Significado de Ciúme
O que é Ciúme:
Ciúme é um estado emocional do ser humano, provocado pela falta de exclusividade do sentimento, da dedicação e do cuidado da pessoa com quem se gosta.
Ele se apresenta como uma reação complexa de qualquer indivíduo a uma ameaça perceptível a algo que este possua, como uma relação valiosa ou que tenha apreço.
Normalmente, o ciúme é manifestado na falta de confiança no sentimento do outro, que é transformado em medo de perder o parceiro.
Este é um sentimento natural característico dos seres humanos, provocado pelo receio de que o indivíduo do qual se gosta não tenha exclusividade em dedicar seu afeto à uma única pessoa.
Nas relações conjugais é comum que um dos parceiros manifeste ciúme do outro quando percebe alguma situação onde o cônjuge esteja dando uma atenção maior à outras pessoas ou situações do que a ele.
Entretanto, este tipo de ciúme pode se tornar problemático, caso o parceiro inicie uma postura de ter ciúme em excesso, causando o chamado ciúme doentio.
O ciúme pode ter um caráter positivo ou negativo. Quando atinge o sentido de cuidado ou zelo por alguém pode ser um sentimento benéfico. Por outro lado, quando há egoísmo (desejo que a pessoa amada não se relacione com outras pessoas) ou controle excessivo (suspeita constante de infidelidade, por exemplo), o ciúme pode transformar-se em paranoia ou numa patologia.
Veja alguns sinais para identificar uma pessoa ciumenta.
O ciúme pode adquirir um significado mais amplo, não necessariamente associado ao sentimento partilhado entre pessoas. Ele pode representar o receio de perder algo ou alguém.
Ele pode ser produzido pelo apego exagerado a algum bem material, não querendo partilha-lo com outra pessoa. Por exemplo: ciúme dos livros, dos DVDs, do carro etc.
O ciúme está intimamente relacionado à inveja, no momento em que ele é capaz de produzir desgosto ou tormento a um indivíduo, principalmente pelo fato dele não possuir algo que pertence a outra pessoa.