelas leis e convencionalismos.
O ideal do sábio era a indiferença perante o mundo. As origens da escola, que remontam aos séculos III e II A.C., com um ressurgimento posterior, nos séculos I e II d.C., foram objeto de discussão. Alguns filósofos a classificam como escola socrática, na linha de Sócrates-Antístenes-Diógenes. Outros negam a relação Antístenes-Diógenes, não a consideram uma escola socrática e vêm em Diógenes o seu fundador e inspirador.
Cinismo ilustrado
Cinismo ilustrado é uma página na internet onde é possível encontrar várias ilustrações que abordam o cinismo de uma forma bem-humorada. As ilustrações são da autoria do publicitário, ilustrador, escritor e designer mexicano Eduardo Salles.
Cinismo da reciclagem
"O cinismo da reciclagem" é um artigo da autoria de Philippe Layargues. Segundo o autor, a pedagogia dos 3R's (Reduzir, Reutilizar e Reciclar) abordada nas escolas tem um efeito meramente comportamental, ilusório e não reflexivo.
Essa abordagem origina nos indivíduos a mentalidade de que podem consumir produtos (principalmente os descartáveis) sem nenhum acanhamento, porque se são recicláveis, são ecológicos.
Veja também: