Combustíveis Fósseis: vantagens e desvantagens
O que é um combustível fóssil:
Combustível fóssil é uma substância fonte de energia que é produzida a partir do processo de decomposição de seres vivos. Entre os combustíveis fósseis mais utilizados no planeta estão o petróleo, o carvão mineral e o gás natural.
Os combustíveis fósseis são classificados como fontes de energia não-renováveis, pois só surgem a partir do processo de decomposição de resíduos orgânicos que viveram há milhares de anos. Ou seja, com a sua escassez, levariam centenas de milhões de anos para surgirem novas reservas de combustíveis fósseis.
Para ser possível a existência de combustíveis fósseis, ao longo de milhões de anos, os restos orgânicos dos seres vivos foram sendo pressionados por lama, terra e rocha, sofrendo alterações químicas e originando os mais variados tipos de substâncias. O gás natural e o petróleo, por exemplo, se formaram a partir da decomposição de organismos microscópicos, como as algas.
Atualmente, os combustíveis fósseis (que levam este nome justamente devido a sua origem fossilizada), são utilizados para a produção de energia elétrica, de pneus e demais produtos, além de combustíveis, como a gasolina e o diesel.
Devido a intensa exploração dos recursos fósseis, estudiosos preveem a extinção dos combustíveis desta origem, como o petróleo e o gás natural nos próximos 100 anos, enquanto o carvão mineral deverá encontrar o seu fim em pelo menos 200 anos.
Entre os principais exploradores de combustíveis fósseis do mundo está os Estados Unidos, a China, a Rússia, a Arábia Saudita e o Brasil, que possui grandes reservas de petróleo ao longo da costa brasileira, em uma zona profunda do oceano conhecida por pré-sal.
Os combustíveis fósseis possuem muitas vantagens e colaboraram bastante para o crescimento tecnológico e operacional da vida urbana durante a Revolução Industrial. No entanto, atualmente é inevitável não estar atento as grandes desvantagens que os combustíveis fósseis acarretam para a qualidade do meio ambiente e para a saúde dos seres vivos.
Principais desvantagens dos combustíveis fósseis
- são muito poluidoras (por esse motivo são consideradas um tipo de energia suja);
- se esgotam rapidamente;
- têm uma limitação em termos espaciais, tendo origem em locais específicos da Terra;
- os custos de extração, tratamento e transporte são muito elevados;
- em muitos casos, só há rentabilidade quando as reservas são de grande tamanho;
- causam sérias catástrofes ambientais.
Principais vantagens dos combustíveis fósseis:
- apresentam um alto rendimento energético;
- são facilmente transportados;
- podem ser utilizados de várias formas;
- potenciam a criação de muitos postos de trabalho.
Saiba mais sobre efeito estufa e aquecimento global.
Diferença entre biocombustível e combustível fóssil
Os chamados biocombustíveis ou combustíveis vegetais, como também são conhecidos, são todos aqueles produzidos a partir de fontes renováveis, como a biomassa.
O biocombustível é, atualmente, uma alternativa para os tradicionais combustíveis fósseis, pois além de serem de fácil renovação, poluem muito menos o meio ambiente.