Como fazer uma introdução

Igor Alves
Revisão por Igor Alves
Professor de Língua Portuguesa

A introdução é a primeira parte de um texto, onde se deve apresentar o tema e o propósito da escrita. Ela tem a função de captar a atenção do leitor e situá-lo no contexto do que será abordado.

É na introdução que se faz uma breve contextualização do assunto, mostrando o objetivo principal do texto. Em alguns casos, como em Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) também se indica a estrutura que o texto seguirá. Uma boa introdução deve ser clara e objetiva, preparando o leitor para o desenvolvimento do conteúdo.

Introduções de redações e textos curtos geralmente têm de 3 a 5 linhas. Em trabalhos acadêmicos, como TCCs, a introdução pode ser maior, tendo entre 10 e 20 linhas até algumas páginas, dependendo da profundidade exigida.

Como começar uma introdução

Uma introdução pode começar com uma definição, uma observação contextual, um questionamento ou uma citação relevante. A escolha deve depender do tipo de texto e do objetivo pretendido. A introdução pode ter a seguinte a estrutura:

  1. Contextualização - a introdução deve começar com a apresentação do tema de forma ampla. Essa etapa ajuda a situar o leitor sobre o foco do texto e sua importância.
  2. Problematização (ou gancho) - um questionamento ou uma afirmação interessante pode ser utilizado para despertar o interesse e criar um ponto de partida para o desenvolvimento do texto. Essa problematização pode incluir uma pergunta, um dado relevante ou uma observação impactante.
  3. Apresentação do objetivo (ou tese) - em seguida, é importante deixar claro o objetivo ou a ideia principal do texto. Na redação argumentativa, essa parte contém a tese a ser defendida. Em outros tipos de texto, como uma resenha, é possível fazer uma apresentação mais geral do conteúdo.
  4. Indicação da estrutura (opcional) - em textos mais longos ou formais, como Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC), pode-se indicar brevemente como o conteúdo será organizado. Essa indicação auxilia o leitor a compreender a sequência de ideias.

Exemplos de introdução

A estrutura das introduções irá se modificar ligeiramente a partir do tipo de texto que tiver sendo escrito. Confira alguns exemplos explicados:

Exemplo de introdução de redação dissertativa-argumentativa

A redação dissertativa-argumentativa é um gênero textual que combina exposição de ideias (dissertação) com defesa de um ponto de vista (argumentação). É comum em avaliações como o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), onde o objetivo é discutir um tema proposto, apresentar uma tese (opinião ou ponto de vista) e sustentá-la com argumentos sólidos.

Com o tema: o impacto da tecnologia nas relações humanas. Veja o exemplo abaixo:

"Com o avanço tecnológico, o modo como as pessoas se relacionam passou por profundas transformações. Hoje, aplicativos e redes sociais permitem conexões instantâneas, mas também levantam questões sobre a qualidade dessas interações. Torna-se, portanto, necessário analisar como a tecnologia influencia as relações humanas, abordando tanto os benefícios, quanto os desafios desse processo."

Observando a estrutura desta introdução, a contextualização é feita na primeira frase: "com o avanço tecnológico, o modo como as pessoas se relacionam passou por profundas transformações". Assim, apresenta-se o tema de forma geral, situando o leitor no assunto.

A problematização está na a segunda frase: "hoje, aplicativos e redes sociais permitem conexões instantâneas, mas também levantam questões sobre a qualidade dessas interações". O trecho levanta um ponto de conflito ou reflexão, apesar das vantagens da tecnologia, há um debate sobre seus impactos negativos.

A apresentação do objetivo é feita a seguir ao se afirmar que "torna-se, portanto, necessário analisar como a tecnologia influencia as relações humanas, abordando tanto os benefícios, quanto os desafios desse processo." Deixando claro o propósito do texto.

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Exemplo de introdução de resenha crítica

A resenha crítica é um texto que analisa e avalia uma obra (livro, filme, peça teatral, entre outros.) de forma objetiva e argumentativa. Além de apresentar informações básicas sobre a obra, como título, autor e contexto, o texto deve trazer uma análise que discuta seus pontos fortes e fracos, bem como sua relevância.

A partir da obra Orgulho e Preconceito, de Jane Austen, veja o exemplo:

"Publicado em 1813, Orgulho e Preconceito, de Jane Austen, é um marco na literatura inglesa, conhecido por sua sagacidade e análise social. A obra acompanha a vida de Elizabeth Bennet, uma jovem espirituosa que desafia as convenções de sua época, enquanto lida com questões de amor, orgulho e classe. Nesta resenha, destacam-se os aspectos mais marcantes do romance e os elementos que o tornaram uma obra atemporal."

A primeira frase, "publicado em 1813, Orgulho e Preconceito, de Jane Austen, é um marco na literatura inglesa, conhecido por sua sagacidade e análise social", contextualiza ao dar informações fundamentais sobre a obra. Elas são, o ano de publicação, a autora e sua relevância literária. A contextualização também informa o leitor sobre a importância histórica do romance.

Na resenha crítica, na maioria das vezes, não será necessária a problematização, mas um resumo da obra. A segunda frase, "a obra acompanha a vida de Elizabeth Bennet, uma jovem espirituosa que desafia as convenções de sua época, enquanto lida com questões de amor, orgulho e classe", resume o enredo e a protagonista.

A última frase, "nesta resenha, destacam-se os aspectos mais marcantes do romance e os elementos que o tornaram uma obra atemporal", apresenta o objetivo do texto, uma análise dos pontos que fazem de Orgulho e Preconceito uma obra icônica.

Exemplo de introdução de texto narrativo

A narrativa é um gênero textual que conta uma história, real ou fictícia, envolvendo personagens, eventos e um enredo com começo, meio e fim. Esse tipo de texto é muito comum em obras literárias, contos, crônicas, romances e fábulas.

No meio escolar, é muito usado para realização de interpretações de texto. A partir da sugestão de um texto narrativo de ficção, veja o exemplo:

"Era uma tarde cinzenta, típica do outono. As folhas secas se acumulavam nas calçadas enquanto Clara caminhava apressada, segurando uma carta em mãos. Seu coração batia mais rápido a cada passo, e sua mente estava tomada por perguntas que ela não sabia se queria responder. Aquela carta poderia mudar tudo, mas ela ainda não tinha coragem de abri-la."

O texto narrativo dá mais liberdade a quem escreve, sua introdução pode seguir diferentes modelos. Contudo, seguir a estrutura de contextualização e gancho pode ajudar a tornar a escrita mais fácil e deixar o texto claro.

A primeira frase, "era uma tarde cinzenta, típica do outono. As folhas secas se acumulavam nas calçadas...", estabelece o contexto temporal e espacial da história, criando um cenário visual para quem lê. "Clara caminhava apressada, segurando uma carta em mãos" contextualiza quem é personagem, mostrando sua ação.

O gancho irá revelar qual é conflito do texto narrativo, presente no trecho, "seu coração batia mais rápido a cada passo, e sua mente estava tomada por perguntas que ela não sabia se queria responder. Aquela carta poderia mudar tudo, mas ela ainda não tinha coragem de abri-la".

Como fazer introdução de redação

Na redação dissertativa argumentativa, como a exigida pelo Enem, a introdução é um dos elementos mais importantes, sendo responsável por apresentar o tema e a tese, que é o ponto de vista a ser defendido. Para cumprir sua função, deve ser objetiva e bem estruturada, geralmente com 3 a 5 linhas.

Inicie a introdução com uma breve explicação ou panorama (contextualização) que situe o leitor sobre o assunto. Pode-se recorrer a dados históricos, notícias atuais, citações ou até mesmo fenômenos culturais relacionados ao tema.

Após a contextualização, insira um gancho que levante uma questão ou apresente um problema relacionado ao tema, criando interesse e preparando o terreno para a tese. Finalize a introdução apresentando claramente o ponto de vista ou a linha de análise que será desenvolvida ao longo do texto.

O tema da redação do Enem de 2024, "desafios para a valorização da herança africana no Brasil”, poderia ter sido iniciada da seguinte forma:

"A história do Brasil é marcada pela contribuição inestimável da cultura africana, que começou a ser introduzida no século XVI com a chegada dos primeiros africanos escravizados. Apesar de sua influência evidente na música, na culinária, na religião e na língua, a herança africana ainda enfrenta desafios para ser plenamente valorizada, devido a séculos de racismo estrutural e marginalização cultural. Diante disso, é essencial discutir como a sociedade brasileira pode superar esses entraves e promover o reconhecimento e a valorização desse legado histórico."

Como fazer introdução de TCC

A introdução de um Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) é uma das partes mais importantes do texto, pois apresenta o tema, sua relevância acadêmica e prática, além de situar os objetivos e a estrutura do trabalho. Por ser mais detalhada do que em outros tipos de texto, deve ser elaborada com clareza, organização e fundamentação.

Essa seção pode variar muito em tamanho de linhas, dependendo do tamanho e da profundidade do trabalho. Para trabalhos mais simples e curtos, pode ter entre 10 e 20 linhas. Para trabalhos de conclusão de cursos universitários, deve ter mais de uma página.

Apresente o tema e o justifique, explique de forma objetiva qual é o tema do trabalho, contextualizando-o em um cenário teórico ou prático. Mostre por que ele é relevante, tanto para a área de estudo quanto para a sociedade em geral. Inclua dados, citações ou referências iniciais que fundamentem a escolha do tema.

Apresente o objetivo principal do trabalho, seguido dos objetivos específicos. Essa parte ajuda a esclarecer a finalidade da pesquisa.
Utilize verbos no infinitivo para descrever os objetivos, como "analisar", "investigar", "identificar", entre outros.

Explique brevemente como o trabalho está organizado, mencionando os capítulos ou seções principais. Isso orienta o leitor sobre a sequência do conteúdo. Use uma linguagem clara e objetiva para descrever cada parte.

Por exemplo, a introdução de um TCC do curso de História, sobre o período da Era Vargas no Brasil, poderia ser:

A Era Vargas (1930-1945) representa um dos períodos mais marcantes da história brasileira, caracterizada por transformações políticas, econômicas e sociais que moldaram o país contemporâneo. O governo de Getúlio Vargas trouxe avanços significativos, como a criação das leis trabalhistas, mas também foi marcado por tensões autoritárias, como a centralização do poder durante o Estado Novo (1937-1945). Essa dualidade entre progresso e repressão tem gerado debates contínuos na historiografia brasileira, ressaltando a relevância do tema para o entendimento das dinâmicas políticas do Brasil no século XX.

Este trabalho tem como objetivo geral analisar os impactos políticos e sociais da Era Vargas, com foco na consolidação do Estado brasileiro. Especificamente, busca-se: compreender as estratégias de Vargas para centralizar o poder e legitimar seu governo; avaliar os efeitos das políticas trabalhistas sobre a sociedade brasileira; e investigar as manifestações de resistência e oposição durante o período do Estado Novo.

O trabalho está organizado em quatro capítulos. No primeiro, apresenta-se o contexto histórico que antecedeu a Revolução de 1930, abordando as crises políticas da República Velha. O segundo capítulo discute as principais políticas implementadas no governo Vargas, com ênfase no populismo e na relação com as classes trabalhadoras. O terceiro capítulo analisa o período do Estado Novo, destacando suas características autoritárias e as reações da sociedade. Por fim, o quarto capítulo traz uma reflexão sobre o legado da Era Vargas para o Brasil contemporâneo.

Essa introdução contextualiza o tema no debate histórico, fundamenta a relevância do período para a historiografia e estabelece claramente os objetivos e a estrutura do trabalho.

Atenção:

  • Mesmo sendo detalhada, a introdução não deve se estender além do necessário. Evite informações repetitivas ou irrelevantes.
  • Faça uma fundamentação teórica inicial, insira referências para demonstrar que o tema está embasado em estudos e debates já existentes.
  • Utilize uma linguagem formal, objetiva e impessoal, evitando expressões coloquiais ou subjetivas.

Como fazer introdução de trabalho escolar

A introdução de um trabalho escolar deve ser clara e objetiva. Nela, é importante contextualizar o tema, apresentar o objetivo do trabalho, explicando o que se pretende descobrir ou analisar, e, quando necessário, destacar a relevância do tema para a sociedade, para a área de estudo ou para o cotidiano.

Essa parte costuma ter entre 5 e 10 linhas, variando conforme a complexidade do tema e o nível de detalhamento exigido. A introdução começa com uma breve explicação sobre o tema, para que o leitor compreenda o contexto geral do assunto.

É importante não se aprofundar demais, mas oferecer uma base para o entendimento do tópico. Evite começar com informações muito genéricas ou superficiais. Depois de situar o tema, é hora de esclarecer o objetivo do trabalho, ou seja, o que se espera alcançar ou explicar ao longo do desenvolvimento.

Se for necessário, a introdução pode incluir uma breve explicação sobre a importância do tema. Isso ajuda a reforçar a razão pela qual a questão é relevante, tanto para os estudos quanto para a sociedade. Em um trabalho escolar sobre a importância da sustentabilidade, a introdução pode ser:

"Nos últimos anos, a sustentabilidade tem ganhado cada vez mais destaque nas discussões globais devido aos impactos ambientais causados pela exploração desenfreada dos recursos naturais. A preservação do meio ambiente, especialmente em tempos de mudanças climáticas aceleradas, é fundamental para garantir a qualidade de vida das futuras gerações. Este trabalho tem como objetivo analisar algumas das principais práticas sustentáveis que a sociedade civil tem adotado e como essas ações ajudam na conservação ambiental, oferecendo soluções viáveis para a sustentabilidade em diferentes setores."

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Igor Alves
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Educador desde 2009, professor de Língua Portuguesa licenciado pela Universidade Federal do Pará. Criador de conteúdos online desde 2021.
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