Clero (regular, secular, alto e baixo)
Entenda o que é o clero:
Clero é a palavra que descreve a classe clerical, ou seja, são os religiosos, conhecidos como sacerdotes, que fazem parte de uma Igreja, do latim cleru. O clero é um conjunto de religiosos, que podem pertencer a um determinado país, a um determinado culto, etc.
O clero surgiu com a Igreja Católica, na época da Idade Média e do feudalismo. O clero é representado pelos padres, bispos, arcebispos, cardeais e o Papa, e cada um possui sua própria função na hierarquia da Igreja, e são responsáveis pelos cultos.
O clero, no seu sentido original, existem até hoje, principalmente na Igreja Católica, porém já não possuem tantos privilégios e reconhecimento como tinham antes, e atualmente apenas tem influência dentro da própria religião.
Clero regular e clero secular
O clero regular remete para clérigos que são membros de alguma organização religiosa, enquanto o clero secular, é o conjunto de clérigos que não vivem em uma instituição religiosa e fazem obras direcionadas para a comunidade.
Alto clero e baixo clero
Existe a distinção entre o alto clero e baixo clero. O alto clero era formado por cardeais, arcebispos, patriarcas, bispos, e sacerdotes de famílias ricas. O baixo clero era constituído por sacerdotes e diáconos, que muitas vezes eram oriundos de famílias pobres.
Saiba mais sobre as características do feudalismo.