Clima Equatorial
O clima equatorial ocorre em locais próximos à linha do Equador e se deve à incidência mais direta do sol. É caracterizado por altas temperaturas e elevado índice de umidade.
No Brasil, os estados que possuem clima equatorial estão localizados principalmente na região norte do país: Amapá, Amazonas, Rondônia, Roraima e Tocantins. Também ocorre no Maranhão (região nordeste) e no Mato Grosso (região centro-oeste).
Características do clima equatorial
Além de ser quente e úmido, o clima equatorial também se caracteriza pela alta umidade do ar, elevado índice de chuvas e presença de massas de ar quente.
As chuvas costumam ser frequentes durante praticamente o ano todo, o que pode fazer com que as regiões tenham níveis de umidade mais elevados em relação às outras. A média anual é de aproximadamente 2000 milímetros de chuva.
A temperatura não varia muito durante o ano, sendo as médias anuais em torno de 26 graus. O mesmo acontece com a variação de temperaturas entre dia e noite. Esse fenômeno é chamado de baixa amplitude térmica, ou seja, a variação de temperatura é pequena.
Como consequência destas características, as estações do ano não são bem definidas, já que não há grandes variações térmicas.
Onde ocorre o clima equatorial
O clima equatorial existe em locais próximos à linha do Equador, por isso é chamado de equatorial. Nestas regiões existe baixa latitude, que é a medida da distância de um ponto a partir da linha do Equador. Quanto mais perto da linha, mais baixa é a latitude.
Além do Brasil, alguns países localizados na América do Sul e na América Central, como Bolívia, Colômbia, Equador, Guiana, Jamaica, Peru e Venezuela, são exemplos de locais com clima tipicamente equatorial.
A região central da África (como Nigéria, Camarões e Congo) e a região sudeste do Continente Asiático (como Tailândia, Índia e Malásia) também apresentam clima equatorial.
Vegetação
A vegetação é chamada de floresta equatorial. É formada principalmente por matas densas típicas de regiões de muita umidade.
A vegetação é bastante variada, formada por muito verde e espécies frondosas e abundantes, bem adaptadas às altas temperaturas e à grande umidade.
Já o solo, que é considerado pobre em nutrientes, não é adequado para o cultivo de outras espécies que não se adaptam à umidade.
A floresta amazônica, que se estende pelos territórios de vários países (como Brasil, Bolívia, Colômbia, Equador, Peru e Venezuela), é um exemplo.
Exemplos de animais encontrados
A fauna do clima equatorial é bastante diversa, composta por animais adaptados à vida em clima úmido e quente. São alguns exemplos: papagaios, tucanos, macacos, capivaras, onças e araras.
Várias espécies de insetos e de anfíbios também são encontradas na fauna do clima equatorial.
Diferença entre clima equatorial úmido e semiúmido
O clima equatorial, de acordo com características bem específicas, pode ser dividido em dois tipos: úmido e semiúmido.
No clima úmido a chuva é constante durante o ano todo e ocorre em grande quantidade, o que aumenta os níveis de umidade. Além disso, as temperaturas são altas durante todas as estações.
No clima semiúmido, as temperaturas também são elevadas. A diferença em relação ao clima úmido é quantidade de chuva, que é mais escassa em um período do ano. Assim, no clima semiúmido existe uma estação do ano mais chuvosa e outra mais seca.
Veja também: clima, clima tropical, tipos de clima e climas do Brasil.